Gamificação no RH: tudo o que você precisa saber!

Você já ouviu falar sobre gamificação no RH? Se ainda não, então precisa ler este texto que contará tudo sobre essa tendência do setor para 2021. Nós da Allya adoramos trazer novidades que melhoram a rotina dos profissionais da área de Recursos Humanos e, consequentemente, o dia a dia dos colaboradores nas empresas. Saiba mais!

O que é gamificação no RH?

Basicamente, a gamificação no RH é uma nova ferramenta tecnológica que oferece jogos e dinâmicas para alcançar os objetivos da empresa, como aumentar o engajamento dos funcionários, elevar a produtividade, realizar um treinamento, entre outros. 

Essa estratégia contribui para o crescimento da empresa, já que motiva os colaboradores a melhorarem seus desempenhos e resultados no trabalho. 

A gamificação na área de RH contribui para um ambiente mais estimulante e prazeroso, capaz de diversificar o cotidiano corporativo. 

Como funciona a gamificação no setor de RH?

Na prática, a gamificação no RH pode ser implementada em processo de treinamentos, onboarding de novos colaboradores, desenvolvimento interno, seleção de candidatos e muito mais. 

Essa tendência tecnológica pode ser aplicada em qualquer tarefa do trabalho para torná-la mais dinâmica, participativa e estimulante. 

Em outras palavras, a gamificação precisa apresentar elementos similares aos jogos para oferecer experiências aos funcionários, com a finalidade de gerar engajamento e melhores resultados. 

Danilo Parise, CEO do Ludos Pro, empresa que oferece processos de aprendizagem por meio da gamificação, acredita que a gamificação envolve os colaboradores de uma maneira mais leve, divertida e eficiente, por meio dos mecanismos de aprendizagem, reconhecimento, feedback, competição social, diversão e colaboração.

Qual o objetivo da gamificação?

O maior objetivo da gamificação no RH é tornar prazeroso e estimulante as atividades do cotidiano nas empresas. 

Essa tendência de RH consegue criar estímulos através dos elementos e narrativas dos jogos durante os processos de aprendizagem corporativa para realizar determinadas tarefas. 

Quais os benefícios da gamificação?

A gamificação no RH pode trazer muitos benefícios para a empresa e para os colaboradores. 

“Desde candidatos mais interessados e engajados em processos que possuam elementos de jogos e interatividade, aumento nas taxas de participação e conclusão de treinamentos, melhoria na produtividade dos colaboradores e consequentemente melhores resultados para as empresas”, conta o CEO da Ludos Pro. 

Portanto, para comprovar, podemos citar mais benefícios ao implementar essa tendência na sua empresa:

  • Aumenta o engajamento e a motivação dos funcionários.  
  • Amplia os resultados das tarefas realizadas. 
  • Atrai e mantém talentos. 
  • Treinamentos mais eficientes. 
  • Recursos tecnológicos ajudam a diminuir os erros. 
  • Entre outros. 

Como aplicar a gamificação na empresa?

Agora que você sabe o que é, como funciona, qual o objetivo e os benefícios da gamificação no RH, então saiba como implementar na sua empresa. 

  1. Defina o objetivo para a realização do projeto gamificado e o público alvo da empresa que irá praticar. 
  2. Deixe claro quais são os critérios aos participantes para a realização da atividade gamificada.
  3. Crie estímulos para uma competição saudável entre os colaboradores. 
  4. Compartilhe os resultados alcançados com os participantes para todos descobrirem seus desempenhos. 
  5. Faça uma análise sobre a performance de cada funcionário que participou do processo gamificado para verificar se a empresa atingiu o objetivo estipulado. 

Assista ao vídeo do nosso evento sobre tendências de RH 2021 com a Stephanye Freitas, Game Designer da Ludos Pro, falando sobre gamificação nesse setor:

Gostou de saber mais sobre a gamificação no RH? Então vai gostar de ler sobre outras tendências de RH para 2021 no nosso e-book!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *