Checklist básica para integração de novos funcionários

Ei, RH, como você faz a integração de novos funcionários? Essa primeira etapa é muito importante para os novos integrantes e para a empresa. O onboarding de colaboradores, como também é chamado, apresenta os principais pontos sobre a empresa, como a Cultura Organizacional, história da empresa, principais clientes, hierarquia dos funcionários, entre outros.

Integração de novos funcionários

A integração de novos funcionários deve ser feita pelos profissionais de RH, no primeiro momento. 

Os líderes de cada equipe também podem fazer a integração do novo colaborador para apresentar os integrantes do time. 

Apesar de ser uma prática essencial para acolher e dar boas-vindas ao novo colega de trabalho, muitas empresas não realizam esse processo ou não o fazem da maneira correta. 

Por isso, preparamos um checklist com as principais etapas da integração de novos funcionários. Veja a seguir!

  1. Antes do primeiro dia

Antes da entrada do novo colaborador, o RH precisa cuidar de alguns processos para deixar a recepção mais organizada. 

Realize o contrato de trabalho, solicite os benefícios corporativos, prepare a mesa de trabalho (presencial), separe as ferramentas para enviar ao funcionário (home office) e configure todos os acessos online (e-mail, logins de ferramentas, entre outros).

  1. Anuncie a chegada do novo colaborador

O primeiro passo é avisar a entrada do novo integrante para todos na empresa para receberem o colega com cordialidade e entusiasmo. 

Se a empresa estiver realizando home office, então envie um e-mail de boas-vindas para a equipe e/ou empresa avisando o início da chegada do colaborador. 

  1. Bate-papo de boas-vindas

O primeiro contato do novo integrante da empresa deve ser com o setor de RH. Um profissional precisa apresentar a história da empresa, a missão, visão e valores, entre outros pontos que achar necessário. 

Faça uma apresentação para mostrar ao funcionário dentro do escritório ou de maneira remota. 

  1. Principais informações

O RH precisa deixar claro sobre as datas e os processos, como pagamento do salário, emissão de nota fiscal (se houver), férias, horários, entre outros pontos importantes.

Além disso, é indispensável falar quais são os benefícios corporativos que a empresa oferece, como usá-los, quando são renovados e incentivar o uso no dia a dia. 

  1. Momento e desafios atuais

É muito importante contar o momento atual da empresa, o crescimento e os desafios dos próximos meses para o novo funcionário. 

Além disso, fale sobre os objetivos da instituição, as expectativas com essa nova contratação e as posturas esperadas. 

  1. Faça integração com as equipes

Os novos contratados podem conhecer as equipes de cada setor da empresa nos primeiros dias para entender como é o funcionamento da organização.

Essa integração pode ser presencial, quando o novo colega de trabalho passa algumas horas conhecendo cada equipe da empresa ou no formato online através de videochamadas para conhecer todos os colaboradores. 

Benefícios da integração de funcionários

Esse é um kit básico para começar a criar um onboarding de sucesso na sua empresa, então aprimore-o sempre que puder. Saiba os benefícios de realizar a integração de novos funcionários: 

  • Manter os novos talentos na empresa. 
  • Criação de um ambiente corporativo harmonioso. 
  • União entre os colegas de trabalho. 
  • Aumento da produtividade desde a chegada do colaborador. 
  • Comprometimento com as entregas de trabalho e com a empresa. 
  • Evita ruídos de informações.

Gostou das dicas? Então use este checklist de integração de novos funcionários na sua empresa, RH! Conte com a Allya se precisar de benefícios financeiros para os colaboradores!

Posts Recentes

Categorias

Amanda Miquelino

Amanda Miquelino

Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

document.getElementsByName('comment')[0].placeholder='Seu comentário aqui...'; document.getElementsByName('author')[0].placeholder='Nome (obrigatório)';