RH estratégico: o que é e como implementar na sua empresa?

Se antigamente, o RH era conhecido por um setor burocrático e cheio de papéis sobre a mesa, hoje, o departamento é muito diferente. Ainda bem, né? Os profissionais dessa área estão vivendo uma grande transformação e revolução graças ao RH estratégico.

Por isso, neste texto, vamos explicar tudo sobre o RH estratégico e como ele pode ser implementado dentro da sua empresa. Confira a seguir! 

RH estratégico: o que é?

O RH estratégico é o nome dado ao departamento de Recursos Humanos que tem como foco a visão mais estratégica e inovadora

A criação desse movimento dentro do setor apresenta o objetivo de tomar decisões mais certeiras e tornar a rotina de trabalho mais otimizada e tecnológica. 

A principal função dessa mobilização é garantir o crescimento da empresa e, consequentemente, melhorar o dia a dia dos colaboradores

Um dos pontos mais fortes do RH estratégico é a criação da cultura organizacional e alinhamento com os profissionais para atender as necessidades da empresa e torná-la mais competitiva no mercado. Saiba mais!

RH estratégico x RH operacional

Vamos explicar o que é o RH estratégico e RH operacional para deixar as diferenças mais claras para vocês. Veja:

RH Estratégico

RH operacional

  • Não sabe as dores e as necessidades da empresa;
  • não usa indicadores de resultados;
  • usa ferramentas manuais e que demandam tempo;
  • muito burocrático;
  • toma decisões sem dados concretos (achismo);
  • realiza ações sem planejamento;
  • processos pouco flexíveis;
  • um departamento quase que independente do resto da empresa.

Qual a missão do RH estratégico? 

O RH estratégico tem algumas missões definidas que visam resultados positivos para o setor e para todos na empresa. São eles:

1. Identificar os desafios para o RH

Primeiramente, a maior missão do RH estratégico é a descoberta dos principais desafios para o setor, que devem ser superados ao longo dos meses. 

Sendo assim, se você deseja deixar a sua área mais estratégica comece a analisar os meses anteriores e identificar o que precisa ser feito daqui para a frente. 

Avalie todos os processos, desde o recrutamento, onboarding, desligamentos, política de benefícios corporativos até as causas de turnover.

2. Criar e fortalecer a cultura organizacional 

A cultura organizacional se refere a um conjunto complexo de crenças, valores, costumes, ritos, atividades e cerimônias realizadas pela empresa.

Portanto, é preciso criar esse guia de comportamento na instituição e alinhar com a mentalidade e ações dos colaboradores. 

Por isso, o RH precisa fortalecer a cultura da empresa e proporcionar uma rápida adaptação aos funcionários, a fim de não perder tempo, dinheiro e causar demissões.  

3. Melhorar a experiência do colaborador 

A experiência do colaborador (Employee Experience) é um cuidado do RH que se preocupa com o engajamento e vivência do funcionário dentro da empresa. 

Desde o processo de onboarding, integração, aprendizado e utilização dos benefícios corporativos, o profissional está vivenciando e experimentando como é trabalhar na instituição.

O setor de Recursos Humanos é responsável por boa parte dessas experiências e, por isso, precisa promover a diversidade, valorizar o colaborador, entregar benefícios eficientes, oferecer flexibilidade, disponibilizar as ferramentas de trabalho, entre outras estratégias que melhoram essa vivência.

4. Economizar o tempo do RH

O RH estratégico tem a missão de otimizar as tarefas e economizar o tempo dos profissionais desse departamento. ⌛

A principal solução está nas tecnologias e ferramentas online que realizam demandas com mais rapidez e menor interferência humana. 

Uma dessas soluções é a plataforma de parcerias da Allya que disponibiliza mais de 30 mil parcerias de descontos para os colaboradores, que podem acessar pelo aplicativo ou pelo computador. 

Assim, o RH não precisa mais desperdiçar seu tempo ao fazer ligações ou idas até às empresas parceiras para pedir descontos aos funcionários. 

5. Buscar as tendências tecnológicas para 2021

Ainda bem que existem as tendências de RH para 2021 que trazem soluções e insights para esse departamento! 

Então, vá atrás dessas novidades e encontre aquelas que entregam as melhores soluções para os seus desafios no RH. 

Faça pesquisas, converse com seu time e entenda quais são as prioridades que necessitam de melhorias. 

6. Utilizar as ferramentas que auxiliam o RH

RH estratégico é tech! Esse setor já avançou um pouco nas transformações tecnológicas dos últimos anos, mas ainda tem muito pela frente. 

Por isso, é importante  identificar as ferramentas que automatizam os processos manuais e utilizá-las no dia a dia.

Podemos contar quais são as principais ferramentas tecnológicas que ajudarão esse setor:

Quais as principais vantagens do RH estratégico? 

Uma empresa que adere ao RH estratégico só tende a ganhar porque revoluciona um setor fundamental no crescimento da instituição e no bem-estar dos trabalhadores.

Podemos contar alguns benefícios ao deixar esse departamento mais estratégico, como:  

  • otimiza as tarefas do setor;
  • aumenta o tempo útil;
  • maior produtividade;
  • contratações mais certeiras;
  • reduz as taxas de turnover;
  • empresa se torna mais competitiva no mercado;
  • área focada em resultados;
  • mais analítico e certeiro.

Como implantar um RH estratégico? 

Agora que você sabe as diferenças com o RH operacional, as missões e as vantagens do RH estratégico, queremos contar como é possível implementar um RH estratégico na sua empresa. 

Veja o que fazer:

  1. estabeleça metas para o setor a serem alcançadas e como cada profissional contribuirá pelos resultados;
  2. desenvolva treinamentos das equipes, crie eventos e realize ações internas de endomarketing para fortalecer o setor;
  3. torne o RH analítico, ou seja, colete e analise os dados por meio de ferramentas que otimizem a gestão de Recursos Humanos;
  4. invista nas tecnologias que melhorem o recrutamento e seleção dos candidatos;
  5. cuide do bem-estar do colaborador com a ajuda dos benefícios corporativos, pesquisas internas, adaptação à cultura organizacional e experiências na empresa.

Esperamos que após ler esse texto você crie um RH estratégico dentro da sua empresa! Boa sorte! 📊

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *