Por dentro das finanças pessoais: dicas para fazer uma boa gestão!

Para você ficar por dentro das finanças pessoais, nós da Allya vamos dar dicas para você fazer uma boa gestão da sua posse, renda e compromissos financeiros. Se você já entende bem as suas finanças, mas precisa de um pouco mais de direcionamento, então está no lugar certo. Veja as dicas abaixo! 

Por dentro das finanças pessoais

Ficar por dentro das finanças pessoais é uma obrigação de cada ser humano que deseja alcançar o bem-estar financeiro

Além disso, as empresas possuem um papel importante na tarefa de conscientizar os seus colaboradores sobre a importância de uma boa gestão financeira pessoal.

Pensando nisso, nós vamos compartilhar algumas dicas para deixar a organização financeira mais eficiente. Confira a seguir: 

1. Siga a regra dos 50-15-35

Para deixar suas finanças pessoais mais organizadas e eficientes, você pode seguir a regra dos 50-15-35. 

Essa regra direciona o limite de 50% para gastos essenciais, 15% para prioridades financeiras e 35% para estilo de vida.

Afinal, equilíbrio é tudo! Portanto, organize o limite dos gastos para ter mais qualidade de vida e poder gastar com coisas que você gosta, como passeios, hobbies, restaurantes, academias, entre outras atividades. 

2. Faça uma reserva de emergência

Mesmo que as finanças pessoais estejam indo bem, não se esqueça que imprevistos podem acontecer. 

Portanto, é muito importante criar uma reserva de emergência para ser acionada em casos de urgência. 

Se ainda não criou a sua reserva financeira, então esse deve ser um dos seus objetivos financeiros ao organizar suas finanças pessoais. 

3. Invista seu dinheiro, mesmo com pouco

Se já sobra dinheiro no final do mês, então você já pode pensar em começar a investir. 

Sendo assim, estude as possibilidades que o mercado financeiro oferece e invista com cuidado para não correr muitos riscos. 

Se informe sobre as melhores opções de investimentos e as mais seguras para quem está começando a investir. 

4. Aprenda e ensine sua família sobre finanças pessoais

Nada como o apoio e a participação da família na organização sobre as finanças pessoais. Portanto, aprenda e ensine os membros da sua família sobre esse tema tão importante no nosso dia a dia. 

Passe o conhecimento financeiro adiante para o seu pai, mãe, filho ou outros familiares que vivem na sua casa. 

Se todos estiverem em sintonia, as metas e objetivos financeiros da casa podem alcançar resultados melhores e mais rápidos. 

5. Use os recursos financeiros digitais

Hoje em dia, existem diversos recursos financeiros digitais oferecidos por empresas que desejam transformar a nossa relação com o dinheiro. 

Use todas as opções possíveis, como bancos digitais, programa de milhagem, cashback e cupons de descontos

A Allya é uma dessas empresas que incentiva a economia e deseja promover o bem-estar financeiro aos colaboradores, oferecendo uma plataforma de descontos em diversas categorias. 

6. Quebre o tabu de falar sobre dinheiro

Muitas pessoas se sentem desconfortáveis na hora de falar de dinheiro, mas esse tabu deve ser quebrado.

Afinal, Educação Financeira não é abordada nas escolas, nas universidades e nem nas empresas. 

Então está na hora de mudar esse cenário e começar a falar sobre finanças em casa, na escola, na universidade e, inclusive, no trabalho

Agora você está por dentro das finanças pessoais, um assunto importantíssimo na vida de todos! Leia outros conteúdos como esse no nosso blog

Posts Recentes

Categorias

Amanda Miquelino

Amanda Miquelino

Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

document.getElementsByName('comment')[0].placeholder='Seu comentário aqui...'; document.getElementsByName('author')[0].placeholder='Nome (obrigatório)';