Wellbeing: por que é tão importante para a sua empresa?

O mundo corporativo tem entendido e cuidado cada vez mais do colaborador em diversas esferas. De modo geral, resultam em jornadas mais saudáveis e humanizadas, por isso, o conceito de wellbeing se encaixa muito bem nessa virada de chave que acontece aos poucos no mundo dos negócios. Saiba mais a seguir!

O que é wellbeing

Em tradução livre, o termo wellbeing significa bem-estar. Agora, trazendo o conceito para o universo corporativo, ele se refere à qualidade de vida dos colaboradores. Afinal, a tendência é uma abordagem cada vez mais humanizada ao lidar com os funcionários.

Além disso, o wellbeing impacta diretamente na produtividade, motivação e o engajamento do trabalhador. Por isso, é um tema cada vez mais buscado e aplicado nas instituições.

Aliás, não podemos deixar de mencionar que, ao usarmos o termo wellbeing, não estamos falando apenas de bem-estar ou saúde num aspecto físico, mas também mental, financeiro e social. Sendo assim, nos referimos à qualidade de vida de uma forma geral e ampla.  

Por que é importante para a sua empresa? 

Como citamos, o wellbeing é um conceito cada vez mais comum nas empresas justamente por ser muito benéfico. O colaborador valoriza mais as empresas que cuidam de seus funcionários, que entendem as questões humanas, além de dar suporte na vida profissional e pessoal. 

Caminhar em sinergia com esse tipo de estratégia vai ao encontro do wellbeing (bem-estar) dos profissionais, um fato muito positivo para a marca empregadora. Afinal, ajuda a reter e atrair talentos, além de conquistar mais valor agregado (Employee Value Proposition) para o nome da empresa.

Os resultados da aplicação desse conceito nas empresas é o julgamento imensurável a esse tipo de suporte no dia a dia, fazendo com que os trabalhadores recusem outras propostas do mercado, inclusive aquelas com salários mais altos para um mesmo cargo.

O que é wellness?

Muito semelhante ao wellbeing, o wellness é uma abordagem que busca promover o conforto, o bem-estar e a qualidade de vida, proporcionando uma maior serenidade diante das preocupações do dia a dia.  

Um estilo de vida saudável baseado em wellness engloba diversos aspectos, como um sono regular, a prática da meditação, a realização de exercícios físicos, o estabelecimento de boas relações sociais e uma alimentação equilibrada.  

No sentido corporativo, o conceito de wellness está relacionado ao sentimento de bem-estar durante a realização do trabalho. Embora geralmente associado ao bem-estar físico dos funcionários, vai além disso.

Para alcançar esse bem-estar, não basta considerar apenas a infraestrutura física do escritório ou do local de trabalho da empresa. Embora cadeiras confortáveis, tecnologia e áreas de convívio sejam importantes, eles representam apenas uma parte superficial do que o wellness corporativo verdadeiramente significa. É necessário ir além desses aspectos.

O wellness corporativo envolve uma abordagem mais abrangente, que considera também a saúde mental e emocional dos colaboradores. Isso inclui incentivar um ambiente de trabalho positivo, que promova o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, ofereça suporte psicológico, promova a prática de atividades físicas e estimule o desenvolvimento pessoal e profissional dos funcionários.

Diferenças entre wellbeing e wellness

As principais diferenças entre os conceitos de wellness e wellbeing estão no foco e na abrangência. Embora ambos apontem pelo bem-estar, o wellness tem um enfoque mais individual, enquanto o wellbeing abrange um olhar mais holístico que engloba toda a sociedade.

No ambiente de trabalho, a diferença entre wellbeing e wellness se reflete na abordagem adotada para promover o bem-estar dos colaboradores.

O wellness no ambiente de trabalho se concentra em oferecer programas e iniciativas que visam melhorar a saúde física e mental dos indivíduos. Isso pode incluir o incentivo às academias, sessões de exercícios, programas de alimentação saudável, práticas de mindfulness e estratégias para lidar com o estresse no trabalho. 

O objetivo é proporcionar aos funcionários ferramentas e recursos para cuidar de si mesmos e promover uma maior qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Por outro lado, o wellbeing no ambiente de trabalho vai além do cuidado individual e busca criar um ambiente organizacional que promova o bem-estar para todos os trabalhadores. Isso envolve a criação de uma cultura de trabalho saudável, valorização da vida pessoal e profissional, incentivo à colaboração e a conexão social.

Além disso, o wellbeing no trabalho pode envolver a implementação de políticas e práticas que promovam a diversidade, a inclusão e a sustentabilidade (ESG), criando um impacto positivo na sociedade como um todo.

Portanto, enquanto o wellness se concentra nas necessidades individuais de saúde e bem-estar, o wellbeing abrange uma visão mais ampla que considera o contexto organizacional e social, buscando criar um ambiente de trabalho positivo e saudável para todos os colaboradores.

Como aplicar o wellbeing na empresa? 

A princípio, não existe uma regra para o wellbeing nas empresas. O ideal é o departamento de RH fazer uma avaliação e, se possível, uma pesquisa com os próprios colaboradores para definir as prioridades e até mesmo o que será ou não possível implementar, bem como a ordem de importância, considerando o investimento.

Porém, não podemos negar que aplicar estratégicas focadas em wellbeing pode até gerar alguns custos para empresa, mas seus resultados são recompensantes e virão a médio e longo prazo. 

Algumas ideias de ações que podem ser tomadas visando o wellbeing na empresa:

  • incentivo à terapia;
  • iniciativas que reforcem e estimulem um estilo de vida saudável, como desconto em academias;
  • jornada de trabalho reduzida;
  • flexibilidade ao modelo de trabalho (home office ou sistema híbrido);
  • oferta de tecnologias que facilitem ou tragam mais qualidade de vida para o profissional na rotina do trabalho.

Dicas para aplicar o wellbeing na empresa

Veja as principais dicas para aplicar o conceito do wellbeing na empresa. Abaixo:

1. Lidar com o estresse no trabalho 

É cada vez mais comum ouvir falar em transtorno de ansiedade e depressão, bem como Burnout nos ambientes organizacionais. Atualmente, as pessoas estão em busca de equilíbrio entre a produtividade saudável e a famosa cultura de vício no trabalho, os chamados “workaholics”, ou produtividade tóxica.

Infelizmente, o estresse e a pressão são fatores que afetam a saúde do colaborador, que pode ter sérios problemas de saúde por conta de um Burnout.

Nessa situação, muitas vezes é necessário um afastamento, que consequentemente pode gerar diversos problemas e impactar de forma significativa a produtividade e raciocínio da pessoa em questão.

Além de nos mantermos atentos para os sinais desses tipos de doenças, é primordial que todos prezem por um ambiente de trabalho saudável e agradável, além das iniciativas que a empresa pode ter para garantir que está tudo em dia. 

2. Cuidar do clima organizacional 

Algumas atitudes precisam ser proibidas na empresa, reforçadas e creditadas quando podem ajudar a combater o conflito e outros problemas no trabalho que atrapalham o clima organizacional e, consequentemente, o wellbeing dos colaboradores.

3. Oferecer benefícios flexíveis 

Quando falamos em wellbeing e até mesmo quais iniciativas são interessantes no ambiente corporativo, não podemos deixar de citar os benefícios flexíveis.

Allya, por exemplo, é uma plataforma de benefícios que promove economia aos funcionários por meio de milhares de descontos, proporcionando a Educação Financeira e o bem-estar financeiro dos colaboradores. Sua empresa possui esse tipo de benefício? Pode ser a solução que está buscando!

4. Criar políticas de combate às doenças ocupacionais

Além de todos os benefícios já mencionados, nós precisamos falar da redução das doenças ocupacionais: aquelas ocasionadas pelo ambiente de trabalho.

O wellbeing é tão necessário que ele visa cuidar não só das doenças que impactam a saúde mental, mas a saúde de forma geral das pessoas envolvidas.

Poder colaborar com a redução de doenças ocupacionais é um passo importante, que pode até mesmo contribuir para a criação de uma nova cultura corporativa.

5. Aumentar a produtividade

O wellbeing engloba não só a saúde mental, mas também a saúde física e financeira do colaborador. Mas como isso impacta no dia a dia? Qual o retorno para a empresa com todas essas ações e estratégia?

Sem dúvidas, ao investir nesse tipo de ação, o colaborador irá enxergar a empresa de outra forma e valorizará mais o local de trabalho. 

Além disso, ao se sentir mais apoiado pela empresa e ao entender que é tratado de forma humanizada, o funcionário não se sentirá apenas um número, pelo contrário, ele enxergará a valorização por parte da organização em relação ao trabalhador.

Por fim, com o wellbeing, as empresas terão aumento na produtividade dos colaboradores, assim como a diminuição do turnover e atração dos novos talentos.

Gostou do conteúdo? Já conhecia o termo wellbeing? Se a sua empresa ainda não utiliza esse tipo de estratégia, então aproveite para indicar a Allya na sua empresa! Assine também a nossa newsletter para ler outros conteúdos sobre bem-estar no trabalho.

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *