10 ações de bem-estar para realizar na sua empresa

RH, quais ações de bem-estar são realizadas na sua empresa? Se ainda não realizou, então esse texto foi feito para você! Nós da Allya separamos as melhores estratégias para promover o bem-estar para a saúde física, mental, financeira e social dos seus colaboradores. Saiba mais abaixo!

Bem-estar no trabalho 

Foi-se o tempo que o bem-estar corporativo se referia apenas a ofertas de snacks saudáveis durante o expediente. 

Atualmente, cuidar da saúde física, mental e financeira dos funcionários exige ações de bem-estar mais eficientes e transformadoras. 

Ainda bem que existem empresas que reconhecem os problemas e que oferecem soluções inovadoras para o bem-estar do trabalhador

Afinal, sabemos que muitos profissionais sofrem com ansiedade, angústia, estresse e frustração no dia a dia. 

Portanto, é dever do RH cuidar dos pilares de bem-estar na empresa, se quiserem atrair e reter os talentos.   

Quais ações de bem-estar pode realizar na empresa?

Felizmente, existem diversas ações de bem-estar que podem ser realizadas no trabalho presencial e também no home office. Veja, a seguir, o que pode ser feito:

1. Ofereça um ambiente confortável 

A ergonomia no trabalho é um assunto antigo nas empresas, mas muitas esquecem de colocar em prática. 

É preciso cuidar do ambiente físico em que o profissional realiza seu trabalho para evitar desconfortos e doenças ocupacionais

Para melhorar o bem-estar físico dos funcionários, ofereça cadeiras confortáveis, mesa com altura adequada, ambiente bem iluminado, cores nas paredes suaves, entre outros detalhes. 

O ambiente físico de trabalho na casa do empregado também precisa ser cuidado. Portanto, verifique quais são as condições e ofereça ajuda. 

2. Invista na comunicação interna

Muitos estresses e desentendimentos podem ser solucionados se a empresa possuir uma comunicação interna eficiente. 

Isso porque a comunicação eficaz no trabalho ajuda a manter as relações interpessoais saudáveis entre os trabalhadores.

Uma das ações de bem-estar mais eficientes é a criação de uma ouvidoria interna, uma plataforma segura para ouvir o que os colaboradores têm a dizer sobre o trabalho.

Esse canal aberto ao diálogo ajuda a ouvir e respeitar as opiniões, reclamações, críticas construtivas, entre outras posições. 

3. Incentive a prática de exercícios físicos

Uma forma de prevenir doenças laborais, como a lesão por esforço repetitivo e outras, é o incentivo às atividades físicas.

Informe os seus colaboradores sobre os benefícios que os exercícios físicos oferecem ao corpo humano, como o aumento da disposição, liberação de hormônios de bem-estar e mais qualidade de vida. 

Existem diversas formas de incentivar a prática de exercícios, como benefícios corporativos que oferecem descontos em academias, aulas de yoga, pilates, entre outras atividades. 

4. Invista em saúde mental 

Se antigamente era um tabu falar sobre saúde mental, agora, esse assunto virou essencial no dia a dia e, inclusive, nas empresas.

Um levantamento da consultoria B2P com 331 mil colaboradores em 18 empresas, mostrou que o índice de afastamento por saúde mental subiu mais de 23% entre 2019 e 2020. 

Por isso, as empresas estão mais preocupadas com o bem-estar mental do seu quadro de funcionários.

Uma das ações de bem-estar mental que podem ser investidas nas instituições é a oferta de benefícios que oferecem descontos em sessões de terapia, por exemplo. 

5. Ofereça flexibilidade

As posturas mais rígidas realizadas pelas empresas podem deixar o clima organizacional mais pesado e desmotivar os colaboradores. 

Além disso, sabemos que uma nova geração de profissionais está entrando no mercado de trabalho e acham “cringe” empresas que não oferecem flexibilização de horários e home office. 

Portanto, se a sua empresa possuir cargos que possuam atividades que permitam ser realizadas de casa, então considere o esquema híbrido ou totalmente home office

Além disso, se o for solicitado pelo colaborador e não trazer problemas para o funcionamento da equipe, os horários de início e término do expediente podem ser flexibilizados.

6. Crie um programa de bem-estar financeiro

Sua empresa pode criar um programa de bem-estar financeiro para ajudar as finanças pessoais do trabalhador.

Esse programa pode conter informações básicas sobre Educação Financeira até dicas mais específicas para quem já consegue investir seu dinheiro.

Crie um programa de bem-estar financeiro com cursos, aulas, debates, palestras e consultorias com especialistas no assunto. 

Esse tipo de programa ajuda o colaborador a cuidar melhor das suas finanças pessoais, a sair das dívidas, a criar uma reserva de emergência e a realizar investimentos. 

7. Ofereça benefícios flexíveis

Uma das ações de bem-estar mais assertivas é a disponibilização de benefícios flexíveis aos funcionários.

Os benefícios flexíveis são democráticos e atendem às necessidades específicas de cada colaborador.

Dessa forma, todo profissional consegue cuidar do seu bem-estar físico, mental, financeiro e social.

A plataforma da Allya é um benefício flexível porque oferece descontos em todos os tipos de compras, economia em academia, em farmácias, em terapia online, cursos profissionalizantes e muito mais.

8. Invista em ferramentas tecnológicas

A implementação de ferramentas tecnológicas diminui o estresse e irritação com processos repetitivos ou manuais.

Portanto, estude as ferramentas, softwares e aplicativos fundamentais para cada área da sua empresa. 

Todo setor precisa mudar alguns hábitos antigos, inclusive o departamento de Recursos Humanos.

Para isso, existem diversas ferramentas para deixar o RH mais estratégico, como RH Mobile, Gamificação no RH, Match de Candidatos, plataforma de parcerias de descontos, entre outras.

9. Mantenha os colaboradores conectados

Uma das ações de bem-estar social é a oferta de um ambiente virtual conectado para deixar os profissionais mais motivados e engajados. 

Faça pesquisas de satisfação no trabalho para descobrir como querem interagir entre os colegas de trabalho para ser um ambiente virtual mais humanizado.

O RH pode promover encontros, bate-papos, chats, happy hour, entre outros eventos, para estimular a convivência entre os colaboradores, mesmo a distância. 

Se a empresa já voltou com o esquema de trabalho presencial, então pode criar eventos e confraternizações para unir os funcionários novamente, desde que seja tomado os devidos cuidados, como uso de máscara e o distanciamento mínimo entre os colaboradores, pois ainda não estamos livres da Covid-19.

10. Cuide da alimentação dos profissionais

Muitas pessoas não têm acesso às informações básicas sobre alimentação saudável em casa.

Por isso, a empresa pode passar conhecimento sobre alimentos que fazem bem para a nossa saúde.

Use os canais de comunicação para informar os colaboradores sobre a importância de ingerir todos os nutrientes necessários para o nosso bem-estar, como proteínas, vitaminas e sais minerais.

Reforce a necessidade de uma alimentação balanceada, principalmente com as refeições realizadas no almoço e comidinhas no ambiente de trabalho. 

Essas são algumas ações de bem-estar físico, mental, financeiro e social que o RH pode realizar na empresa. Para saber mais sobre esse assunto, leia mais conteúdos na nossa newsletter!

Posts Recentes

Categorias

Amanda Miquelino

Amanda Miquelino

Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

document.getElementsByName('comment')[0].placeholder='Seu comentário aqui...'; document.getElementsByName('author')[0].placeholder='Nome (obrigatório)';