O RH pode ajudar na prevenção de doenças ocupacionais no trabalho

Ei, você que é do departamento de Recursos Humanos e quer cuidar da saúde dos seus colaboradores, então precisa prevenir as doenças ocupacionais no trabalho. 

Existem diversas ações que podem ser realizadas para manter a saúde física e mental dos seus funcionários. Saiba mais a seguir! 

O que são doenças ocupacionais?

As doenças ocupacionais são aquelas que apresentam uma ligação com o trabalho do empregado ou às condições do ambiente onde exerce o seu ofício.

As doenças ocupacionais são diferentes das doenças profissionais e do trabalho. Segundo a lei, os termos devem ser diferenciados. Veja:

  • doença profissional: produzida ou desencadeada em razão da realização de trabalho específico por realizar uma determinada atividade. Ela deve constar na lista do Ministério da Previdência Social;
  • doença do trabalho: não é específica de uma determinada função ou profissão, mas tem origem (ainda que não exclusivamente) nas atividades desenvolvidas pelo empregado, relacionando-se diretamente com as suas funções e originando-se em razão de condições peculiares em que o trabalho é desenvolvido;
  • doenças ocupacionais: segundo a Lei 8.213/91, essas doenças são equiparadas ao acidente de trabalho para fins previdenciários e fiscais. 

Quais são as principais doenças ocupacionais?

Vamos mostrar quais são as principais doenças ocupacionais que os funcionários de uma empresa podem ter:

Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT)

A LER é uma doença causada pela repetição de tarefas ou posturas forçadas. Já a DORT é uma doença gerada por movimentos repetitivos ou postura prolongada que gera lesões, como as doenças de coluna. 

O excesso de força e uso de ferramentas no trabalho também podem ocasionar essas doenças. 

Doenças respiratórias

As doenças respiratórias são causadas pela inalação de gases tóxicos e partículas que fazem mal à saúde do trabalhador, capazes de gerar fibrose pulmonar.

Doenças de pele

Altas temperaturas e presença de microrganismos no ambiente de trabalho podem gerar problemas na pele, como as dermatites.

Doenças auditivas

A perda de audição no trabalho pode acontecer por conta da exposição a ruídos, agentes químicos e traumatismos.

Doenças de visão 

As doenças de visão são ocasionadas por condições precárias no trabalho, como iluminação excessiva, luz muito baixa ou presença de risco biológico. A visão embaçada e conjuntivite são as mais comuns.

Doenças psicossociais

Muitos ambientes de trabalho têm um clima organizacional e cultura organizacional com diversos problemas, capazes de gerar traumas emocionais e competição exagerada entre os profissionais.

Consequentemente, desencadeia a Síndrome de Burnout e outras doenças psicossociais nos trabalhadores.

Covid-19

Os Tribunais Regionais do Trabalho de São Paulo e Minas Gerais, classificaram a Covid-19 como uma doença ocupacional. 

Mesmo que o colaborador não tenha provas que a contaminação da doença aconteceu no trabalho, a empresa será penalizada. 

Por que prevenir as doenças ocupacionais?

Existem diversos motivos que reforçam a prevenção das doenças causadas no trabalho. Saiba a importância de cuidar desses problemas na sua empresa: 

1. Diminui as faltas e afastamentos por motivos de saúde

As doenças ocupacionais são as causas mais comuns do absenteísmo (faltas no trabalho). 

Uma das doenças mais comuns apresentadas nas empresas pelos colaboradores são as lesões por esforço repetitivos (LER). Portanto, se o RH prevenir essas doenças, as faltas e os longos afastamentos no trabalho podem diminuir. 

2. Melhora o clima e a cultura organizacional 

Ao prevenir as doenças ocupacionais, o clima e a cultura organizacional podem melhorar, já que os colaboradores se sentirão cuidados pela empresa. 

Portanto, é muito importante cuidar da saúde e do bem-estar dos funcionários para criar um ambiente mais saudável e feliz

Essa também é uma ação de Employer Branding que gera uma percepção positiva sobre a empresa entre os trabalhadores e no mercado de trabalho. 

3. Preserva a saúde mental dos colaboradores

Além de melhorar a saúde física dos funcionários, a prevenção dessas doenças ocasionadas no trabalho podem cuidar do bem-estar mental, diminuindo o surgimento das doenças psicossociais.

Afinal, a saúde mental dos profissionais podem ser afetadas pelo cansaço do trabalho, horas extras trabalhadas, conflitos com colegas, entre outros.

4. Ajuda o colaborador evitar gastos inesperados

A prevenção das doenças ocupacionais ajuda o funcionário a economizar com os gastos relacionados aos cuidados e tratamentos de saúde. 

Afinal, nem todo mundo tem uma reserva de emergência para arcar com as despesas inesperadas com doenças. 

Sendo assim, a prevenção dessas doenças no trabalho afeta todos os tipos de bem-estar: físico, mental e financeiro. 

Como o RH pode prevenir as doenças no trabalho?

O RH é responsável pelo bem-estar dos colaboradores na empresa. Por isso, esse setor precisa realizar algumas ações em relação às doenças ocupacionais. Veja quais são:

Investir em ergonomia 

Uma das principais formas de evitar o surgimento de doenças ocupacionais é o investimento em ergonomia na empresa e no home office

Por isso, invista nos mobiliários, como mesa, cadeira, apoio para pés e outros, para deixar a realização do trabalho mais confortável

Passar conhecimento

Muitos profissionais não sabem as causas que geraram suas doenças ocupacionais. 

Portanto, crie programas especializados em saúde no trabalho para conscientizar a todos. 

Ofereça benefícios de saúde e bem-estar

Disponibilize benefícios de saúde e bem-estar para os trabalhadores evitarem o surgimento das doenças do trabalho.

Nossa dica é o benefício da Allya, uma plataforma de descontos que oferece economia em gastos de diversas categorias, inclusive na saúde. Com ela é possível economizar com as despesas de farmácias, em terapia online, atividades físicas, entre outros.

Informe sobre campanhas de saúde

Faça uma comunicação interna eficiente sobre as campanhas do Ministério da Saúde, além de informar sobre a vacinação, o check-up médico e a realização de exames. 

Avalie a saúde dos trabalhadores regularmente

É recomendado fazer uma avaliação médica com profissionais no início da contratação e no desligamento do funcionário.

Porém, o ideal é acompanhar a saúde e bem-estar dos trabalhadores de forma regular, para prevenir qualquer tipo de doença.

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Amanda Miquelino

Amanda Miquelino

Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

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