ESG na empresa: o que é, como implementar e suas vantagens

Você sabia que os profissionais atuais, na hora de escolher um emprego, levam em consideração se a empresa tem práticas ESG?

Esse dado é da pesquisa realizada pela consultoria Robert Half. Se você não sabe o que é ESG, como implementar na sua empresa e quais são os benefícios desse conceito, então descubra a seguir!

O que é ESG?

O termo ESG significa “Environmental, Social and Governance”, em inglês, ou “Ambiental, Social e Governança”, em português.

Ele refere-se às práticas e ações responsáveis pela sustentabilidade e meio ambiente, gerenciadas e realizadas por empresas.

O conceito de ESG consegue descrever o quanto uma instituição está empenhada em diminuir seus impactos ao meio ambiente, sem deixar de lado a preocupação em proteger as pessoas e adotar boas práticas administrativas.

Como implementar o ESG na empresa?

O ESG tem 3 pilares que podem ser utilizados na hora de implementar práticas sustentáveis dentro das corporações. Entenda!

Environmental (Ambiental)

O primeiro pilar do conceito ESG se refere às práticas corporativas voltadas ao cuidado e preservação do meio ambiente.

Sendo assim, uma boa sugestão é que as empresas realizem debates entre os colaboradores, discutindo pautas importantes como: 

  • poluição do ar e da água;
  •  aquecimento global;
  • desmatamento;
  • diminuição da emissão de carbono;
  • entre outros.

Além disso, o RH pode buscar benefícios que tenham alguma relação com o meio ambiente. A Allya, por exemplo, oferece uma plataforma de descontos com diversos tipos parceiros, inclusive do segmento de energia elétrica, que se preocupam com essa causa.

A Flora Energia é um desses parceiros que atua na redução do custo de energia por meio de fontes renováveis. Portanto, colaboradores podem utilizar os serviços desse parceiro da Allya para economizar dinheiro com a conta de luz e, ainda, poupar o meio ambiente.

Social

O pilar social refere-se à relação de uma empresa com as pessoas: funcionários, fornecedores, clientes, investidores e sociedade.

Uma forma de implementar esse pilar na instituição é a preocupação em respeitar os direitos humanos e as leis trabalhistas. Além disso, a corporação precisa oferecer políticas de diversidade e proteção de dados, por exemplo.

Governance (Governança)

O terceiro pilar do conceito ESG é o “Governance”, que diz respeito às condutas de administração da empresa

A corporação pode criar políticas de administração, como canal de denúncias, comitês de auditoria, conselhos, entre outros modelos administrativos, que busquem uma boa conduta corporativa.

Quais as vantagens da ESG para a sua empresa?

Se você ainda não está convencido da importância de implementar o conceito de ESG na sua empresa, então veja os benefícios que as práticas sustentáveis podem trazer para o seu negócio, a seguir:

  1. garante vantagem competitiva no mercado;
  2. demonstra posicionamento voltado à sustentabilidade;
  3. promove o engajamento das equipes, investidores, clientes e mercado;
  4. fortalece a imagem positiva da empresa;
  5. atrai talentos que desejam trabalhar em uma empresa que se preocupa com o meio ambiente;
  6. retém profissionais que apoiam e admiram as práticas de ESG;
  7. aumenta a satisfação e motivação dos colaboradores;
  8. reduz custos e desperdícios;
  9. assegura transparência;
  10. oferece retorno para a sociedade;
  11. aumenta o desempenho financeiro, direcionando custos e reduz gastos.

RH, percebeu as vantagens de implementar práticas baseadas no conceito ESG na sua empresa? Então comece a colocar em prática! Aproveite e assine nossa newsletter para ter acesso a mais conteúdos como esse!

Posts Recentes

Categorias

Amanda Miquelino

Amanda Miquelino

Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

document.getElementsByName('comment')[0].placeholder='Seu comentário aqui...'; document.getElementsByName('author')[0].placeholder='Nome (obrigatório)';