Como melhorar o bem-estar dos colaboradores em 2022?

A pandemia transformou as pessoas, o mercado de trabalho, a rotina e outros aspectos da vida pessoal e profissional. Por isso, no próximo ano, as empresas tendem a buscar novas visões sobre os funcionários, a fim de melhorar o bem-estar e qualidade de vida dos profissionais.

Então, agora é o momento das empresas reverem suas prioridades e repensarem suas estratégias com base nas tendências de bem-estar. Saiba mais abaixo!

O que é bem-estar?

No dicionário brasileiro Michaelis, a palavra bem-estar possui 3 definições. São elas: 

  1. É o estado de boa disposição física; satisfação das necessidades físicas e espirituais. 
  2. Sensação agradável de segurança, conforto e tranquilidade.
  3. Condição material confortável, com haveres suficientes para a comodidade da vida; conforto material e prosperidade.

Portanto, podemos dizer que o bem-estar está relacionado com a nossa condição de saúde física, mental, condições financeiras estáveis e boas interações interpessoais.  

O que é bem-estar no trabalho?

Bem-estar no trabalho deve ser uma das prioridades das organizações para realizar ações de promoção ao bem-estar físico, mental, financeiro e social dos colaboradores, dentro e fora da empresa.

Assim, o bem-estar corporativo precisa se tornar um dos índices de RH para medir a qualidade de vida e bem-estar dos funcionários.

Dessa forma, ao melhorar o bem-estar dos trabalhadores, a empresa se beneficia com a diminuição do turnover e aumento da produtividade dos profissionais satisfeitos com a instituição.

Como melhorar o bem-estar dos funcionários em 2022?

A revista Forbes citou as 5 maiores tendências no ambiente de trabalho para 2022, uma delas é a importância de incluir estratégias de saúde e bem-estar no planejamento de Recursos Humanos. 

Para ajudar os profissionais de RH, nós iremos mostrar o que pode ser feito para melhorar o bem-estar dos colaboradores no ano que vem. Veja a seguir:

1. Incentivo às atividades físicas (bem-estar físico)

Uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), realizada em 2019, informou que o número de praticantes de atividades físicas no Brasil era 30% da população.

Mas esse número poderia ser maior se houvessem mais empresas dispostas a melhorar o bem-estar físico dos trabalhadores.

Portanto, é possível realizar diversas ações para incentivar a movimentação dos colaborares, oferecendo benefícios que proporcionem descontos em academias próximas do trabalho ou residência.

2. Apoio para realização de terapia (bem-estar mental)

As empresas precisam assumir mais responsabilidade para melhorar o bem-estar mental dos profissionais.

Segundo a pesquisa do instituto Ipsos, a saúde mental de 53% da população brasileira piorou consideravelmente durante a pandemia.

Logo, uma forma de cuidar da saúde mental dos colaboradores é oferecer benefícios de desconto em terapia online para o profissional realizar sessões onde e quando quiser. 

3. Assistência financeira para melhorar o bem-estar financeiro

Oferecer assistência financeira aos colaboradores não deve ser apenas pelo aumento de salário. 

Sendo assim, é preciso criar um programa de Educação Financeira para o funcionário entender sua relação com o dinheiro, como sair do endividamento, economizar no dia a dia, começar a guardar dinheiro, investir e alcançar o tão sonhado bem-estar financeiro.

Para isso, o programa pode oferecer cursos, aulas, debates, palestras e consultorias com especialistas financeiros. 

4. Sistema híbrido (bem-estar social)

O sistema híbrido (alguns dias em casa e outros dias na empresa) tem tudo para se manter em 2022.

Além do híbrido, o home office também pode ser a alternativa escolhida para dar flexibilidade aos colaboradores.

Por isso, a vantagem do trabalho híbrido é a continuação da interação presencial entre os profissionais, a fim de melhorar o bem-estar social

5. Cuidados com a alimentação (bem-estar físico)

Empresas que pretendem melhorar a alimentação dos funcionários podem criar programas de saúde alimentar no trabalho.

Então, esse programa pode compartilhar dicas para melhorar a saúde e o bem-estar físico com consultorias de especialistas médicos.

Além disso, os canais de comunicação da empresa podem informar os colaboradores sobre a importância de ter uma alimentação balanceada.

6. Oferta de flexibilidade (bem-estar mental)

A oferta de flexibilidade no trabalho dá o direito ao trabalhador de controlar seus próprios horários e rotinas de produtividade.

Assim, essa liberdade concedida aos profissionais pode melhorar o bem-estar mental dos funcionários

Isso porque a flexibilidade oferece mais autonomia em sua rotina, evitando a sobrecarga do trabalho e melhorando a vida pessoal.

7. Oferta de benefícios financeiros para melhorar o bem-estar financeiro

Os benefícios financeiros são incentivos que visam a melhora da situação financeira do colaborador. 

Dessa forma, esses benefícios corporativos ajudam o funcionário a ter uma relação mais positiva e consciente com o dinheiro. 

Por exemplo, a Allya é um benefício financeiro que oferece milhares de descontos em todos os tipos de compras, economia em academia, em farmácias, em terapia online, em restaurantes, cursos profissionalizantes e muito mais.

8. Eventos comemorativos (bem-estar social)

Reunir os profissionais em happy hour ou em eventos comemorativos da empresa ajudam a melhorar o bem-estar social dos trabalhadores.

Isso porque a interação humana faz muito bem para as relações sociais dos indivíduos, principalmente após vários meses no isolamento social.

Sendo assim, o RH pode criar um calendário anual com eventos, celebrações e happy hours para reunir os colaboradores e melhorar a interação pessoal. 

Quando começar a criar ações para melhorar o bem-estar?

Agora é a hora de colocar em prática as ações que contribuem para o bem-estar físico, mental, financeiro e social dos trabalhadores.

Aproveite o final do ano e início de um novo ciclo para promover as melhorias necessárias que contribuem para o bem-estar.

Reveja quais ações para melhorar a qualidade de vida do colaborador a sua empresa realizou em 2021 e quais foram os resultados. 

Se ainda não realizou nenhum tipo de ação de bem-estar corporativo, então é preciso se preocupar e agir quanto antes, pelo bem dos seus colaboradores e para o sucesso da instituição. Comece 2022 cuidando melhor desse índice de RH!

Essas são apenas algumas formas de melhorar o bem-estar dos funcionários da sua empresa! Assine a nossa newsletter para receber mais dicas!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *