Como promover bem-estar aos colaboradores no início do ano? 

Saber como promover bem-estar aos colaboradores no começo do ano é essencial, principalmente por ser comum aparecer mais despesas, desde contas atrasadas até gastos como matrículas escolares, IPVA, IPTU e outros.

Essas demandas extras podem gerar mais estresse, afetando tanto a saúde financeira quanto o rendimento na empresa. Portanto, nós da Allya contaremos como promover bem-estar aos colaboradores, neste início do ano e no restante dele. Confira!

Problemas financeiros impactam os colaboradores e a empresa

Para explicarmos o porquê de promover bem-estar aos funcionários, precisamos ressaltar as consequências do estresse financeiro durante o ano. Veja:

Impactos para o trabalhador:

  • queda no desempenho profissional devido a erros frequentes e redução na produtividade;
  • diminuição da motivação e satisfação no trabalho devido à preocupação constante com questões financeiras pessoais;
  • dificuldade em manter foco e concentração nas tarefas diárias;
  • aumento do estresse e da ansiedade, afetando o bem-estar geral e a saúde mental do colaborador.

👉 Ansiedade financeira: confira 6 ações para o RH implementar! 

Impactos para a empresa:

  • ambiente de trabalho menos colaborativo e harmonioso devido ao estresse e preocupação dos colaboradores;
  • redução na eficiência geral da equipe devido à diminuição da produtividade e erros mais frequentes;
  • cultura organizacional comprometida, impactando a retenção de talentos e a imagem da empresa;
  • possibilidade de aumento do absenteísmo e da rotatividade de funcionários, gerando custos adicionais de recrutamento e treinamento.

O que é bem-estar financeiro?

Importante também lembrarmos o que é o bem-estar financeiro antes de começar a promovê-lo na empresa. 

O conceito visa conseguir gerenciar o dinheiro de forma equilibrada e eficaz. É a habilidade de lidar com as finanças para atender às necessidades atuais e futuras, ao mesmo tempo, enfrentando desafios financeiros com segurança.

O bem-estar financeiro engloba diferentes áreas, como:

  • Segurança financeira: ter dinheiro suficiente para necessidades básicas e uma reserva para emergências.
  • Liberdade financeira: poder fazer escolhas baseadas em desejos pessoais, sem ficar limitado por dívidas ou falta de recursos.
  • Estabilidade financeira: manter um equilíbrio saudável entre ganhos e gastos, gerenciar dívidas e evitar depender demais de crédito.
  • Planejamento financeiro: estabelecer metas financeiras de curto e longo prazo e criar estratégias para alcançá-las, como poupar para a aposentadoria, comprar uma casa ou pagar a educação dos filhos.

👉 Aprenda como incentivar o planejamento financeiro dos colaboradores!

Como o RH pode promover bem-estar aos funcionários?

Agora que você sabe quais as consequências do estresse financeiro para o trabalhador e para a empresa, além dos conceitos relevantes, está na hora de aprender a promover bem-estar aos colaboradores. 

Aproveite esse começo do ano, que podem aparecer mais despesas financeiras, para incentivar mudanças nos hábitos dos funcionários no restante do ano. Abaixo:

1. Oferecer salários competitivos e justos

Isso vai além de simplesmente pagar o piso do salário. Significa fazer uma análise do mercado para garantir que os salários oferecidos sejam justos e competitivos, levando em consideração as habilidades, experiência e responsabilidades do cargo. 

Por exemplo, o RH pode realizar pesquisas salariais periódicas para ajustar os salários conforme a média do setor e evitar discrepâncias injustas.

2. Fornecer benefícios corporativos financeiros

Além do salário, promover bem-estar com benefícios corporativos pode fazer uma grande diferença na vida financeira dos funcionários. Portanto, procure contratar empresas de benefícios que promovam o bem-estar financeiro aos profissionais. 

Um exemplo é a plataforma de bem-estar financeiro da Allya, que oferece descontos em diversos tipos de compras, como em farmácias, exames laboratoriais, academias, terapia, incentivos para estudar, entre outros.

3. Promover Educação Financeira no local de trabalho

Promover workshops e cursos online sobre Educação Financeira pode ser fundamental nessa busca em promover bem-estar financeiro aos colaboradores. 

Esses eventos podem cobrir tópicos como gerenciamento de dívidas, criação de orçamentos, investimentos básicos e planejamento para a aposentadoria. 

Assim, o RH pode convidar especialistas financeiros para fornecer orientações práticas sobre como economizar, investir e gerenciar dívidas.

4. Apoiar flexibilidade financeira

Disponibilizar opções como adiantamentos salariais ou acesso a fundos de emergência pode ser um apoio essencial para funcionários que estão enfrentando dificuldades financeiras.

Essas medidas podem reduzir o estresse financeiro e ajudar a evitar recorrer a empréstimos ou cartões de crédito com juros altos.

5. Criar um ambiente de trabalho saudável financeiramente

Promover transparência sobre políticas salariais e benefícios, além de incentivar a discussão aberta sobre dinheiro, pode ajudar os trabalhadores a se sentirem mais seguros e informados sobre suas finanças pessoais.

6. Oferecer planos de carreira

Desenvolver e comunicar planos claros de progressão na carreira pode motivar os profissionais a melhorar suas habilidades e buscar promoções. Essa clareza pode ajudar na definição de metas financeiras a longo prazo, incentivando a educação contínua e o crescimento profissional.

7. Criar um programa de bem-estar financeiro

Oferecer serviços de consultoria financeira, convênios com instituições financeiras para empréstimos com taxas preferenciais e orientação sobre como sair de dívidas são recursos valiosos que a empresa pode disponibilizar para seus trabalhadores.

8. Incentivar o uso inteligente do salário

Educar sobre o gerenciamento de gastos, controle financeiro e a importância de criar uma reserva de emergência pode ser feito por meio de materiais informativos distribuídos regularmente aos colaboradores.

Por exemplo, é possível enviar regularmente sugestões práticas sobre como renegociar dívidas, fazer orçamentos, cortar gastos, buscar descontos e até mesmo investir pode ajudar os profissionais a adotar práticas financeiras mais saudáveis.

9. Estimular mudanças de hábitos

Incentivar o consumo consciente, a organização financeira e a criação de reservas financeiras pode ser feito através de desafios internos, campanhas e grupos de discussão.

Por exemplo, um desafio de economia de gastos por um mês, em que os funcionários podem compartilhar dicas e estratégias para economizar dinheiro em áreas como:

Outra opção é oferecer prêmios ou reconhecimento aos participantes para aumentar o engajamento.

10. Incentivar a capacitação profissional

Outra forma de promover bem-estar é buscar maneiras de oferecer acesso aos estudos para incentivar os funcionários a se capacitarem e ganharem mais conhecimento e habilidades para melhorar de posição no trabalho. Na plataforma de bem-estar financeiro da Allya é possível usar descontos para economizar nos estudos.

Viu como é possível começar o ano ajudando a promover bem-estar financeiro aos colaboradores? A Allya é sua parceira para essa missão! Conte conosco e se inscreva na nossa newsletter para ler outros conteúdos!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *