Liberdade financeira: 6 passos essenciais para alcançá-la!

Alcançar liberdade financeira é um passo essencial quando o assunto é viver com qualidade de vida. No entanto, esse cenário parece bem longe da realidade dos brasileiros, já que 78,5% das famílias se encontram endividadas, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Assim, fazer melhores investimentos é uma das últimas ações realizadas pelos brasileiros, que priorizam as despesas do mês. Porém, com planejamento é possível dar os primeiros passos para se libertar financeiramente. 

Mesmo que pareça ser um sonho inalcançável, alcançar esse tipo de liberdade é possível a partir das estratégias certas, esforço e paciência. E é justamente sobre esse assunto que nós, da Allya, falaremos hoje. Acompanhe!

O que é liberdade financeira?

Liberdade financeira se refere a ter recursos financeiros suficientes para cobrir as despesas básicas e desfrutar do estilo de vida desejado, sem se preocupar com dinheiro.

Assim, enquanto a independência financeira gira em torno de ter patrimônios para viver de renda passiva, ou seja, gerar renda sem esforço, a liberdade financeira reforça o grau de autonomia que essa pessoa tem para utilizar o dinheiro sem comprometer o orçamento.

Vale pontuar, no entanto, que ser livre financeiramente não significa necessariamente ser rico, uma vez que é possível ter um equilíbrio entre renda, despesas e investimentos, para ter bem-estar financeiro.

Qual é a diferença entre independência e liberdade financeira?

A liberdade financeira refere-se à capacidade de tomar decisões sem restrições externas — como dívidas, dependência de uma única fonte de renda e outras limitações. Enquanto a independência financeira está relacionada à capacidade de sustentar um estilo de vida desejado, sem depender exclusivamente de fontes externas de renda.

A liberdade, no contexto financeiro, está associada à flexibilidade e à autonomia para escolher como gastar, investir ou economizar o dinheiro. Uma pessoa financeiramente livre pode tomar decisões alinhadas aos seus valores e objetivos pessoais, sem estar excessivamente vinculada a dívidas ou obrigações financeiras que limitem suas opções.

Essa liberdade pode proporcionar uma sensação de controle sobre a própria vida e a capacidade de perseguir sonhos e aspirações.

Por outro lado, a independência financeira refere-se à capacidade de sustentar o padrão de vida desejado sem depender exclusivamente de um emprego convencional. Isso envolve ter fontes alternativas de renda, como investimentos, empreendimentos próprios ou outros ativos que gerem fluxos financeiros consistentes.

A independência financeira proporciona uma sensação de segurança econômica, permitindo que uma pessoa atenda às suas necessidades básicas e desfrute de uma qualidade de vida satisfatória sem estar constantemente preocupada com a estabilidade do emprego.

Como ter liberdade financeira?

Para alcançar a liberdade financeira, existem 6 passos essenciais. São eles:

1. Defina metas financeiras específicas;
2. Crie um orçamento pessoal detalhado;
3. Controle as dívidas e ajustar seu estilo de vida;
4. Desenvolva hábitos de consumo saudáveis;
5. Prepare-se para emergências;
6. Aprenda sobre finanças pessoais.

Entenda mais sobre os conceitos, abaixo.

1. Defina metas financeiras específicas

Definir metas é o primeiro passo de uma liberdade financeira de qualidade. Saber o que você almeja no futuro com o dinheiro é essencial como ponto de partida.  

Lembre-se de colocar no papel metas curtas, de médio e a longo prazo. Isso pode incluir, por exemplo:

Também especifique o que será feito para cumpri-las. Aqui, será necessário ser bastante organizado, uma vez que prazos precisam ser cumpridos.

2. Crie um orçamento pessoal detalhado

O segundo passo para alcançar a liberdade financeira é criar um orçamento pessoal, incluindo as despesas da família, caso houver. 

É por meio dele que você conseguirá acompanhar suas entradas e saídas. Assim, também conseguirá identificar áreas em que pode economizar e direcionar seu dinheiro para investimentos mais eficazes.

Nesse momento, repense e reveja seus gastos. Vale lembrar que, embora pareça simples, mais de 58% das pessoas não têm o costume de controlar as próprias finanças, segundo uma pesquisa criada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

3. Controle as dívidas e ajuste seu estilo de vida

O terceiro passo é controlar as dívidas e ajustar seu momento financeiro atual ao seu estilo de vida. 

Mais que manter o orçamento em dia, também é extremamente necessário renegociar dívidas e evitar fazer compromissos impagáveis ou longos demais. 

Priorize a eliminação de dívidas de juros elevados, como cartões de crédito. Ao fazer isso, você conseguirá reduzir os gastos, bem como aumentar sua capacidade de poupar e investir. 

Para que isso aconteça, no entanto, considere também algumas mudanças no estilo de vida, como morar em uma casa mais modesta ou reduzir gastos excessivos.

4. Desenvolva hábitos de consumo saudáveis

O quarto passo envolve a necessidade de mudança de hábitos de consumo. Avalie suas escolhas e evite gastar impulsivamente. Pergunte a si mesmo se algo é uma necessidade real antes de comprar. 

Também aproveite ao máximo os benefícios financeiros que lhe são oferecidos, como aqueles corporativos, por exemplo. Quanto mais descontos conseguir com atividades diárias, como farmácia, mercado, estudo e lazer, por exemplo, mais conseguirá colocar em prática a liberdade financeira. 

Vale destacar que, atualmente, muitas empresas estão investindo em plataformas de bem-estar financeiro para seus colaboradores, como a Allya. Uma pesquisa desenvolvida pelo SERASA, revela que 65% dos inadimplentes afirmam que a situação financeira impacta diretamente no trabalho, como o aumento do estresse no ambiente corporativo.

Portanto, aproveite as oportunidades para economizar e direcionar melhor as finanças.

5. Prepare-se para emergências

Construir uma reserva de emergência é uma prática que previne dívidas, mantém o estilo de vida em momentos difíceis e proporciona tranquilidade mental. 

Para começar, avalie suas despesas mensais e estabeleça metas realistas de três a seis meses de despesas. Evite investimentos de alto risco e reavalie regularmente conforme suas circunstâncias mudam. 

Use a reserva com discrição, reservando-a para situações críticas como perda de emprego ou despesas médicas imprevistas. Essa prática contribui para a segurança financeira e a capacidade de alcançar objetivos com maior confiança.

6. Aprenda sobre finanças pessoais

A educação financeira é essencial para se alcançar a liberdade financeira que deseja. É por meio do conhecimento que você poderá começar a investir, além de economizar e criar estratégias de gestão do dinheiro. Livros, cursos online e sites confiáveis sobre finanças também são recursos valiosos.

Além disso, vale também se manter atualizado sobre as mudanças econômicas, regulamentações fiscais e oportunidades de investimento. Tudo isso permitirá que você tome decisões financeiras mais informadas.

Vale destacar que ao se educar financeiramente, você entenderá melhor sobre os investimentos que pode fazer, como:

  • ações;
  • títulos públicos;
  • fundos mútuos;
  • imóveis, entre outros. 

Com a liberdade financeira, também terá conhecimento para explorar melhor as oportunidades de aumento de renda, bem como desenvolver habilidades relevantes para sua carreira, buscar promoções ou considerar trabalhos paralelos.

RH, influencie seus colaboradores a organizarem melhor seu orçamento pessoal e alcançar a liberdade financeira. A Allya pode ajudar você nessa missão! Assine nossa newsletter para receber dicas valiosas e para valorizar o bem-estar financeiro dos seus funcionários!

Cálculo da liberdade financeira: de quanto você precisa?

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *