Como incentivar o planejamento financeiro dos colaboradores?

Há alguns anos, as empresas não pensavam em ações para promover o planejamento financeiro dos colaboradores. Mas, hoje em dia, esse tema precisa de muita atenção e prioridade, se as empresas quiserem ter funcionários com mais estabilidade, foco e produtividade. Saiba mais sobre esse assunto!

O que é planejamento financeiro?

O planejamento financeiro é uma tarefa que exige organização e disciplina para realizar objetivos e sonhos em curto, médio e longo prazo.

Todo mundo precisa ter um bom planejamento das finanças se desejar sentir o bem-estar financeiro, principalmente os colaboradores.

Esse planejamento permite arcar com as próprias despesas, sentir-se financeiramente seguro em relação ao futuro e, ainda, poder fazer escolhas que permitam aproveitar a vida como desejar.

Bom, agora você sabe o que é planejamento e bem-estar financeiro, mas você sabia que esses conceitos precisam ser aplicados dentro da sua empresa? Isso mesmo! Continue a leitura.

O que é planejamento financeiro para os funcionários?

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), revelou que 65,5% das famílias brasileiras estão endividadas. 

Porém, por outro lado, o resultado de uma pesquisa realizada pela Creditas e o Ibope Inteligência mostrou a relação do endividamento e a performance dos colaboradores nas empresas: 

  • 56% desejam ter mais controle sobre as finanças;
  • 51% aceitariam ajuda na organização das finanças.

Portanto, essa é a chance das empresas mostrarem que os funcionários podem contar com elas para se livrarem do endividamento e planejarem melhor suas finanças.

Como incentivar o planejamento financeiro dos funcionários?

Chegamos na melhor parte: ações de bem-estar financeiro para promover dentro da sua empresa. Confira a seguir.

Programas de planejamento financeiro

Já pensou em criar um programa de planejamento financeiro para incentivar o bem-estar dos seus colaboradores? Essa iniciativa é sensacional!

Portanto, monte um calendário anual com palestras, debates, fóruns e grupos de discussão para conversarem com os profissionais e tirarem todas as dúvidas sobre finanças pessoais.

Estudo sobre o comportamento financeiro 

Você sabe quais são os principais gastos dos seus colaboradores? Será que eles têm dívidas e precisam de ajuda?

Se você não soube responder essas perguntas, então corra para fazer uma pesquisa (pode ser anônima) para identificar o comportamento financeiro dos seus funcionários. 

Divulgue materiais sobre educação financeira 

Use as redes sociais, e-mail, painéis e outros meios de divulgação da empresa para promover conteúdos sobre educação financeira. 

De fato, essas dicas simples sobre economia podem auxiliar nas tomadas de decisões referentes ao dinheiro que ganham. 

Forneça benefícios eficientes e que ajudem a economizar

Sem dúvida, os benefícios corporativos sempre foram vistos pelos funcionários como meios de economia nas despesas do dia a dia.

Então nada mais justo do que oferecer benefícios que façam o profissional economizar em seus gastos, como a plataforma da Allya que oferece descontos exclusivos em mais de 30 mil parceiros por todo Brasil.

Quais os riscos para as empresas que não oferecem planejamento financeiro aos funcionários?

Ainda segundo a pesquisa da Creditas e o Ibope Inteligência, a falta do bem-estar financeiro gera um impacto negativo no engajamento do colaborador, já que 39% perdem o sono, 27% sofrem impacto na autoestima e 10% acreditam que as dívidas impedem o sucesso profissional.

Sim, os riscos das empresas que não incentivam o planejamento e o bem-estar financeiro são altos e podem gerar perdas de talentos, aumento do turnover, entre outros problemas que nenhuma empresa gostaria de ter.

Então, vamos colocar um planejamento financeiro para os seus colaboradores em prática? Já sabe que pode contar com a Allya para promover o bem-estar financeiro na sua empresa, né?

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *