Toda área possui termos, siglas e nomenclaturas que fazem parte do dia a dia dos profissionais — no departamento de Recursos Humanos não é diferente. Por isso, nós da Allya montamos um glossário de RH para te ajudar a ficar por dentro dos principais termos do setor. Confira!
Glossário de RH
Tenha o nosso glossário de RH sempre em mãos para você entender as principais expressões, definições, tendências, termos técnicos e traduções mais utilizadas na área de gestão de pessoas. Consulte sempre que precisar!
Absenteísmo
O absenteísmo é um dos indicadores de RH para definir as ausências e faltas dos funcionários na empresa.
Assessment
Assessment é uma avaliação que mostra resultados sobre o comportamento e as competências dos colaboradores, a fim de conhecer melhor os talentos e geri-los com mais eficiência.
ASAP
A expressão ‘ASAP’ aparece no glossário de RH, mas pode aparecer em todas as outras áreas da empresa. Ela significa “as soon as possible”, ou seja, o “mais rápido possível”.
Business partner
Esse termo se refere à alguém do setor responsável pelo planejamento estratégico, ou seja, quem trabalha em pontos importantes para o sucesso da empresa.
Bem-estar
O bem-estar deve ser um dos indicadores na empresa para o RH se preocupar com o bem-estar mental, físico e financeiro dos seus colaboradores.
Benefícios
Os benefícios são as vantagens e compensações que o RH oferece aos funcionários, além da remuneração. Existem os benefícios obrigatórios (FGTS, Férias, 13º etc.) e outros que são estratégicos e flexíveis, como a plataforma de descontos da Allya.
Burnout
O Burnout é um distúrbio psíquico que se caracteriza pelo estresse e tensão emocional causados pelo excesso de trabalho.
Competências
As competências são um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que os colaboradores possuem e que são necessárias para realizar determinado trabalho.
Clima organizacional
O clima organizacional se refere aos valores e atitudes esperados de um colaborador dentro da organização.
Cultura organizacional
A cultura organizacional se refere aos valores, missões e objetivos que conduzem o dia a dia da empresa, formando o DNA da organização.
Desligamento
O desligamento é o ato de desvinculação trabalhista dos funcionários, seja de maneira voluntária ou não.
Downsizing
Esse termo inglês se refere à diminuição da hierarquia vertical, que reduz a burocracia dos processos de decisão.
eNPS
O eNPS, Employee Net Promoter, é um índice de satisfação dos profissionais em relação à empresa. Os resultados dessa avaliação indicam a probabilidade de recomendação da organização como um ótimo lugar para trabalhar.
Employee Experience
O Employee Experience ou Experiência do Colaborador é uma estratégia de RH para melhorar o bem-estar durante a trajetória do funcionário na empresa.
Feedback
O feedback é um dos termos do glossário de RH que se refere ao processo de avaliação do desempenho do colaborador, seja em determinado período ou em consequência de uma atividade específica.
Fit Cultural
O Fit Cultural é a capacidade de um profissional se adaptar aos valores e propósitos de uma corporação, ou seja, o quanto o trabalhador se parece com uma empresa.
Gamificação
A gamificação é um novo termo adicionado no dicionário do RH para se referir aos jogos virtuais que podem desenvolver as habilidades e competências dos funcionários ou avaliar candidatos às vagas.
Gestão de Pessoas
Um dos principais conjuntos de estratégias do setor para ajudar as empresas a desenvolver seu capital humano.
Home office
O home office é um modelo de trabalho que permite que o profissional atue na sua residência. Esse trabalhador pode ser autônomo ou receber a permissão da empresa.
Hard skills
As Hard Skills são as habilidades profissionais, conhecimentos técnicos e acadêmicos de cada profissional, adquiridas por meio de cursos, treinamentos, especializações, entre outras.
Soft skills
Habilidades comportamentais de um colaborador que podem facilitar o trabalho em equipe, dinamismo, paciência e a assertividade no local de trabalho.
Inbound Recruiting
O Inbound Recruiting é um tipo de recrutamento reverso, ou seja, o candidato se interessa pela empresa e deseja fazer parte da instituição.
Intrapreneur
Esse termo se refere aos empreendedores internos, aqueles profissionais que atuam na coordenação de negócios como se fosse uma empresa independente.
Job Description
O job description é um conjunto de informações que se refere à determinada vaga de emprego. Nele, é preciso constar o cargo, atividades, salário, benefícios e outras informações.
Jornada de Trabalho
Período combinado entre empresa e colaborador sobre a carga horária de trabalho para executar sua função.
KPI
KPI significa Key Performance Indicators, um termo técnico que indica o nível de desempenho da área para acompanhar os indicadores da empresa.
LGPD
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) também se refere às mudanças do RH para recolher, utilizar e armazenar os dados dos colaboradores e candidatos.
Metas SMART
A meta SMART é uma abreviação de Specific (específica), Measurable (mensurável), Attainable (atingível), Relevant (relevante) e Time-bound (temporal). Uma metodologia utilizada para impulsionar resultados.
Networking
Se refere à rede de contatos que uma pessoa pode fazer para obter novas parcerias e oportunidades comerciais.
Onboarding
O onboarding é uma ação de boas-vindas aos novos colaboradores, que inclui a integração dos funcionários, apresentação das políticas da empresa, entre outras informações.
OKR
OKR é uma sigla para Objectives and Key Results, uma estrutura sistêmica e planejada para definir e rastrear objetivos da empresa e seus resultados.
PDCA
A sigla PDCA se refere aos termos de um método que foca na melhoria de processos: Plan (planejamento), Do (executar), Check (verificar) e Act (agir).
RH estratégico
O RH estratégico é o nome dado ao departamento de Recursos Humanos que possui o foco em uma visão mais estratégica, inovadora e tecnológica.
Turnover
O turnover é uma dos termos clássicos do glossário de RH que se refere ao índice de admissões e demissões em um determinado período na empresa.
Valores
Os valores de uma empresa são constituídos pelas crenças, atitudes, normas, ideologias e filosofias documentadas. Elas funcionam como padrões orientadores para o comportamento individual dos colaboradores.
Workaholic
Profissional que tem vício em trabalhar demais.
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