Dia Mundial do Planejamento Financeiro: ajude os colaboradores da sua empresa!

O Dia Mundial do Planejamento Financeiro é celebrado em toda primeira quarta-feira do mês de outubro! Essa data comemora a importância de organizar as finanças pessoais, além de levantar uma oportunidade para refletirmos sobre esse assunto. 

Neste artigo, nós da Allya falaremos com os profissionais de RH que desejam ajudar os colaboradores a entenderem melhor a situação financeira e desenvolverem um plano para o futuro. Confira abaixo!

Dia Mundial do Planejamento Financeiro 

O Dia Mundial do Planejamento Financeiro (World Financial Planning Day – WFPD) é uma celebração globalmente conhecida, lançada em 2017.

O propósito dessa data comemorativa é conscientizar as pessoas sobre a importância de saber gerenciar as suas próprias finanças

Celebrações como essas são mais que bem-vindas, já que o atual cenário de crise econômica causada pela pandemia do Covid-19 e outros problemas mundiais, abalaram todos mercados globais, assim como pegou toda a população mundial de surpresa. 

Sem dúvidas, todos os brasileiros também foram impactados financeiramente de alguma maneira, seja perdendo seus empregos ou não conseguindo lidar com as finanças mesmo trabalhando.

Os impactos dos problemas financeiros 

Apesar de muitas pessoas acreditarem que os problemas financeiros impactam apenas as finanças pessoais dos indivíduos, alguns dados mostram como esses fatores impactam negativamente todas as esferas da vida e todos os tipos de bem-estar (mental, físico, financeiro e social). Veja como: 

Dia Mundial do Planejamento Financeiro nas empresas

O Dia Mundial do Planejamento Financeiro pode ser comemorado dentro das empresas, a fim de​​ promover a conscientização dos colaboradores sobre o papel do planejamento financeiro para a qualidade de vida.

Afinal, o setor de RH tem o poder em contribuir com o controle financeiro pessoal e familiar de cada funcionário, com oferta de incentivos financeiros como benefícios corporativos, plano de carreira, programas de bem-estar financeiro, entre outras ações. 

Promovendo a conscientização sobre as finanças, é possível difundir melhores práticas com o dinheiro no dia a dia dos trabalhadores.

Portanto, o RH pode ajudar com as finanças pessoais dos profissionais e orientá-los sobre a importância do planejamento financeiro durante essa data e em todo o restante do ano. 

Vantagens para os colaboradores ao celebrar esse dia especial

Comemorar o Dia Mundial do Planejamento Financeiro e estimular as suas práticas trazem várias vantagens para os funcionários. Saiba quais são:

  • melhores decisões com o dinheiro;
  • maior controle das finanças;
  • mais consciência nos gastos do dia a dia;
  • controle do quanto se ganha e gasta;
  • procura por descontos em todos os tipos de compras;
  • criação de uma reserva de emergência;
  • construção do patrimônio pessoal;
  • tranquilidade financeira em casos de imprevistos;
  • sair do endividamento pessoal e familiar;
  • levam o conhecimento para dentro de casa e influenciam quem está próximo a lidar melhor com o dinheiro.

Benefícios para as empresas em conscientizar os trabalhadores

Por outro lado, celebrar o Dia Mundial do Planejamento Financeiro traz muitos benefícios para a própria empresa. Confira:

  • aumento da motivação dos colaboradores;
  • crescimento de produtividade dos funcionários;
  • menor estresse financeiro
  • colabora com o clima organizacional;
  • diminuição de faltas, afastamentos e pedidos de demissão por conta dos problemas com dinheiro;
  • maior engajamento com a empresa;
  • melhora da imagem da marca empregadora.

Como ajudar os colaboradores no planejamento financeiro?

Como o princípio do Dia Mundial do Planejamento Financeiro é a criação de um plano para melhorar as finanças pessoais e familiares, nós mostraremos um passo a passo que pode ajudar os trabalhadores da sua empresa nessa missão. Confira a seguir:

1. Defina um valor mensal

O ideal é começar definindo um valor mensal destinado ao planejamento financeiro, ou seja, uma quantia para formar uma reserva de emergência. Considere o salário, gastos fixos e gastos essenciais para definir um valor justo. 

2. Descubra onde pode cortar gastos ou economizar

Nessa fase, vale buscar entender quais gastos são indispensáveis e quais podem ser cortados ou reduzidos. Além disso, uma boa forma de economizar é fazer todos os tipos de compras com descontos

Para isso, o RH das empresas podem oferecer um benefício corporativo com milhares de descontos em todos os tipos de compras, como a Allya, que oferece economia em conta de luz, alimentação, saúde mental, educação, saúde pet,  entretenimento e muito mais.  

3. Anote todos os gastos

Use uma plataforma para anotar todos os ganhos e gastos para avaliar como é o seu comprometimento e consumo mensal. Use uma planilha de planejamento financeiro para facilitar. Baixe aqui um modelo para oferecer aos seus colaboradores.

4. Crie metas financeiras

Determinar uma meta financeira ajuda a seguir no planejamento financeiro de maneira correta e comprometida. Sendo assim, defina um objetivo, determine um prazo e trace os caminhos para realizar seu desejo, como comprar um carro, dar entrada em um imóvel, economizar para pagar a educação dos filhos, entre outros.

5. Renegocie as dívidas

Quitar as dívidas é essencial para seguir no planejamento financeiro sem maiores preocupações. Portanto, procure os credores e veja se é possível liquidar os débitos em aberto.

6. Siga sempre o planejamento financeiro

É importante ressaltar que um planejamento financeiro não pode ser algo temporal, ou seja, não tem prazo de validade para acabar. Isso significa que as estratégias e ações devem ser seguidas ao longo da vida, a fim de conquistar o bem-estar financeiro.

Celebre o ​​Dia Mundial do Planejamento Financeiro na sua empresa! Indique a Allya para ajudar o RH nessa missão! Assine a nossa newsletter também!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *