Programa de bem-estar financeiro: como criar na sua empresa?

Ei, RH! Você já falou sobre educação financeira com seus colaboradores? Ainda não? Ok, tudo bem! Ainda é possível criar um programa de bem-estar financeiro e abordar temas relacionados ao planejamento das finanças para os seus funcionários. Se você não conhece muito bem sobre esse assunto, então leia esse texto até o final!

O que é o programa de bem-estar financeiro?

Um programa de bem-estar financeiro é um conjunto de ações desenvolvidas para controlar os gastos diários, pagar as obrigações financeiras mensais, ter uma posição segura em relação ao dinheiro e, futuramente, criar uma reserva financeira.

Em um português bem claro: bem-estar financeiro é poder pagar os boletos, fazer compras sem culpa, sobrar dinheiro no final do mês e ser feliz!

Mas como implementar um programa sobre esse tema na sua empresa para ensinar educação financeira aos colaboradores? Vamos contar logo abaixo!

Como criar um programa de bem-estar financeiro na empresa?

É mais simples do que você imagina criar um programa de bem-estar financeiro na sua empresa! 

Isso porque existem algumas ações de bem-estar financeiro que servem para orientar, auxiliar e contribuir de maneira positiva no bolso dos profissionais. Vamos dizer quais são elas, a seguir!

1. Pesquisa de campo

O primeiro passo é conhecer o perfil dos seus funcionários! Uma pesquisa realizada pela Abefin (Associação Brasileira de Educadores Financeiros), revelou que 87% das empresas não conhecem a realidade financeira de seus colaboradores. Uma pena!

Mas isso pode ser mudado se o RH criar uma pesquisa para identificar quais são os maiores gastos, a relação com o dinheiro, percentual de endividamento, entre outras questões que irão traçar os perfis financeiros dos funcionários.

2. Aulas, workshops, palestras e materiais ricos

Que tal montar aulas sobre educação financeira com convidados especializados em finanças para compartilhar dicas com os profissionais?

Além de aulas, outros tipos de conteúdos como workshops, palestras e materiais ricos podem ajudar a vida financeira dos colaboradores.

3. Crie um estímulo

Para o programa de educação financeiro ficar mais atraente e gerar engajamento, nossa dica é criar um estímulo para os funcionários participarem. 

Oferecer uma recompensa para quem assistir todas as aulas e conteúdos ou desenvolver um top ranking de colaboradores que mais engajarem com o programa, por exemplo.

4. Programa acessível a todos

O programa de bem-estar financeiro precisa ser acessível a todos da empresa, do estagiário ao alto escalão!

Não deixe ninguém de fora desse programa, para ensinar a todos os profissionais sobre planejamento, controle e gastos financeiros.

5. Forneça as ferramentas

Não adianta apenas educar, também é preciso oferecer as ferramentas certas no programa de bem-estar. 

Você pode desenvolver planilhas de gastos, criar calculadora para descobrir quanto o colaborador pode economizar, entre outras opções que facilitam o dia a dia.

Uma ótima forma de fazer o funcionário economizar diariamente, para ajudar a render o salário ao fim do mês, é com a plataforma de descontos da Allya, por exemplo. #FicaDica

6. Processo contínuo

O programa de bem-estar financeiro na sua empresa precisa ter um processo de avaliação e atualização contínuo para não se tornar apenas algo pontual.

Portanto, pense em maneiras de acompanhar a vida financeira dos profissionais para criar novas atualizações e avaliar o nível de progressão para saber se o programa está no caminho certo.

E aí? Quando começar o programa na sua empresa?

Agora! Comece já a executar esse passo a passo para criar um programa de bem-estar sobre educação financeira para os seus funcionários.

Comece com a pesquisa de campo, crie ações para estimular a participação, inclua todos os colaboradores no programa, ofereça as ferramentas certas, avalie e continue medindo o bem-estar financeiro dos profissionais. Vai dar certo!

Quer saber mais sobre programa de bem-estar financeiro e como implementar na sua empresa? Então leia outros conteúdos como esse no nosso blog!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *