O RH pode ajudar o colaborador a sair das dívidas? Sim, é possível!

Sair das dívidas não é uma tarefa fácil, ainda mais em um país onde a Educação Financeira não é debatida nas escolas e dentro das empresas. Por isso, nós da Allya vamos mostrar que é possível ajudar os funcionários que estão endividados a se livrarem das pendências financeiras. Saiba como, a seguir! 

Como o colaborador pode sair das dívidas?

O Brasil possui mais de 65 milhões de endividados, portanto, as chances são grandes em ter um profissional com problemas com dinheiro na sua empresa. 

Mas o departamento de Recursos Humanos pode ajudar o trabalhador com dificuldades financeiras a sair das dívidas.

Como isso é possível? Veja o que pode ser feito na sua empresa: 

1. Pesquisa de bem-estar financeiro

O primeiro passo para entender quantos colaboradores estão com dívidas e precisam de ajuda é a aplicação de uma pesquisa de bem-estar financeiro. Essa pesquisa é um formulário com perguntas claras e objetivas para entender como está a saúde financeira do funcionário. 

O RH pode ser o responsável por aplicar esse questionário e capturar os resultados para análise das respostas. 

O ideal é realizar essa pesquisa com o formato online para que todos os profissionais participem, inclusive aqueles que realizam home office

Após receber o resultado de todos os participantes, o setor de RH precisará analisar as respostas e debater o que pode ser feito para ajudar o colaborador a sair das dívidas. 

2. Converse individualmente com os funcionários endividados

O endividamento é um assunto muito delicado e pessoal, então é preciso ter muito cuidado para não constranger ninguém. 

Uma conversa individual com o trabalhador pode ser uma alternativa interessante, se ele se sentir confortável em conversar. 

O ideal é criar um ambiente confortável para que ele se sinta amparado pela empresa. Uma pesquisa realizada pela Creditas e o Ibope Inteligência mostrou que 51% dos participantes aceitariam ajuda na organização das finanças. 

Portanto, converse com os profissionais que estão com dificuldades financeiras e procure entender o que pode ser feito para ajudá-los a saírem do endividamento. 

Muitas vezes, os problemas com dinheiro afetam a saúde mental, física e social dos trabalhadores, então é preciso ter empatia nessa conversa.

3. Crie um programa de bem-estar financeiro

Após entender como os trabalhadores estão com relação ao dinheiro, hora de montar um programa de bem-estar financeiro. 

Esse programa deve conter diversos formatos de conteúdos, interações, palestras, cursos e outras formas de passar conhecimento financeiro para os colaboradores. 

Monte um cronograma anual com as ações do programa para conversar com os trabalhadores endividados de diferentes maneiras. 

O RH pode convidar profissionais do mercado financeiro para palestrar na empresa e consultores para dialogar individualmente com os trabalhadores que solicitarem uma ajuda mais supervisionada. 

Além de ajudar os profissionais, os programas dentro das empresas são enxergados como benefícios muito importantes pelos funcionários e influenciam na permanência na empresa, segundo um estudo feito pela Morgan Stanley e a Financial Health Network. 

4. Divulgações de soluções financeiras fora da empresa

Muitas pessoas não sabem por falta de informação e avisos sobre os feirões Limpa Nome, criados pelas empresas que fornecem dados para consulta e soluções de crédito. 

Os integrantes do setor de RH podem procurar as datas desses feirões e divulgar na empresa para ajudar os colaboradores a saírem das dívidas. 

Utilize os canais de comunicação com os profissionais para avisá-los sobre as opções mais facilitadoras que essas instituições oferecem aos consumidores.

Geralmente, uma dívida muito alta pode ficar com o valor mais baixo ou pode ser parcelada para estimular o pagamento. 

O primeiro passo para iniciar a jornada do bem-estar financeiro é se livrar das dívidas e começar a lidar melhor com as finanças no dia a dia. 

5. Compartilhe conhecimentos sobre o dinheiro

Pequenas dicas financeiras podem ser grandiosas no cotidiano de quem não sabe o que fazer para sair das dívidas. 

Compartilhe informações sobre Educação Financeira nos canais de comunicação da empresa para alertar os funcionários sobre a importância da relação positiva com o dinheiro. 

Dê dicas sobre economia, mudanças de hábitos, indique aplicativos de controle financeiro, entre outras tecnologias que melhoram a relação com as finanças. 

Incentive o colaborador a criar metas para o futuro para ele mudar o seu comportamento com os gastos diários. 

Estimule o profissional a estudar mais, comprar um apartamento, ter o carro próprio, realizar uma viagem inesquecível, entre outras metas que precisam de economia e conscientização financeira para alcançá-las. 

6. Promova a economia no dia a dia

Já pensou em ajudar o funcionário promovendo a economia de dinheiro em todos os gastos que ele realizar?

Isso é possível com o benefício de desconto da Allya, que ajuda o colaborador a economizar na hora de almoçar, no pedido do delivery em casa, quando for se capacitar com cursos profissionalizantes, nas compras em lojas conceituadas, para cuidar da saúde mental, entre muitos outros momentos da vida. 

Portanto, a cada economia realizada, uma parte do salário é guardada para criar uma reserva financeira, ter uma quantia para imprevistos, usar para aproveitar a vida ou para guardar para o futuro. 

Cada centavo economizado valerá muito na vida do trabalhador, principalmente daqueles que estão endividados e precisam sair das dívidas. 

7. Motive os funcionários no ambiente de trabalho  

O ambiente de trabalho é a extensão da vida do colaborador. Sendo assim, se a vida pessoal e financeira não estiver boa, então o clima na empresa precisa ser ainda mais positivo. 

Procure manter os profissionais engajados, motivados e felizes no dia a dia de trabalho. Para isso, cuide bem da Cultura Organizacional e do Clima Organizacional. 

Se o trabalhador se sentir bem enquanto trabalha e acolhido por todos na empresa, com certeza os problemas financeiros não vão atrapalhar a rotina de trabalho. 

Sabemos que o estresse financeiro pode acabar impactando nas relações profissionais e na produtividade, mas um ambiente corporativo positivo ajuda a eliminar as tensões e problemas pessoais do trabalhador.

Gostou de saber que é possível ajudar o colaborador endividado a sair das dívidas? Então, conte com a Allya para estimular as mudanças de hábitos e a promover a economia nos gastos diários dos funcionários! 

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Este post tem 2 comentários

  1. Avatar
    Sidney

    Excelente conteúdo,ideias simples e de grande importância.

    1. Amanda Miquelino
      Amanda Miquelino

      Muito obrigada pelo feedback, Sidney! Continue lendo nossos conteúdos no blog! Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *