Como ajudar o colaborador a economizar na conta de energia?

Não está fácil pagar a conta de energia nos últimos tempos. Afinal, em julho deste ano, houve a mudança no sistema de bandeira tarifária para o patamar 2, ou seja, a cada 100 kWh consumidos aumentou R$9,49 na fatura de energia dos brasileiros. Além disso, as contas ainda devem aumentar quase 7% a partir de setembro deste ano, por conta da crise hídrica.

Por isso, vamos contar como ajudar os seus colaboradores a economizarem na hora de pagar a conta elétrica. Confira abaixo!

A conta de energia dos colaboradores

Com certeza, a maioria dos seus funcionários pagam a conta de energia em casa, já que são maiores de idade e podem morar sozinhos, com a família ou amigos.

Por isso, é muito importante fazer a conscientização na empresa sobre economia de energia domiciliar para o bem-estar financeiro de todos.

São muitos os benefícios da divulgação sobre economia de energia elétrica. Além do alívio ao pagar a conta de luz mais barata, você ainda contribui para a sustentabilidade e preservação do meio ambiente. 

Como ajudar os funcionários a pagar conta elétrica mais barata?

É possível ajudar os profissionais na hora de economizar na conta de energia e nós podemos mostrar como isso é possível, a seguir: 

1. Oferecendo benefícios de descontos

Existem benefícios corporativos que dão descontos e ajudam a promover o bem-estar financeiro com economia em diversos gastos, inclusive na conta de energia elétrica.

Um desses benefícios é a plataforma de descontos da Allya, que ajuda os colaboradores a reduzirem o custo da conta de energia.

São mais de dez parcerias no segmento de energia, como Metha, Flora, Eletris, Órigo Energia e Holos, que podem proporcionar aos usuários descontos de 10% a 20%.

Esses parceiros oferecem descontos na contratação de planos de assinatura mensais de energia solar e no abatimento no valor da fatura de energia.

2. Fazendo campanhas de conscientização

É muito importante conscientizar os funcionários sobre o uso racional da energia elétrica, em casa e no trabalho.

Portanto, crie mensagens de incentivo à economia de energia e envie aos trabalhadores pelos meios de comunicação da empresa.

O processo de aprendizado pode levar um tempo, já que os hábitos rotineiros são difíceis de esquecer.

Porém, seja persistente e conscientize os profissionais no dia a dia com dicas simples, como apagar as luzes ao sair do ambiente, desligar os equipamentos após usá-los, entre outros.

3. Incentive o uso da luz natural

Se o dia estiver ensolarado e claro, então o ideal é usar ao máximo a luz natural, na empresa ou em home office

Fale sobre a importância de valorizar a luz natural, basta deixar as cortinas abertas para deixar os raios solares entrarem.

Outra dica que amplia esse benefício solar é manter as paredes pintadas com cores claras, já que maximizam a sensação de luminosidade vinda de fora.

4. Crie metas de redução

Para deixar a conscientização mais animada e engajada, que tal criar metas de redução de consumo de energia e um ranking com os mais bem classificados?

Mensalmente, peça para os colaboradores informarem se conseguiram reduzir o consumo de energia conforme a meta definida, por exemplo, uma redução de 10%.

Assim, todo mundo vai querer participar e mostrar que também está interessado em diminuir a conta de energia. Comece com metas baixas e tente ir aumentando ao longo do ano!

Viu como é possível economizar na conta de energia? Conscientize os seus colaboradores no dia a dia! Lembre-se de assinar nossa newsletter para saber mais dicas! 

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *