Benefícios corporativos para atrair talentos!

Qual é a melhor receita para atrair talentos e mantê-los fiéis à corporação? Essa é dúvida que muitos profissionais de RH possuem e, por isso, desejam respostas. 

Em um mercado competitivo como o atual, o setor de Recursos Humanos sabe que precisa buscar diferenciais para se destacar, principalmente nos anúncios das vagas. 

Quer saber o que é preciso para atrair talentos para sua empresa? Confira as nossas dicas, logo abaixo! 

Qual a importância de atrair talentos?

Sem dúvida, uma das maiores razões para o RH investir em ações para atrair talentos é a redução dos prejuízos do aumento da taxa de turnover.

As empresas sabem que contratar e demitir custa caro, então, conquistar colaboradores leais à instituição é o melhor caminho para evitar prejuízos.

Sendo assim, o processo começa desde a atração dos candidatos certos para ocupar as vagas e, assim, permanecer por um longo período. 

Afinal, incluindo os gastos com novas contratações, o novo colaborador possui um período de aprendizagem, aprimoramento e capacitação para exercer suas funções. 

Além de diminuir a taxa de turnover, existem outros motivos que comprovam a importância do investimento em atração de talentos. Veja: 

  • perder talentos pode prejudicar a imagem da empresa no ponto de vista dos clientes;
  • a perda de funcionários pode fortalecer a concorrência;
  • ao deixar a empresa, o funcionário leva o conhecimento adquirido no tempo em que permaneceu ali;
  • o ex-colaborador pode conquistar clientes de empresas nas quais trabalhou.

Por isso, é importante saber que é necessário atrair talentos e mantê-los na sua empresa. 

Como atrair talentos para a empresa?

Mas como atrair talentos e torná-los fiéis à empresa? Reunimos algumas ideias que podem ajudar os profissionais de RH. Confira: 

Oferecer flexibilidade

Muitos trabalhadores brasileiros se acostumaram com o sistema de trabalho flexível e querem adotar esse formato para sempre em suas vidas. 

Seja home office, sistema híbrido ou flexibilidade de horário, os profissionais desejam maleabilidade na rotina de trabalho. 

Segundo estudo realizado pela Oxford Economics e pela Society of Human Resources Management (SHRM), 3 em cada 4 companhias consideram a flexibilidade no ambiente de trabalho como prioridade máxima para atrair e reter talentos. Empresas que pensam assim estão no caminho certo!

Crie uma cultura de feedback

É muito importante implementar uma cultura de feedback na empresa para orientar os colaboradores sobre o que estão realizando bem e o que deve ser melhorado.

Isso porque feedbacks construtivos ajudam o funcionário a continuar inovando e crescendo para permanecer na instituição. 

Portanto, cabe ao líder de cada área reservar um tempo da semana ou no mês para dar um retorno sobre o trabalho do colaborador. 

Trabalhe o marketing da empresa

Como a sua empresa é vista no mercado? Como são os anúncios das suas vagas? Procure usar o marketing para atrair talentos através da própria imagem da empresa. 

Além disso, faça publicações nas redes sociais sobre os profissionais, treinamentos internos, premiações por resultados, entre outros diferenciais da sua empresa. 

Lembre-se também de vender a imagem da sua empresa nos processos seletivos e na integração de novos funcionários

Ofereça benefícios diferenciados

De fato, a oferta de benefícios corporativos pode ajudar a diferenciar sua empresa e destacá-la em relação aos concorrentes.

Atualmente, é possível atrair talentos a partir dos benefícios diferenciados e flexíveis, que vão além dos benefícios obrigatórios

Além de atrair e reter bons profissionais, os benefícios também contribuem para que os funcionários fiquem mais felizes, motivados e comprometidos com os resultados.

6 benefícios corporativos para atrair talentos

Agora que você sabe que oferecer benefícios diferenciados e flexíveis é uma das ações para atrair talentos, veja quais são as melhores opções do mercado. A seguir:

1. Benefícios flexíveis

Os benefícios que proporcionam flexibilidade aos funcionários são as melhores opções que a sua empresa pode oferecer. 

Antes, os benefícios se limitavam apenas às áreas de refeição e transporte, mas, atualmente, eles podem ser personalizados de acordo com as necessidades de cada colaborador.

Dessa forma, o profissional pode usar um único benefício para conseguir descontos em alimentação, exercícios físicos, terapia, farmácias e muito mais.

Um benefício corporativo que vai te ajudar a atrair talentos e oferecer uma jornada personalizada e flexível para cada colaborador é Allya, uma plataforma com milhares de descontos em todas as categorias.

2. Ofereça remuneração variável

O benefício da remuneração variável oferece a participação nos Lucros e Resultados, Incentivos, Comissões, Gratificações e Premiações.

Essa estratégia visa recompensar financeiramente todo o esforço do colaborador durante determinado período de trabalho ou após alcançar o resultado de um projeto.

Portanto, para ter sucesso nesse método, a empresa precisa definir as metas e objetivos para os funcionários buscarem os resultados.

3. Programa de adoção

Um benefício corporativo muito diferente que já está sendo oferecido por algumas empresas no Brasil é o programa que ajuda funcionários nos processos de adoção.

Dessa forma, a empresa oferece apoio financeiro e licença para pais/mães adotivos cuidarem da chegada dos seus filhos. 

4. Dias de folgas

O day off já faz parte da rotina de muitas empresas. Em linhas gerais, o “dia de folga” é uma tática que beneficia os seus funcionários, buscando melhorar o bem-estar e qualidade de vida

Algumas companhias podem ir além e oferecem 2 dias de folga por mês para o funcionário resolver problemas pessoais, por exemplo. 

5. Consórcio de imóveis

Um tipo de benefício corporativo muito diferenciado e capaz de ajudar a atrair talentos nesse mercado competitivo é o consórcio da casa própria.

Assim, a empresa pode oferecer um consórcio imobiliário com carta de crédito de determinado valor para sortear entre os funcionários

6. Reforma da casa

Para finalizar, o benefício da reforma de um cômodo da casa é um diferencial que sua empresa pode oferecer para melhorar a atração de funcionários qualificados.

Além de ser uma proposta distinta no mercado, sua empresa estará promovendo qualidade de vida e bem-estar aos lares dos colaboradores.

Esperamos que você consiga oferecer benefícios corporativos diferenciados para ​​atrair talentos para a sua empresa. Se cadastre na nossa newsletter para ler mais conteúdos como esse!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *