Saiba como planejar as férias trabalhistas dos colaboradores

Seus funcionários estão animados com as férias trabalhistas? Então nós da Allya vamos te ajudar a fazer um ótimo planejamento de férias para os profissionais curtirem os dias de descanso e voltarem revigorados para o trabalho. 

Todo mundo merece férias, além de ser um direito trabalhista concedido por lei. Então confira as nossas dicas, logo abaixo! 

O que são as férias trabalhistas?

De acordo com a lei trabalhista, no artigo 129

“Todo empregado terá direito anualmente ao gozo de um período de férias, sem prejuízo da remuneração” (Art. 129). 

Embora seja uma lei CLT, outros formatos de trabalho também precisam oferecer férias aos trabalhadores, como o esquema PJ (Pessoa Jurídica).

É importante que todos os profissionais de RH fiquem atentos às mudanças da reforma trabalhista para não ocorrer nenhuma infração.

Geralmente, as férias podem ser tiradas após 12 meses corridos na empresa. O acordo do período exato deve ser por ambas as partes, empresa e colaborador.

Quais são os tipos de férias trabalhistas?

Vamos explicar quais são os tipos de férias para você consultar toda vez que os funcionários forem tirar dúvidas com você. Veja: 

Período aquisitivo

O período aquisitivo corresponde aos 12 meses obrigatórios de trabalho que todo profissional precisa cumprir antes de tirar seus 30 dias de descanso.

Existem casos excepcionais, onde esse período pode ser diferente, mas deve ser negociado entre a empresa e o colaborador com antecedência. 

Período concessivo

É o prazo de 12 meses que a empresa tem para definir as férias do funcionário, após ele completar 12 meses trabalhados.

A instituição precisa oferecer os dias de descanso dentro desse período concessivo, ou seja, se um trabalhador entrou na empresa em junho de 2020, após os 12 meses trabalhados (junho de 2021), a empresa tem mais 12 meses para planejar e oferecer as férias trabalhistas, antes de junho de 2022.

Período indenizatório

O período indenizatório é o tempo decorrido após o período concessivo (12 meses após o período aquisitivo).

Neste caso, a empresa que se descuidou e não concedeu os dias de descanso ao colaborador terá que pagar as férias em dobro, a título de indenização, além de conceder as férias vencidas. 

Como planejar as férias trabalhistas do colaborador?

Confira o passo a passo para oferecer ótimos dias de descanso aos profissionais da sua empresa.

Afinal, 9 em cada 10 brasileiros pretendem viajar até o final do ano, segundo uma pesquisa da agência de viagens online Zarpo.

Após o período concessivo, os 12 meses de trabalho obrigatórios, a empresa precisa começar a planejar as férias do funcionário.

1. Aquisição das férias

Converse com o colaborador para entender quando ele gostaria de descansar, além de incluir o líder desse trabalhador para verificar a disponibilidade e não ser planejada para o mesmo período que outros colegas de equipe. 

2. Requisição do abono pecuniário

Durante o período aquisitivo, o colaborador pode optar por vender parte das suas férias trabalhistas.

A lei brasileira permite a venda de um terço do período total das férias. O empregado precisa avisar com, no mínimo, 15 dias antes de terminar o período aquisitivo, senão deverá usufruir de suas férias por inteiro.

3. Verifique as condições da empresa

Antes de combinar com o funcionário a data prevista das férias, verifique a situação da empresa referente a ausência desse colaborador.

Será necessário contratar alguém temporariamente para cumprir as tarefas do profissional em descanso ou outro trabalhador poderá realizar as demandas? 

Analise com antecedência para não atrapalhar a rotina de trabalho da equipe na empresa.

4. Prepare os demais funcionários

Se outro empregado realizar as demandas do colaborador que entrará de férias, então é necessário realizar um período de treinamento para o substituto fazer as funções.

Além disso, se as demandas do profissional de férias forem realizadas por outro trabalhador já contratado pela empresa, então é necessário verificar se existe a possibilidade de dividir as tarefas com todos da equipe para não sobrecarregar ninguém.

5. Ofereça benefícios eficientes

Para tornar as férias trabalhistas dos seus colaboradores mais interessantes, que tal oferecer benefícios corporativos com vantagens no segmento de viagens?

Existem benefícios inovadores que impactam o momento de descanso dos trabalhadores com mais economia e facilidade.

A Allya oferece uma plataforma com diversos descontos em viagens, hospedagem, aluguel de carro, atrações para o lazer, entre outros.

Além disso, o benefício da Allya também tem cupons de descontos em restaurantes, lojas, e-commerces, entre outros estabelecimentos que poderão gerar mais economia durante as férias do funcionário. Legal, né? 

6. Use ferramentas tecnológicas

Procure usar ferramentas, dispositivos ou softwares para criar um calendário inteligente de férias dos trabalhadores.

Assim, ficará mais fácil verificar quem estará de férias em determinado período e evitar possíveis problemas de indisponibilidade para os dias de descanso.

O que acontece se o RH não planejar as férias trabalhistas dos funcionários? 

Para convencer você que o planejamento das férias trabalhistas é um ótimo benefício para o departamento de Recursos Humanos e para os colaboradores, nós iremos contar o que a falta de planejamento pode trazer para a empresa. Veja!

Desmotivar funcionários

Se o profissional não conseguir tirar suas merecidas férias durante o período que deveria ser concedido por direito, ele poderá perder a motivação no dia a dia de trabalho. 

Baixa produtividade

Todo ser humano precisa de descanso para renovar as energias e voltar das férias com mais disposição. Portanto, se as férias não forem concedidas ao colaborador, sua produtividade pode baixar brutalmente.

Aumento do estresse

Após muito tempo sem tirar férias, o trabalhador pode se sentir sobrecarregado e estressado no dia a dia, impactando o Clima Organizacional da empresa.

Perda de dinheiro

Se a empresa não conseguir oferecer as férias no tempo que o colaborador possui em direito, a instituição deverá pagar o dobro das férias ao funcionário, além de conceder os dias de descanso atrasados.

Percebeu a importância do planejamento das férias trabalhistas para o colaborador e para a empresa? Então coloque em prática e siga a Allya nas redes sociais (LinkedIn, Facebook e Instagram) para mais dicas!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *