Benefícios corporativos para funcionárias gestantes: quais oferecer?

RH, você pensa no bem-estar das funcionárias grávidas da sua empresa? Nós, da Allya, contaremos como é possível oferecer benefícios para gestantes que precisam de cuidados especiais antes, durante e pós-maternidade. 

Saiba como a empresa pode ajudar as profissionais nesta fase oferecendo benefícios corporativos. Abaixo!  

Por que oferecer benefícios para gestantes?

Sabemos que os profissionais do RH possuem uma lista enorme de responsabilidades com seus colaboradores, inclusive com as funcionárias gestantes. 

Pensando nisso, em função do bem-estar das grávidas no mundo corporativo, queremos mostrar como é importante criar ações na empresa para oferecer suporte às profissionais gestantes.

Afinal, além de oferecer qualidade de vida para as mães no ambiente de trabalho e fora dele, a empresa contribui para a melhora do clima corporativo, da imagem da marca empregadora e da satisfação das colaboradoras.

Direitos das colaboradoras gestantes

A mulher no mercado de trabalho já enfrenta diversos desafios, como o desejo de aumentar a liderança feminina e acabar com o glass ceiling que ronda a vida das profissionais.

Além desses desafios, as mulheres ainda precisam lutar pelos seus direitos como gestantes no mercado de trabalho. Para assegurar esses direitos, foi criada a Lei n.º 9.029/1995, que proíbe que gestantes sofram qualquer discriminação no ambiente de trabalho.

Veja quais são os principais direitos trabalhistas das gestantes: 

  • As empresas estão proibidas de dispensar a profissional durante a gestação, desde o momento em que se confirma a gravidez até 5 meses após o parto;
  • Flexibilização das funções e atribuições para realocar a funcionária gestante  em funções que não apresentem riscos para a saúde da grávida e do bebê;
  • É garantido o direito da trabalhadora de realizar suas consultas e exames, durante a gravidez, sem prejuízo do salário e demais direitos;
  • As mulheres têm direito à licença maternidade e salário maternidade;
  • Homens trans possuem os mesmos direitos de mulheres cis em relação aos direitos da gestação.

Benefícios corporativos para gestantes e durante a maternidade

É importante deixar claro que existem diversos tipos de benefícios corporativos que não são exclusivos para as funcionárias gestantes, mas que são ótimas opções para as mulheres profissionais que estão grávidas. Veja as nossas sugestões:  

1. Benefício de desconto 

RH, imagine como seria incrível se as suas colaboradoras pudessem economizar com todas as despesas em uma só plataforma online.

Com a Allya, é possível economizar em diversos tipos de gastos, incluindo o pré-natal, já que possui milhares de descontos em estabelecimentos físicos e e-commerces. Fica a dica! 

“Vemos o valor que tem para o colaborador, já que eles têm uma cesta de descontos para produtos, serviços, tanto para eles quanto para toda a família. Tivemos o caso de uma gestante que era estagiária e não tinha o benefício de plano de saúde, mas pôde usar a Allya para fazer o seu pré-natal e ela ficou muito feliz com os descontos. Somos Allyados também!”

Maristela, RH da Darede.

2. Carga horária flexível

Sabemos que a rotina das grávidas e das mamães é cheia de demandas por conta das consultas e exames médicos. 

Então que tal oferecer horários flexíveis para as funcionárias gestantes conseguirem adaptar sua rotina com outras responsabilidades do trabalho?

3. Trabalho remoto

Assim como a carga horária flexível, vale muito a pena para as mulheres gestantes e com filhos recém-nascidos o trabalho remoto. Essa é uma ótima saída para diminuir todo o estresse e esgotamento físico causado pelo deslocamento até o local de trabalho.

Após a licença maternidade, se for necessária a ida da profissional até à empresa, o trabalho híbrido também é outra tendência do RH que pode ser uma boa alternativa.

4. Auxílio-creche

O auxílio-creche é um ótimo benefício para oferecer para os pais e mães de sua empresa. Isso porque ele oferece um alívio na renda e facilita a conciliação da maternidade ou paternidade com o trabalho. 

5. Apoio psicológico

Sem dúvidas, muitas funcionárias gestantes e/ou que acabaram de conceber um filho precisam lidar com as inúmeras inseguranças em relação ao seu corpo e suas emoções, além da pressão da sociedade e do trabalho. 

Sendo assim, o benefício do apoio psicológico torna-se imprescindível nesse momento, já que ajuda a lidar com as inseguranças e pressões que as mulheres vivem no mundo corporativo, principalmente quando se tornam mães. 

Lembrando que a Allya, além de oferecer economia em diversos tipos de gastos, também oferece desconto em terapia online

Cuide do bem-estar de todos os colaboradores e, principalmente, das funcionárias gestantes e mães de recém-nascidos. Todo suporte nesse período é essencial para a vida profissional e pessoal dessas mulheres. Indique a Allya na sua empresa. E para ler mais conteúdos como esse, assine a nossa newsletter!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *