8 ideias de atividades de saúde e bem-estar na empresa

Está sem ideias de atividades sobre saúde e bem-estar na empresa? Então você está no lugar certo! Nós da Allya buscamos as melhores soluções de bem-estar para o RH oferecer aos funcionários.

Esse é um tema de muita importância nos últimos tempos e uma tendência do setor para os próximos anos. A seguir, veja como promover o bem-estar com ideias de melhorias para sua empresa. Confira!

O que são atividades de saúde e bem-estar na empresa?

Se você ainda não sabe o que são as atividades de saúde e bem-estar na empresa, então este texto é para você mesmo!

Essas atividades corporativas são iniciativas e ações que apresentam o objetivo de melhorar o bem-estar, qualidade de vida e as experiências dos profissionais dentro da empresa e fora dela. 

A preocupação em oferecer esses benefícios para os colaboradores começou a influenciar os RHs quando identificaram a sobrecarga no trabalho (física e mental), aumento de pedidos de demissões, falta de flexibilidade, problemas financeiros mesmo com emprego, entre outras situações. 

Portanto, essas atividades de bem-estar geram benefícios e melhorias na vida profissional e pessoal dos trabalhadores, além de vantagens também para a empresa. Saiba mais abaixo!

Benefícios para as empresas ao promover o bem-estar

Investir em atividades de bem-estar traz diversos benefícios para as empresas e seus colaboradores. Saiba quais são eles:

Diminuição de faltas no trabalho

Ao promover o bem-estar mental, físico e financeiro aos trabalhadores, as doenças ocupacionais, faltas no trabalho e atrasos por conta de idas ao médico podem diminuir. 

As atividades que melhoram a mente, a saúde e o bolso, contribuem para a qualidade de vida e melhoria no ambiente de trabalho. 

Sendo assim, não haverá motivos para faltas, afastamentos prolongados e desligamentos. Tudo o que uma empresa quer, né?

Mudança de hábitos profissionais

Quando um colaborador pratica exercícios físicos e está bem com a saúde, ele tem mais disposição e concentração para realizar as tarefas do trabalho. 

Se a saúde mental do funcionário estiver bem, as tensões e estresses da rotina na empresa não afetarão a tranquilidade e foco desse profissional. 

Além disso, se o trabalhador está com sua vida financeira positiva, então ele não sofrerá com ligações de cobranças por dívidas ou estresse financeiro ao olhar para o seu saldo na conta. 

Aumento de produtividade

Colaboradores que estão saudáveis, motivados e engajados têm um desempenho melhor no trabalho.

Quando a empresa se preocupa com o bem-estar dos colaboradores, fornecendo medidas de apoio, como terapia online ou flexibilidade para o cuidado da saúde pessoal, os colaboradores têm menos estresse e mais segurança para lidar com as tarefas e desafios do dia a dia.

Atração e retenção de talentos

As empresas que oferecem medidas para apoiar o bem-estar dos colaboradores podem se destacar na hora de atrair e reter talentos.

Os profissionais valorizam empresas que se preocupam com o seu bem-estar e oferecem medidas de apoio para a saúde mental e física.

Além disso, colaboradores felizes e motivados geralmente se tornam defensores da empresa, ajudando a recrutar novos talentos.

Quais são as atividades de bem-estar na empresa?

Agora que você sabe o que são e os benefícios que as atividades de bem-estar podem oferecer aos seus colaboradores, então vamos mostrar ideias de melhorias para sua empresa. Veja:

1. Incentive a prática de atividades físicas

No pain, no gain! Estimule a prática de exercícios físicos no dia a dia dos seus funcionários para cuidarem mais da saúde corporal. 

Você pode oferecer aulas laboratoriais físicas dentro da empresa para que os colaboradores não arranjem desculpas para não realizar. Também é possível oferecer experiências online para a prática de exercícios físicos para quem está trabalhando remotamente. 

Outra dica é oferecer um benefício que tem desconto em academias para o colaborador fazer exercícios no local mais próximo para ele. 

2. Dê apoio psicológico

Para cuidar da saúde mental dos funcionários, sua empresa pode oferecer apoio psicológico para evitar o esgotamento mental.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 33 milhões de pessoas sofrem de Síndrome de Burnout no Brasil, doença provocada pelo trabalho. 

Portanto, ofereça benefícios de terapia com profissionais preparados para lidar com as angústias e problemas dos seus colaboradores.

3. Ajude a vida financeira dos trabalhadores

As empresas que pensam que apenas o salário pode promover o bem-estar aos funcionários estão enganadas!

Existem várias formas de ajudar os colaboradores a lidarem com as finanças e evitar o estresse relacionado com o dinheiro. 

Seu RH pode disponibilizar um programa de educação financeira e benefício que oferece descontos em várias categorias para o profissional economizar, como a plataforma da Allya que tem mais de 30 mil parcerias em todo Brasil.

4. Melhore o ambiente de trabalho

O ambiente corporativo pode impactar negativamente ou positivamente o bem-estar dos funcionários

Portanto, procure criar iniciativas que melhorem o dia a dia dos profissionais, seja na empresa ou home office. 

Portanto, cuide dos móveis e aparelhos eletrônicos para contribuir com a postura adequada durante a realização do trabalho, por exemplo. 

5. Cuide do clima organizacional

O clima da organização também tem poder sobre o bem-estar dos colaboradores, então estimule um ambiente colaborativo, diverso, inclusivo e empoderado. 

O RH pode realizar uma pesquisa dentro da empresa para identificar o que precisa ser feito para respeitarem o relacionamento profissional e pessoal no trabalho. 

A empresa precisa ser transparente e ter uma comunicação clara com todos os profissionais para não ter ruídos ou conversas de corredor que estimulem um mal-estar entre os funcionários.  

6. Ofereça experiências 

Os profissionais, principalmente das novas gerações, gostam de viver experiências oferecidas pelas empresas. Então que tal disponibilizar um dia de SPA, passeios diferenciados, jantares especiais, idas em eventos e viagens?

É possível oferecer essas experiências e muito mais para os trabalhadores com o benefício de desconto da Allya. #ficaadica

7. Estimule uma alimentação mais saudável

Informe seus colaboradores sobre a importância de ter uma alimentação mais saudável, inclusive no dia a dia de trabalho. 

Faça campanhas de segunda sem carne, alimentação sem glúten e consumir produtos naturais, como snacks, frutas, chás e oleaginosas durante o trabalho. 

8. Proporcione uma rotina flexível

Segundo uma pesquisa da FlexJobs, 89% dos colaboradores acreditam que ter uma rotina mais flexível no trabalho os ajudaria a cuidar mais de si mesmos.

Se a sua empresa pode oferecer uma jornada com mais flexibilidade, com pausas, day-off e home office, então dê permissão para os trabalhadores realizarem essas iniciativas. 

Além do funcionário trabalhar mais satisfeito e produtivo em casa, sua empresa economiza com contas de aluguel, transporte e outras despesas.

Afinal, como promover o bem-estar na empresa?

Depois de ler todas essas iniciativas, você deve estar se perguntando o que deve fazer. Calma! Dá tempo de colocar em prática. 

Nossa dica é verificar com seus colaboradores quais dessas ações são mais urgentes e listar uma ordem de prioridade. Lembre-se: o bem-estar dos funcionários é uma obrigação do RH das empresas e merece ser cuidado com muito carinho! 

Bora lá iniciar as atividades de bem-estar na empresa! Acesse o site a Allya e conte com a gente nessa missão! 

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Este post tem 2 comentários

    1. Avatar
      Allya

      Olá! Muito obrigada! Continue nos acompanhando!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *