Dicas de bem-estar para melhorar a experiência do funcionário remoto

Muitos integrantes do setor de Recursos Humanos tiveram que mudar suas ações por conta dos modelos atuais de trabalho, como o home office e sistema híbrido. Por isso, nós da Allya vamos ensinar como melhorar a experiência do funcionário nesses esquemas comportamentalmente mais complexos. Saiba abaixo! 

O que é experiência do funcionário?

A experiência do funcionário, ou EX, do inglês Employee Experience, pode ser definida com um conjunto de observações e percepções de um colaborador a respeito de uma empresa.

Essa percepção é conquistada pelas experiências vividas desde o primeiro contato com a organização, como espaço físico, cultura organizacional, clima corporativo, benefícios, recursos tecnológicos, entre outros fatores. 

A importância da experiência do trabalhador

Atualmente, as instituições estão percebendo a importância de valorizar o seu capital humano (pessoas), assim como valorizam os recursos financeiros.

Afinal, os funcionários são fundamentais na construção de um negócio próspero, além de poderem influenciar na satisfação dos clientes em muitos casos.

Sendo assim, a experiência do colaborador precisa ser positiva para afetar todos os processos internos da empresa e assim, consequentemente, tornar os funcionários mais motivados, engajados, satisfeitos e resilientes no trabalho.

Experiência do colaborador remoto

Tão importante quanto melhorar a experiência do funcionário nos ambientes físicos das empresas, a vivência do profissional remoto também merece atenção redobrada.

Isso porque essa modalidade traz algumas demandas que muitos trabalhadores ainda não estão devidamente preparados, como ter mais cuidado com a perda do foco, ter mais disciplina e maior autogestão para realizar tarefas longe dos seus superiores e colegas de trabalho. 

Além disso, saber lidar com o isolamento físico e se manter fora do contato direto com outros integrantes da equipe pode ser mais desafiador. 

Outro ponto importante é o impacto negativo na produtividade do colaborador remoto, já que a casa é um local de descanso e lazer, além de ser um espaço de afazeres domésticos e de convivência familiar. 

Como melhorar a experiência do funcionário e o bem-estar?

O setor de RH pode realizar algumas ações para melhorar a experiência do profissional remoto em torno do seu bem-estar. Saiba como a seguir: 

  1. instrua os líderes e gestores a acompanhar periodicamente o trabalho dos colaboradores para dar o suporte necessário e tirar todas as dúvidas;
  1. é necessário estimular a interação entre os profissionais em home office para criar um elo amigável entre os colegas da equipe de trabalho;
  1. faça pesquisas para medir o nível de satisfação dos colaboradores com relação ao trabalho remoto e ao bem-estar;
  1. é importante entregar todos os recursos para os funcionários terem uma boa experiência ao usar as soluções projetadas para fornecer usabilidade, mobilidade e acessibilidade;
  1. realize estratégias para aumentar o engajamento e motivação dos trabalhadores, como a gamificação que utiliza recursos tecnológicos e interativos para engajar e impactar a produtividade;
  1. ofereça benefícios corporativos que impactam todos os tipos de bem-estar dos colaboradores, como a plataforma com milhares de descontos da Allya, que oferece economia (bem-estar financeiro) em academias (bem-estar físico), terapia online (bem-estar mental), cinema (bem-estar social), cursos de capacitação, farmácias e muito mais;
  1. invista na comunicação interna para evitar possíveis interferências nas mensagens oficiais da empresa;
  1. cuide da marca empregadora para despertar o desejo de profissionais em trabalhar em uma empresa que preza pelo bem-estar de todos;
  1. implemente ações de Employee Value Proposition, que entregam valor em bem-estar, cuidado, conforto e qualidade de vida aos colaboradores.
  1. baixe o e-book da Allya com parceria da Ludos Pro que ensina como lidar com os colaboradores que moram em diferentes cidades. Clique aqui!  

Agora você sabe como melhorar a experiência do funcionário remoto! Aproveite e indique a Allya na sua empresa para oferecer um benefício corporativo para promover o bem-estar! Assine também a nossa newsletter para ler outros conteúdos como esse.

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *