Beneflex: 8 vantagens de oferecer esse tipo de benefício na empresa

Quer dar uma renovada no plano de benefícios corporativos, RH? Então, conheça o beneflex, benefícios flexíveis que vão transformar a vida dos colaboradores.

Se você ainda não conhece esse formato, o ideal é ler esse conteúdo atentamente que nós da Allya criamos para você! Confira a seguir!

O que é beneflex?

O beneflex, também chamado de benefício flexível, é um novo formato no mundo dos benefícios corporativos que permite que os benefícios concedidos aos colaboradores possam ser estabelecidos de forma personalizada.

Essa nova abordagem surgiu como uma opção para atender as necessidades específicas e individuais dos funcionários dentro da empresa.

Afinal, um profissional pode preferir ter benefícios voltados à saúde, como desconto em farmácias, terapeuta online e academia, enquanto outros colegas de trabalho gostariam de ter benefícios para estudar, alimentar ou realizar outro tipo de ação. 

Dessa forma, os benefícios flexíveis surgem para suprir essa necessidade que existe dentro das instituições. 

A ideia principal desses benefícios é dar total liberdade para cada colaborador fazer suas próprias escolhas

Além disso, o beneflex também possui o objetivo de engajar o funcionário para mostrar que as suas vontades são ouvidas e atendidas dentro da empresa. 

Vantagens de oferecer benefícios flexíveis

O modelo beneflex possui diversos benefícios para os trabalhadores e para a empresa. Saiba quais são eles:

1. Melhora o Employee Branding

Ao identificar as necessidades individuais dos funcionários e oferecer benefícios que buscam atender de forma personalizada, a empresa passa a reconhecer o valor do seu capital humano.

As demandas atendidas pelos benefícios flexíveis são vistas como uma valorização e reconhecimento pelos trabalhadores, melhorando a percepção sobre a empresa.

2. Aumento da produtividade

Funcionários motivados = maior produtividade. A regra é clara: se aumentar a motivação e engajamento da equipe, a empresa consegue elevar a produtividade e desempenho dos profissionais. 

Isso porque colaboradores felizes com os benefícios corporativos oferecidos tendem a trabalhar mais motivados e produzem muito mais. 

3. Sai na frente do concorrente

Quer destacar a sua empresa entre os concorrentes? Então, invista em benefícios flexíveis pensados em atender as vontades específicas dos seus trabalhadores. 

Ao ter mais autonomia na hora escolher como usar o beneflex, o profissional não olhará se a grama do vizinho é mais verde! 😉

4. Atração de colaboradores das novas gerações

Está difícil atrair ou manter os profissionais novos no mercado de trabalho? Então aposte de vez nos benefícios flexíveis. 

As novas gerações buscam empresas com benefícios diferenciados no mercado, já que enxergam o trabalho como uma experiência.

5. Xô, turnover!

Nenhum RH merece um entra e sai de funcionários na empresa, não é mesmo? Então, para ter menos rotatividade de colaboradores, vale apostar nos beneflexs!

Ao assegurar ao profissional que as suas necessidades são atendidas, dificilmente ele sairá por motivos relacionados aos benefícios ofertados pela companhia. 

6. Alavancar os indicadores de RH

Os indicadores de RH são essenciais para medir o clima organizacional, a cultura organizacional, a satisfação com os benefícios empresariais, entre outros. 

Uma forma de aumentar esses índices é a oferta de um ambiente corporativo saudável, boa experiência do colaborador e uma política de benefícios que atenda a todos. 

7. Oferecer consciência financeira  

Sabemos que a Educação Financeira não é discutida nas escolas, universidades e empresas. Por isso, 66% da população brasileira está endividada, segundo dados da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo).

Mais da metade dos brasileiros possuem problemas com dinheiro. Portanto, o RH possui o dever de ajudar o colaborador a sair das dívidas

Ao oferecer benefícios flexíveis que permitem oferecer escolhas dos gastos por mês, a empresa está oferecendo consciência sobre as finanças e promoção do bem-estar financeiro. 

8. Mais diversidade no uso

Sabe aquele estagiário que quer fazer um curso de idiomas? Aquele profissional acima dos 20 anos que quer cuidar da saúde e praticar esportes na academia? E aquele trabalhador que precisa pensar na família e se preocupa com a compra dos remédios para os filhos? 

Pois é, o beneflex consegue oferecer mais diversidade na hora de usar e atende todas essas vontades específicas. Demais, né? 

Como montar um pacote beneflex?

Se interessou pelos benefícios flexíveis? Oba! Então vamos te ensinar o que precisa fazer para implementá-los na sua empresa. Veja: 

Elaborar uma pesquisa sobre benefícios 

Agora o primeiro passo é a criação e aplicação de uma pesquisa sobre a satisfação com os benefícios oferecidos para entender o que precisa ser melhorado. 

Faça uma busca de empresas de benefícios

Existem várias empresas no mercado que já oferecem beneflex. Então, faça uma busca para achar as melhores opções para os seus colaboradores. 

Foque em benefícios de bem-estar

Um dos principais critérios para escolher os benefícios flexíveis é a escolha das opções que melhorem a qualidade de vida e afetem o bem-estar dos funcionários. Procure escolher benefícios para o bem-estar mental, físico, financeiro e social!

Divulgar sobre os benefícios flexíveis

Ao entender os resultados da pesquisa sobre os benefícios e após encontrar as melhores opções para atender às necessidades dos profissionais, o ideal é divulgar na empresa sobre os novos benefícios flexíveis que estarão disponíveis aos trabalhadores. 

Mensuração dos resultados

Após um determinado período de uso dos benefícios, o RH pode mensurar os resultados conquistados pelas mudanças nos pacotes oferecidos. Verifique se os índices de clima, cultura e satisfação com os benefícios melhoraram! 

Quais são os benefícios flexíveis?

Existem diversos tipos de beneflex disponíveis no mercado capazes de atender, de forma personalizada, cada necessidade pessoal dos colaboradores. Veja algumas das opções: 

1. Benefício corporativo de desconto

Esse benefício oferece uma plataforma online com descontos em restaurantes, farmácias, terapia, cursos, academias, e-commerces e muito mais. A Allya é uma empresa que oferece esse benefício corporativo de desconto e bem-estar financeiro. 

2. Cobertura de despesas para home office

Valor em dinheiro ou depositado em um cartão para o funcionário pagar os gastos causados pelo trabalho remoto, como Wi-Fi, luz e telefone.

3. Cartão flexível

Funciona como um cartão de crédito para ser usado em despesas pessoais, como alimentação, saúde, mobilidade e outras categorias. 

Você percebeu as vantagens oferecidas pelo beneflex? Então, ofereça na sua empresa para ter os retornos positivos que esse benefício entrega aos colaboradores e para a sua empresa!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *