Como fazer uma pesquisa de satisfação sobre os benefícios?

Com certeza, você já ouviu falar sobre pesquisa de satisfação aplicada aos colaboradores da empresa, né? Os questionários mais comuns são sobre Clima Organizacional, satisfação com as atividades desenvolvidas, avaliação de eventos, entre outras. Mas você já aplicou a pesquisa de satisfação sobre os benefícios corporativos? Saiba mais a seguir! 

O que é uma pesquisa de satisfação sobre benefícios?

Esse tipo de pesquisa de satisfação é uma ótima ferramenta para conhecer o nível de contentamento dos funcionários com os benefícios corporativos oferecidos. 

Essa pesquisa pode ser elaborada com perguntas de alternativas ou descritivas para identificar quais os pontos positivos e os pontos negativos que podem ser melhorados em relação aos benefícios da empresa.

Sabemos que os benefícios são muito importantes na motivação e bem-estar dos trabalhadores. 

Esse item é um dos mais importantes na hora de escolher uma vaga de trabalho ou para manter o profissional em seu cargo na empresa. 

Portanto, para não sofrer com o turnover e insatisfação no trabalho dos funcionários, o ideal é aplicar essa pesquisa, no mínimo, a cada 6 meses. 

Por que uma pesquisa sobre os benefícios é importante?

É muito importante fazer uma pesquisa de satisfação personalizada sobre benefícios corporativos da sua empresa e nós podemos explicar o porquê. Veja:

  • Colaboradores satisfeitos com os benefícios são mais produtivos
  • Dificilmente um trabalhador contente com os benefícios se desligará da empresa por conta desse item.
  • Ao procurar saber o nível de contentamento dos profissionais sobre os benefícios mostrará que a empresa se importa com a opinião dos funcionários.
  • Se os benefícios ofertados não estão agradando os colaboradores, então a empresa poderá agir rápido para não perder dinheiro. 
  • Trabalhadores felizes com os benefícios são mais engajados na empresa. 
  • Os resultados das pesquisas ajudarão o RH a ser estratégico no oferecimento de benefícios corporativos atraentes e que visam seu bem-estar do colaborador. 

Como fazer uma pesquisa de satisfação sobre benefícios?

Preparamos um passo a passo de como criar uma pesquisa de satisfação sobre benefícios corporativos na sua empresa. Confira: 

  1. Faça um planejamento

Antes de começar a desenvolver o formulário faça um planejamento para identificar quais os objetivos da pesquisa

Estude também qual o melhor formato desse questionário (notas de “0 a 10”, “bom ou ruim”, “sim ou não”, etc). Além disso, avalie o melhor canal que essa pesquisa será enviada e se será aplicada online ou presencialmente. 

  1. Elabore perguntas objetivas

Para não ter erros na interpretação das respostas faça perguntas claras e objetivas.  Formule as perguntas com o time de RH e revise quantas vezes for necessário. 

Coloque as principais perguntas sobre os benefícios, como quais são os mais utilizados pelo colaborador, como os benefícios ajudam no dia a dia, se já sentiu alguma dificuldade para usar, se conhece todos os benefícios oferecidos pela empresa e quais gostaria de ter, por exemplo. 

  1. Divulgue a pesquisa de satisfação

Antes de aplicar o questionário, reúna todos da empresa para explicar como será aplicado, como funciona e quais os objetivos da realização da pesquisa.

Comunique para todos da equipe, fale sobre importância e divulgue em todos os canais de comunicação para estimular a participação de todos. Não esqueça de informar sobre a data de início e um prazo final para as respostas!

  1. Aplique o formulário

Agora é hora de colocar a pesquisa de satisfação sobre os benefícios em prática. Aplique o questionário aos colaboradores respeitando o prazo final do envio das respostas. 

Envie lembretes por e-mail para os colaboradores não perderem o prazo e coloque o RH à disposição para tirar quaisquer dúvidas a respeito da pesquisa. 

  1. Examine e divulgue os resultados

Estude os resultados de todos os formulários respondidos com ajuda de tecnologias que ajudem a gerar gráficos. 

Depois compartilhe os resultados com todos da empresa e informe que medidas serão feitas em relação aos pontos negativos.

  1. Faça as possíveis melhorias 

Observe os pontos a serem melhorados e veja o que pode ser feito dentro do seu orçamento e contratos fechados com as empresas de benefícios. 

Se sentir que faltam benefícios de bem-estar financeiro que ajudam o colaborador a economizar, então entre em contato com a Allya para melhorar a satisfação dos funcionários. 

Gostou de saber como criar e aplicar uma pesquisa de satisfação sobre benefícios corporativos? Compartilhe nas suas redes sociais!

Posts Recentes

Categorias

Amanda Miquelino

Amanda Miquelino

Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

document.getElementsByName('comment')[0].placeholder='Seu comentário aqui...'; document.getElementsByName('author')[0].placeholder='Nome (obrigatório)';