Como aumentar o engajamento no trabalho? 10 ações eficientes!

O engajamento no trabalho pode trazer muitos benefícios para a empresa, como funcionários que trabalham com dedicação, motivação e satisfação no dia a dia. Porém, engajar esses colaboradores não é uma tarefa fácil para o RH, mas é possível!

Por isso, nós da Allya vamos mostrar o guia definitivo para sua empresa engajar os profissionais. Continue a leitura e confira! 

O que é engajamento no trabalho?

O engajamento no trabalho é um indicador do sucesso dos profissionais que se empenham diariamente para o desenvolvimento e crescimento da empresa. 

Em outras palavras, podemos dizer que o engajamento no trabalho é uma ação desenvolvida pelos colaboradores que entendem seu papel na empresa e realizam seu trabalho da melhor forma

Portanto, ele está relacionado com a valorização diária das atividades de trabalho e motivação profissional. Por isso, esse indicador não deve ser comprado, mas sim, conquistado pela empresa.

Por que é importante engajar o funcionário?

O engajamento no trabalho ainda não é uma pauta relevante em várias empresas, mas deveria ser!

É importante colocar o engajamento dos colaboradores como uma das prioridades do RH, já que esse indicador contribui com o desempenho da empresa. Afinal, profissionais engajados são mais esforçados, aprendem mais rápido e são mais criativos no dia a dia. 

Além disso, esses colaboradores se tornam embaixadores da sua empresa e melhoram o employer branding, gerando uma percepção positiva do mercado a respeito do local em que trabalham.

Sem contar que a taxa de absenteísmo (faltas no trabalho) e o índice do turnover (rotatividade de colaboradores) diminuem quando os profissionais estão engajados no trabalho. 

Como aumentar o engajamento dos trabalhadores?

Agora, vamos falar sobre as ações que devem ser realizadas na sua empresa para você engajar seus funcionários.

Lembre-se: engajar os colaboradores pode aumentar a produtividade, reduzir erros e desperdícios para sua empresa. Confira: 

Investir nas lideranças

É muito importante investir nas lideranças para ter equipes mais engajadas, motivadas e produtivas.

Portanto, ofereça programas de formação de líderes, treinamentos, mentorias, cursos e outros recursos para capacitar cada vez mais esses profissionais. 

O RH pode trazer feedbacks e diálogos com os líderes para identificar o que pode ser feito para contribuir pela boa liderança de cada time na empresa. 

Contribua pelo desenvolvimento individual do colaborador

Assim como os líderes precisam de incentivos para desenvolver cada vez mais seus trabalhos, os funcionários também precisam desse tipo de contribuição. 

Procure entender cada perfil profissional para incentivar o crescimento das habilidades individuais. É preciso ir além do plano de carreira do colaborador para incentivá-lo a enxergar o seu crescimento dentro da empresa. 

Ofereça um ambiente estimulante

O ambiente e o clima organizacional são fatores que impactam o engajamento no trabalho.

Se o ambiente e o clima forem pesados e negativos, provavelmente, a empresa não terá colaboradores engajados e estimulados no dia a dia. Por isso, invista em iniciativas que promovam um ambiente positivo, estimulante, colaborativo e feliz para criar boas relações entre os profissionais.

Crie um pacote de benefícios eficientes

Os benefícios corporativos também são incentivos que colaboram com o engajamento profissional. Porém, os benefícios tradicionais já não são mais atraentes para as novas gerações, que estão em busca de benefícios mais eficientes e flexíveis. 

Portanto, procure oferecer benefícios que impactam positivamente o dia a dia do colaborador, como a plataforma de desconto da Allya que faz o funcionário economizar na alimentação, saúde, cursos, lazer, entretenimento e muito mais. 

Estimule o crescimento profissional

Para engajar os colaboradores é preciso estimular o crescimento profissional dentro da empresa. 

Para isso, observe os funcionários e identifique quais são as motivações que os fazem permanecer no cargo. Além disso, ofereça oportunidades de crescimento, incentive a criatividade, escute o que ele tem a dizer, disponibilize projetos novos e diferentes desafios diariamente.  

Avalie o engajamento regularmente

Tente sempre medir o nível de engajamento profissional de cada funcionário na empresa para identificar se está aumentando ou diminuindo. 

Você pode fazer pesquisas para descobrir se os colaboradores estão engajados e motivados durante a rotina de trabalho. Com os resultados em mãos, faça relatórios sobre engajamento e compare com o período anterior para verificar se o engajamento melhorou ou piorou.

Estimule a cultura dos feedbacks

Os feedbacks positivos e negativos apresentam o poder de engajar os funcionários se forem realizados da maneira correta e com frequência. 

Portanto, incentive as lideranças a dar feedbacks sempre que o colaborador conseguir bons resultados ou quando algo precisa ser melhorado — sendo eles positivos ou negativos farão o profissional se concentrar mais no seu trabalho para buscar sempre o seu melhor

Tenha uma comunicação transparente

Conversas de corredor na empresa podem desmotivar os funcionários por conta da falta de clareza na comunicação corporativa.

Assim, evite esse tipo de situação oferecendo uma comunicação transparente para evitar ruídos entre os colaboradores. Quando o profissional sabe uma informação em primeira mão pelas lideranças, RH ou donos da empresa, o ambiente se torna mais seguro e confiante. 

Promova o bem-estar dos funcionários

Uma pesquisa realizada pela Consultoria Global AON mostrou que as prioridades das empresas mudaram nos últimos tempos: 

  • 32% das empresas querem criar programas de bem-estar emocional;
  • 31% querem oferecer programas de saúde física;
  • 23% desejam promover o bem-estar financeiro dos colaboradores.

A preocupação com o bem-estar dos funcionários é uma tendência de RH 2021 que chegou para ficar.

Portanto, procure criar programas para promover esses 3 pilares do bem-estar (mental, físico e financeiro) para melhorar o engajamento dos colaboradores. 

 Utilize a tecnologia a favor da empresa

O tech é pop! As tecnologias estão presentes em todas as áreas da empresa, desde plataforma de parcerias para aumentar a produtividade e tempo do RH, até a folha de ponto eletrônico digital, por exemplo.

Então, busque as tecnologias inovadoras no mercado para oferecer a todos dentro da empresa, a fim de manter o engajamento mais elevado. Elas melhoram a produtividade dos colaboradores e tornam os trabalhos mais otimizados e eficientes. 

Lembre-se: essas ações precisam ser atualizadas constantemente para não perder o engajamento dos funcionários com o tempo.

O que achou das nossas ações para aumentar o engajamento no trabalho? Comece a colocar em prática já!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *