5 ideias para motivar os colaboradores da sua empresa!

Muitas empresas acham que apenas o salário pode motivar ou desmotivar os funcionários, mas estão bem enganadas! O estresse, cansaço, problemas financeiros, entre outras dificuldades atrapalham a motivação e o bem-estar do profissional no trabalho.

Pensando nisso, nós da Allya vamos contar algumas ideias para motivar os colaboradores que vão muito além de um salário. Confira abaixo!

Ideias de sucesso para motivar os colaboradores

“O que o RH pode fazer para motivar os funcionários?” Com certeza, você já fez essa pergunta para você e sua equipe em algum momento da carreira! 

Afinal, o time de Gestão de Pessoas no setor de Recursos Humanos está sempre buscando criar ações ou oferecer benefícios que aumentem a motivação e o bem-estar dos funcionários, mas nem sempre conseguem deixá-los mais felizes e satisfeitos na rotina de trabalho. 😔

Portanto, veja algumas dicas para motivar os colaboradores e mantê-los felizes na empresa sem precisar que busquem outra oportunidade de trabalho por falta de motivação. 

1. Gere mais oportunidades

Muitos funcionários procuram outro trabalho quando não enxergam mais oportunidades de crescimento dentro da empresa. Então aquele tal de turnover aumenta, sabe?

Sendo assim, busque oferecer espaço para crescimento profissional (e pessoal) para aumentar a motivação e reter os talentos na empresa.

2. Ofereça um ambiente inclusivo

Locais de trabalho que não oferecem programas de inclusão e um ambiente mais diverso não sabem o que estão perdendo! 👀

O colaborador tende a melhorar seu desempenho e engajamento quando trabalha em empresas que criam programas de inclusão e possuem um ambiente mais inclusivo. 

Além disso, uma pesquisa da McKinsey & Company comprovou que as empresas que se preocupam com a inclusão social no mercado de trabalho podem ter resultados financeiros até 21% melhores em relação às empresas que não se preocupam com o tema. 

3. Crie um espaço de lazer ou descanso

Com o objetivo de relaxar os profissionais e mantê-los mais motivados, as empresas podem criar um espaço de lazer para descontrair em tempos livres. 

Sendo assim, invista em sofás confortáveis e puffs fofinhos também são ótimos para os colaboradores descansarem alguns minutinhos depois do almoço. 

Ah, mas como motivar os colaboradores em home office? Bom, existem várias ações para motivar a equipe à distância, como ginástica laboral remota, auxílio para terapia online, bate-papo por videoconferência, entre outras. 😉

4. Invista no conhecimento

Nada é mais duradouro que o conhecimento! Então invista em cursos, palestras, livros, entre outras ações que contribuam para o conhecimento dos seus colaboradores. 

Programas de bem-estar financeiro dentro da empresa também são uma ótima forma de falar sobre educação financeira e, consequentemente, reduzir os problemas com dinheiro que impactam diretamente a motivação e produtividade dos colaboradores.

5. Faça um onboarding de sucesso

Sabia que é possível motivar sua equipe gastando pouco? Sim! Portanto, seja criativo e faça um onboarding bem maneiro para apresentar a empresa e as equipes. 

Além disso, você pode mostrar o perfil do contratado na página do LinkedIn da empresa, montar um “kit de boas-vindas”, decorar a mesa para comemorar sua chegada, entre outras atitudes que são econômicas, mas valem muito para o novo integrante. 

O que achou das nossas ideias para motivar os colaboradores? Compartilhe nas suas redes sociais e comente qual você já fez ou tem vontade de fazer na sua empresa!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *