Bem-estar emocional e Cultura Organizacional: entenda a relação!

No último evento promovido pela Allya, uma das palestras abordou a importância do bem-estar emocional dos colaboradores.

Camila Zoner, Sr. Account Manager da Zenklub, empresa de benefício de saúde mental, foi a palestrante que relacionou esse tema tão fundamental com a Cultura Organizacional e as gerações de colaboradores. Saiba mais a seguir!

O bem-estar emocional e a Cultura Organizacional 

Camila Zoner iniciou a palestra ressaltando que é impossível que as empresas olhem para a Cultura Organizacional sem olharem para o bem-estar emocional dos funcionários. 

A palestrante lembrou que a OMS (Organização Mundial da Saúde) já vinha alertando que a saúde emocional seria um tema indispensável em 2020. Porém, a pandemia adiantou essa questão e trouxe ainda mais foco nesse assunto, principalmente dentro das empresas.  

A Sr. Account Manager da Zenklub reforçou o que é Cultura Organizacional, tema do evento: “Quando nos referimos a um conjunto de valores, crenças, políticas internas, políticas externas em uma empresa e sobre o colaborador”. 

As diferentes gerações na empresa

Zoner também lembrou que as empresas são feitas por pessoas, portanto, o mercado de trabalho é um organismo muito vivo, que vem mudando muito conforme os últimos anos: “O mercado de trabalho há alguns anos era completamente diferente do mercado de trabalho atual”. 

Por isso, Camila informa que é muito importante que as empresas entendam as diferenças entre cada uma das gerações e o público que estão falando. 

Ela citou o livro “Capitalismo Consciente” para falar que cada vez mais as empresas estão repensando o seu papel como instituição dentro da sociedade: “Não é mais apenas sobre o lucro, mas como as empresas podem lucrar ajudando a sociedade e apoiando o desenvolvimento dos colaboradores. Além de zelar pelo bem-estar de todos e como podemos construir uma relação de confiança nesse sistema para que todos saiam ganhando”, indica. 

A Cultura Organizacional é o elemento-chave para conseguir ter esse tipo de transformação e para ser um agente de mudança na empresa, segundo Camila. 

Como cuidar da saúde emocional dos colaboradores?

Para finalizar, Zoner comentou a experiência na ZenKlub, que atende grandes empresas, e como está sendo interessante acompanhar a mudança em relação à saúde emocional em empresa.

“Cada uma tem seu momento, existem empresas que estão um pouco mais tímidas ainda e tentando entender, mas já vemos empresas que estão se dedicando cada vez mais com a saúde mental do colaborador”, conta Camila. 

A principal dica para as empresas que estão começando a cuidar do bem-estar emocional dos funcionários é: “o trabalho não é fácil, é árduo e requer dedicação diária e por um longo período, tanto por parte do RH, como por parte das lideranças”, avisa Zoner. 

Durante a palestra, Camila contou que a Zenklub teve um aumento de chamados das empresas pedindo ajuda sobre o que elas podem fazer em relação à saúde emocional do colaborador. 

Além disso, surgiram algumas solicitações do RH, principalmente com relação à visão que todos da empresa tem sobre esse setor: em resolver todos os problemas da companhia. 

Mas Camila alerta: “Esse processo demora um tempo e requer uma certa maturidade e o RH é um grande protagonista, que precisa comprar essa ideia. Mas não adianta apenas o líder falar alguma coisa, o líder precisa também dar o exemplo e fazer na prática”, finaliza.  

Assista ao vídeo completo do evento: 

O que a sua empresa está fazendo em relação ao bem-estar emocional dos funcionários? Pense a respeito sobre esse tema e procure empresas como a Zenklub e a Allya que oferecem benefícios de bem-estar aos seus colaboradores! 

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *