Ações de educação financeira na empresa: como implementar?

Sabia que ações de educação financeira implementadas na empresa podem motivar os colaboradores e aumentar a produtividade no trabalho? Isso mesmo! Por isso, nós da Allya vamos contar como realizar práticas que auxiliam os colaboradores a administrarem melhor suas finanças. Saiba mais a seguir! 

Afinal, quando o funcionário está com a vida financeira em dia, a concentração e a qualidade das entregas de trabalho tendem a aumentar. 

O que são ações de educação financeira?

Apesar das ações de educação financeira serem ainda pouco desenvolvidas nas empresas, o bem-estar financeiro dos colaboradores já vem sendo abordado como uma das principais tendências para o RH .

Por isso, já existem diversas ações que podem ser realizadas pelas empresas com o propósito de melhorar a vida financeira dos seus funcionários e ter retornos positivos para a companhia.

Sendo assim, as instituições que não realizarem ações voltadas sobre a educação financeira para o trabalhador podem sofrer com quedas de produtividade, maior rotatividade de profissionais, Clima Organizacional ruim, entre outros problemas. 

Como implementar ações de educação financeira?

Mas como inserir práticas voltadas à educação financeira dos colaboradores dentro da empresa? Nós vamos te ajudar com este passo a passo, logo abaixo: 

  1. Faça da educação financeira dos funcionários uma prioridade

Coloque a educação financeira na lista de prioridades do RH. Como dissemos, poucas empresas se preocupam com a relação dos trabalhadores com o dinheiro, então é preciso fazer diferente a partir de agora! 

É preciso pensar diferente e começar a levar a sério esse assunto que pode se tornar um grande problema na empresa, se você não der a devida atenção que merece. 

  1. Avalie o perfil financeiro dos profissionais

Mudada a mentalidade da equipe de RH e de todos da empresa a respeito da importância desse assunto, agora é hora de identificar o perfil financeiro dos seus colaboradores.

Faça uma pesquisa de bem-estar financeiro para descobrir se a empresa possui funcionários endividados, mais equilibrados, que apenas conseguem pagar as contas ou que estão realizando pequenos investimentos.

  1. Inicie o planejamento das ações

Neste passo, é preciso iniciar o planejamento das ações sobre educação financeira conforme os diferentes perfis que surgiram na pesquisa de bem-estar financeiro.  

Reúna a equipe de Recursos Humanos para identificar quais as possíveis práticas podem ser realizadas, como a criação de um Programa de Educação Financeira, Pacote de Benefícios Financeiros, entre outras ações. 

  1. Comece a colocar em prática 

Passado o planejamento, esse é o momento de começar a colocar em prática o que precisa ser feito para educar financeiramente os profissionais. 

Organize workshops, cursos, palestras e consultorias sobre finanças pessoais durante o Programa de Educação Financeira. 

Ofereça  benefícios corporativos que ajudam o trabalhador a lidar com os gastos do dia a dia, como a plataforma de descontos da Allya que disponibiliza diversas parcerias em diferentes segmentos para o colaborador economizar. 

  1. Analise o sucesso das ações realizadas 

Meça o sucesso da implementação das ações de educação financeira na sua empresa para identificar o que deu certo e o que pode ser aprimorado. 

Após um período de 6 meses, faça novamente a pesquisa de bem-estar financeiro para descobrir se os perfis dos funcionários mudaram. 

Além disso, aplique uma pesquisa de satisfação sobre benefícios financeiros que foram disponibilizados para descobrir se os profissionais conseguiram economizar e lidar melhor com o dinheiro. 

Agora você já sabe como implementar ações de educação financeira na sua empresa! Coloque nossas dicas em prática para ajudar os profissionais a alcançarem o bem-estar financeiro! 

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *