O que é quiet ambition e como evitar esse movimento na sua empresa

Na mesma linha do quiet quitting, a nova tendência corporativa que as empresas precisam ficar de olho é o quiet ambition. Esse movimento é uma mudança na motivação dos profissionais que agora valorizam outras pautas no lugar das metas de trabalho.

Esse novo desafio, impulsionado pela geração Z, promete mudar ainda mais a dinâmica empresarial. Por isso, as equipes de Recursos Humanos precisam estar de olho nessa tendência e aplicar as práticas certas para oferecer o melhor aos colaboradores!

Pensando nisso, nós da Allya desenvolvemos este artigo, em que você entenderá a influência dessa tendência e como a empresa pode se preparar para o quiet ambition!

O que é quiet ambition?

O “quiet ambition“, termo em inglês para ambição silenciosa, é uma tendência corporativa, em que os profissionais estão cada vez mais optando pela qualidade de vida no lugar do crescimento profissional.

Isso significa que, atualmente, virar um gestor ou diretor de empresa não é mais algo que esse público almeja.

Na verdade, a ideia de sucesso profissional está mudando e os talentos enxergam que ter saúde mental e tempo de qualidade com a família são itens mais importantes do que conquistas profissionais.

Portanto, as empresas precisam se atentar a essa tendência e procurar oferecer um ambiente de bem-estar aos funcionários para evitar uma grande lacuna de liderança no futuro.

Por que essa tendência está se tornando relevante?

O quiet ambition é um movimento que promete trazer mudanças e desafios para as empresas que não se preparam para ele. Esse movimento mexe com a motivação dos colaboradores, que hoje não enxergam mais vantagens nos cargos de liderança.

Segundo uma pesquisa da Visier, 62% dos profissionais atuais não desejam subir em cargos de liderança, e pretendem continuar em suas funções. A motivação para não almejar a liderança são muitas, mas as principais são:

  1. possibilidade de passar mais tempo com família e amigos (67%);
  2. mais saúde física e mental (64%);
  3. flexibilidade para viajar (58%);
  4. medo do estresse e pressão aumentar no trabalho (40%);
  5. não desejar ter cargas horárias maiores (39%).

Isso mostra que os profissionais estão valorizando mais a qualidade de vida no lugar dos objetivos de trabalho. No entanto, apesar do cenário parecer desafiador, existem formas de evitar o quiet ambition e fazer os novos talentos terem interesse na liderança!

💡 Descubra 5 dicas infalíveis para reter talentos na empresa!

Como evitar o quiet ambition?

O principal motivo do quiet ambition existir é porque hoje a motivação dos profissionais está voltada a qualidade de vida. Afinal de contas, as pessoas desejam trabalhar para ter mais conforto e bem-estar.

Assim, o que as equipes de Recursos Humanos podem fazer é encontrar formas de promover o bem-estar organizacional para os cargos de liderança, alinhando-se com o quiet ambition. Para saber como fazer isso, basta conferir as estratégias que dividimos com você:

1. Cuidar da saúde mental

Um ponto crucial para uma empresa passar pela tendência do quiet ambition da melhor forma é oferecer saúde mental para seus colaboradores. Com isso, eles conseguem lidar melhor com os desafios e até desenvolver sua inteligência emocional.

Para isso, a equipe de Recursos Humanos pode contar com benefícios corporativos que incentivem e facilitem o contato dos funcionários com profissionais de saúde mental.

A Allya, uma plataforma de bem-estar financeiro, oferece descontos em diversos serviços e produtos, incluindo terapias e outras atividades ligadas ao bem-estar mental.

Dessa forma, sua equipe pode ter o acesso facilitado às sessões com psicólogos para cuidar da saúde mental.

bem-estar mental Allya

2. Investir em formatos diferenciados de carreira

Uma empresa bem estruturada tem planos de carreiras para todos os cargos. Isso ajuda não apenas na hierarquia organizacional, mas também serve de incentivo para os colaboradores, pois mostra exatamente onde o trabalho deles pode levá-los.

Mas, em um cenário onde o quiet ambition é a tendência principal, pode ser interessante mudar o formato dos planos de carreira. Segundo a Visier, um dos motivos para a falta de interesse na liderança são as demandas administrativas que acompanham esse cargo.

Por isso, uma solução para esse obstáculo seria implementar uma carreira em Y, em que é possível escolher entre atividades técnicas e administrativas. Ou então optar pela carreira em W na qual as duas opções são possíveis.

Assim, o colaborador pode voltar a ter interesse em crescer na empresa, pois terá a chance de escolher o tipo de atividade a ser executada.

3. Ter mais flexibilidade

A flexibilidade é um dos benefícios mais procurados pelos profissionais. Isso acontece porque ela oferece mais qualidade de vida e permite que exista um equilíbrio entre vida pessoal e trabalho.

Por isso, é essencial que as empresas encontrem formas de oferecer flexibilidade no ambiente de trabalho. Isso pode ser feito com horários flexíveis ou até implementar a famosa jornada de 4 dias de trabalho!

Dessa forma, a empresa permite que o colaborador consiga equilibrar melhor suas demandas pessoais e profissionais, trazendo mais equilíbrio no dia a dia!

👉 Conheça 6 benefícios voltados para o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal!

4. Focar no clima organizacional

O clima organizacional é um indicador fundamental que toda equipe de Recursos Humanos acompanha. A partir dele, é possível saber como está o engajamento e motivação dos colaboradores enquanto realizam seu trabalho.

Acompanhá-lo ajuda a perceber quando é preciso que o RH melhore o clima organizacional a fim de motivar os funcionários. Além disso, ele ajuda a identificar tendências de comportamento.

Focar nessa métrica também ajuda no momento de reter talentos, já que os profissionais estão cada vez mais buscando empresas que tenham um ambiente de trabalho mais positivo.

Como oferecer bem-estar no ambiente de trabalho?

Até aqui você conferiu ótimas dicas para evitar a influência do quiet ambition. Um dos pilares principais é oferecer bem-estar no ambiente de trabalho para os colaboradores terem mais qualidade de vida e desejarem crescer profissionalmente.

Conte com a Allya para promover a saúde mental dos seus colaboradores que sofrem com o quiet ambition! Se você, profissional de RH, deseja oferecer bem-estar à sua equipe, então vai gostar de assinar a nossa newsletter

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *