Inteligência emocional: a sua importância para o desempenho no trabalho

Cuidar da inteligência emocional tem sido cada vez mais importante para o mercado de trabalho. Os dias agitados fazem com que muitas pessoas priorizem as obrigações da empresa e se esqueçam dos momentos de lazer. 

Quando isso acontece, muitas tendem a colapsar e transformar o ambiente de trabalho em um verdadeiro martírio. Além de não serem mais tão produtivas, também acabam por desenvolver problemas de saúde mental, a terceira maior causa de afastamento no trabalho segundo o Conselho Nacional de Saúde (CNS)

Assim, entender melhor as próprias emoções, bem como o momento certo para parar, é um passo fundamental para lidar com o dia a dia corporativo. 

Por isso, neste artigo, da Allya, explicaremos o que é inteligência emocional e como as empresas podem incentivá-la, se quiserem ter colaboradores mais saudáveis e com mais desempenho no trabalho. Confira! 

Afinal, o que é inteligência emocional?

Inteligência emocional é um conceito amplo da psicologia que se refere à capacidade das pessoas em considerar, compreender e gerenciar as suas próprias emoções. 

Nesse caso, ela é uma habilidade que pode ser desenvolvida e aprimorada ao longo da vida. Da mesma forma, envolve a capacidade de ter empatia pelo próximo, de se autoconhecer, ter autorregulação e motivação para o dia a dia.

Embora nem tudo esteja sob o nosso controle, ao obter inteligência emocional é possível identificar o que alguns sentimentos causam no nosso organismo. 

Dessa forma, consegue-se lidar com eles de maneira mais acertada, a fim de preservar tanto a saúde mental como as relações pessoais e no ambiente corporativo.

👉 Conheça os principais transtornos mentais relacionados ao trabalho!

foco no bem-estar Allya

Qual é a importância da inteligência emocional para o dia a dia corporativo?

Investir em inteligência emocional, portanto, é benéfico tanto para o bem-estar pessoal quanto para o sucesso no ambiente de trabalho das pessoas.

Ao gerir melhor as emoções, por exemplo, elas acabam por melhorar a gestão do estresse na empresa. Essa habilidade permite lidar com o sentimento de forma mais eficaz, assim como reduzir os impactos negativos que ele traz.

Também é possível obter melhores relacionamentos, criando um ambiente mais colaborativo e positivo. A compreensão pelo que o colega de trabalho está sentindo é facilmente identificada com a habilidade, sendo um ponto-chave para o bom relacionamento interpessoal.

A tomada de decisão, por sua vez, acaba mais eficaz já que a capacidade de avaliar e gerenciar emoções ajuda a tomar decisões ponderadas e racionais. Também fica mais fácil resolver conflitos de forma construtiva e evitar a famosa tensão no ambiente de trabalho.

Por fim, não se pode esquecer da motivação e produtividade que a habilidade traz ao ser humano. Ao se sentir bem mentalmente, as pessoas se mostram mais produtivas e motivadas a atingir as metas. Algo extremamente positivo para as empresas!

👉 Saiba diferenciar o estresse e Burnout!

Como o RH pode ajudar a desenvolver essa habilidade na empresa?

Quando os membros da equipe não conhecem suas próprias emoções, acabam com dificuldade em lidar com os desafios impostos pelo dia a dia corporativo. 

Dessa forma, suas ações são mais reativas e trazem situações desagradáveis que afetam o clima organizacional.

Assim, cabe ao RH, apostar na habilidade como uma boa ferramenta de controle do estresse da equipe. Para isso, no entanto, é necessário colocar algumas estratégias em ação como:

  1. oferecer treinamento e desenvolvimento sobre o assunto; 
  2. criar um ambiente de trabalho positivo e de apoio;
  3. promover a diversidade e a inclusão;
  4. oferecer feedback regular aos colaboradores;
  5. praticar mais a comunicação interna;
  6. oferecer benefícios corporativos que promovem o bem-estar geral, como a plataforma de bem-estar financeiro da Allya, que oferece milhares de descontos em todos os tipos de compras, inclusive em sessões de terapia online para cuidar da saúde mental e desenvolver a inteligência emocional. 

Agora você sabe o que o conceito significa e como o RH pode ajudar seus colaboradores. Se você quer ficar por dentro de todas as novidades sobre RH e bem-estar corporativo, assine a nossa newsletter!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *