Jornada de trabalho 4 dias: entenda como funciona, benefícios e qual o papel do RH 

Algumas empresas no Brasil já estão experimentando a jornada de 4 dias no trabalho, em vez dos habituais 5 dias. No entanto, as opiniões sobre essa prática variam, com argumentos a favor e contra.

Alguns argumentam que ela melhora a qualidade de vida no trabalho, enquanto outros dizem que reduz a produtividade das empresas.

A questão da semana de trabalho de 4 dias é controversa e levanta várias perguntas. Porém, uma coisa é certa: o setor de Recursos Humanos deve estar ciente desse assunto. Por isso, nós da Allya falaremos mais a seguir!

O que é jornada de trabalho 4 dias?

A jornada de trabalho 4 dias, como o próprio nome sugere, consiste em trabalhar apenas 4 dias por semana e ter 3 dias de descanso. Isso significa uma redução na carga horária semanal de 40 horas para 32 horas.

É importante esclarecer que essa mudança não envolve uma redução proporcional do salário. A proposta ao adotar a jornada de 4 dias é reduzir o número de horas trabalhadas, mantendo o mesmo salário.

Afinal, as pessoas precisam de um equilíbrio entre vida profissional e pessoal, uma boa saúde mental e satisfação com suas tarefas para atingir o máximo de sua capacidade produtiva.

Uma pesquisa realizada pela Reclaim.ai, revelou que apenas 12% dos funcionários são plenamente produtivos no ambiente de trabalho.

Esse estudo analisou aproximadamente 2.000 profissionais em diferentes posições e identificou que algumas das principais causas desse problema são o estresse, a sobrecarga de trabalho e as interrupções constantes.

👉 Promoção da saúde mental dos funcionários: como o RH pode ajudar?

Como funciona a jornada de trabalho 4 dias?

Com a jornada de trabalho 4 dias, uma empresa pode optar por uma semana de segunda a quinta-feira, com um dia de folga na sexta-feira, ou até mesmo distribuir as horas de trabalho ao longo de quatro dias não consecutivos, por exemplo.

Com menos dias para completar suas tarefas, os colaboradores muitas vezes encontram maneiras de otimizar sua produtividade durante o horário de trabalho. Isso pode incluir uma maior concentração em suas atividades, redução de distrações e uma abordagem mais focada em metas e objetivos.

Além disso, a jornada de trabalho 4 dias pode promover uma cultura de flexibilidade. Algumas empresas permitem que os funcionários escolham seus dias de folga, desde que as necessidades operacionais sejam atendidas.

Isso permite que os trabalhadores adaptem sua agenda de trabalho de acordo com suas preferências pessoais e compromissos fora do trabalho, o que pode levar a uma maior satisfação no trabalho e uma redução do estresse.

No entanto, para que a jornada de trabalho 4 dias funcione efetivamente, é necessário que as empresas criem sistemas de comunicação bem claros.

Isso garante que os projetos não sejam prejudicados pela redução do tempo de trabalho e que o time esteja alinhado com as expectativas e metas da empresa.

Quais são os benefícios da jornada de trabalho 4 dias?

A implementação da semana de trabalho de quatro dias pode trazer uma série de benefícios tanto para os funcionários quanto para as organizações. 

Entre os principais benefícios, estão:

Melhoria no equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

Uma semana de trabalho mais curta permite que os colaboradores tenham mais tempo para dedicar a atividades pessoais, familiares e de lazer. Isso pode reduzir o estresse e melhorar o bem-estar geral dos trabalhadores.

Aumento da produtividade

Embora possa parecer contraditório, muitos estudos mostraram que reduzir o tempo de trabalho pode, na verdade, aumentar a produtividade

Funcionários mais descansados e motivados tendem a trabalhar de maneira mais eficiente durante o tempo em que estão no trabalho, o que pode compensar a redução no número de dias trabalhados.

Redução do absenteísmo e da rotatividade de funcionários

Ao oferecer uma semana de trabalho mais curta, as organizações podem ver uma diminuição no absenteísmo e um maior engajamento de talentos. Pessoas que se beneficiam de um melhor equilíbrio entre trabalho e vida pessoal são mais propensas a permanecer na empresa a longo prazo.

Atração de talentos

Oferecer uma semana de trabalho de quatro dias pode ser um diferencial competitivo na atração de novos talentos. Muitos profissionais valorizam a flexibilidade e o tempo livre tanto quanto a remuneração, e uma semana de trabalho mais curta pode ser um atrativo poderoso.

Quais países adotaram a jornada de trabalho 4 dias?

São exemplos de países que adotaram a semana de 4 dias:

  • Brasil
  • Reino Unido
  • Espanha
  • Japão
  • Nova Zelândia
  • Bélgica.

Brasil

A empresa Zee.Dog adotou a jornada de trabalho de 4 dias desde março de 2020, visando melhorar a qualidade de vida e a produtividade dos funcionários. Esta mudança resultou em uma redução do estresse e um aumento na eficiência, seguindo o exemplo da Microsoft no Japão.

Reino Unido

Aproximadamente 60 empresas no Reino Unido participaram de um teste para reduzir a semana de trabalho para 4 dias, segundo o portal O Globo. Após o teste, muitas empresas optaram por continuar nesse modelo, observando um aumento significativo na receita e uma melhoria no equilíbrio entre trabalho e vida pessoal para os colaboradores.

Espanha

Na Espanha, o governo promoveu um projeto-piloto em centenas de empresas para testar a semana de trabalho de 4 dias, subsidiando os custos para as empresas participantes.

A empresa Delsol Software já experimentou essa mudança e observou uma redução de 30% nas faltas e atrasos dos funcionários.

Japão

A Microsoft liderou a iniciativa no Japão, implementando a semana de trabalho de 4 dias em agosto de 2019. Os resultados foram surpreendentes, com um aumento de 40% na produtividade dos funcionários. Além disso, observou-se uma redução significativa nos dias de folga e consumo de eletricidade no escritório.

Nova Zelândia

Na Nova Zelândia, empresas como Unilever e Perpetual Guardian foram pioneiras na implementação da semana de trabalho de 4 dias. Os resultados desses experimentos mostraram uma diminuição do estresse, um aumento na satisfação no trabalho e um melhor equilíbrio entre trabalho e vida pessoal para os funcionários.

Bélgica

A Bélgica aderiu à semana de trabalho de 4 dias, oferecendo aos trabalhadores a opção de condensar as 38 horas de trabalho semanais em 4 dias. Essa mudança faz parte de um pacote de reformas para promover um melhor equilíbrio entre vida e trabalho, permitindo aos trabalhadores desconectar-se completamente dos dispositivos de trabalho sem medo de punição.

Como testar a semana de 4 dias no seu time?

Se você se interessou pela jornada de trabalho 4 dias, então saiba o que o profissional de RH precisa fazer para adaptar esse novo modelo de trabalho na sua empresa. Abaixo:

Realizar a implementação

A área de Recursos Humanos deve assumir o papel de defensor principal da transição para a semana de 4 dias e liderar o processo de implementação. Isso envolve educar os funcionários sobre os benefícios da mudança e abordar suas preocupações.

Comunicar os colaboradores

O RH precisa comunicar a mudança aos trabalhadores de forma clara e transparente. Isso inclui explicar os benefícios da transição, como ela funcionará e como afetará os funcionários.

Monitorar o progresso

O RH deve acompanhar de perto o progresso da mudança para garantir que ela esteja alcançando seus objetivos. Isso envolve coletar feedback dos profissionais e realizar avaliações regulares.

Oferecer benefícios corporativos de bem-estar

Como os colaboradores terão mais tempo para equilibrar suas vidas pessoais e profissionais, o RH pode considerar oferecer benefícios que promovam o bem-estar e a qualidade de vida. 

Para aproveitar o tempo de descanso da jornada de 4 dias, é possível incluir iniciativas como a plataforma de bem-estar financeiro da Allya, que oferece diversos descontos em todos os tipos de compras, incluindo opções de cultura e lazer, como cinema e parques.

Ficou interessado em implementar a jornada de 4 dias na sua empresa? Conte com o benefício da Allya para promover mais bem-estar e qualidade de vida aos seus colaboradores. Assine a nossa newsletter para receber mais conteúdos como esse!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *