Jornada de 4 dias: o que é, benefícios e qual o papel do RH 

Algumas empresas no Brasil já estão experimentando a jornada de 4 dias no trabalho, em vez dos habituais 5 dias. No entanto, as opiniões sobre essa prática variam, com argumentos a favor e contra.

Alguns argumentam que ela melhora a qualidade de vida no trabalho, enquanto outros dizem que reduz a produtividade das empresas.

A questão da semana de trabalho de 4 dias é controversa e levanta várias perguntas. Porém, uma coisa é certa: o setor de Recursos Humanos deve estar ciente desse assunto. Por isso, nós da Allya falaremos mais a seguir!

O que é jornada de 4 dias no trabalho?

A jornada de 4 dias, como o próprio nome sugere, consiste em trabalhar apenas 4 dias por semana e ter 3 dias de descanso. Isso significa uma redução na carga horária semanal de 40 horas para 32 horas.

É importante esclarecer que essa mudança não envolve uma redução proporcional do salário. A proposta ao adotar a jornada de 4 dias é reduzir o número de horas trabalhadas, mantendo o mesmo salário.

Afinal, as pessoas precisam de um equilíbrio entre vida profissional e pessoal, uma boa saúde mental e satisfação com suas tarefas para atingir o máximo de sua capacidade produtiva.

Uma pesquisa realizada pela Reclaim.ai, revelou que apenas 12% dos funcionários são plenamente produtivos no ambiente de trabalho.

Esse estudo analisou aproximadamente 2.000 profissionais em diferentes posições e identificou que algumas das principais causas desse problema são o estresse, a sobrecarga de trabalho e as interrupções constantes.

👉 Promoção da saúde mental dos funcionários: como o RH pode ajudar?

Colaboradora usufruindo de benefícios de lazer

Benefícios da semana de 4 dias

Podemos elencar os principais benefícios da jornada de 4 dias, a seguir:

  • Economia de custos: com um dia de trabalho a menos por semana, as despesas com conta de energia, água e manutenção da empresa são reduzidas. 
  • Aumento da produtividade: funcionários com um equilíbrio entre vida pessoal e profissional tendem a ser mais produtivos do que aqueles que fazem horas extras constantemente.
  • Gestão eficiente do tempo: com menos dias de trabalho, os colaboradores precisam focar mais nas suas tarefas.
  • Qualidade de vida: a semana de trabalho mais curta proporciona mais tempo para a vida pessoal, atividades de lazer e hobbies.

O que o RH pode fazer pela semana de 4 dias?

Se você se interessou pela jornada de 4 dias, então saiba o que o profissional de RH precisa fazer para adaptar esse novo modelo de trabalho na sua empresa. Abaixo:

1. Realizar a implementação

A área de Recursos Humanos deve assumir o papel de defensor principal da transição para a semana de 4 dias e liderar o processo de implementação. Isso envolve educar os funcionários sobre os benefícios da mudança e abordar suas preocupações.

2. Comunicar os colaboradores

O RH precisa comunicar a mudança aos trabalhadores de forma clara e transparente. Isso inclui explicar os benefícios da transição, como ela funcionará e como afetará os funcionários.

3. Monitorar o progresso

O RH deve acompanhar de perto o progresso da mudança para garantir que ela esteja alcançando seus objetivos. Isso envolve coletar feedback dos profissionais e realizar avaliações regulares.

4. Oferecer benefícios corporativos de bem-estar

Como os colaboradores terão mais tempo para equilibrar suas vidas pessoais e profissionais, o RH pode considerar oferecer benefícios que promovam o bem-estar e a qualidade de vida. 

Para aproveitar o tempo de descanso da jornada de 4 dias, é possível incluir iniciativas como a plataforma de bem-estar financeiro da Allya, que oferece diversos descontos em todos os tipos de compras, incluindo opções de cultura e lazer, como cinema e parques.

Ficou interessado em implementar a jornada de 4 dias na sua empresa? Conte com o benefício da Allya para promover mais bem-estar e qualidade de vida aos seus colaboradores. Assine a nossa newsletter para receber mais conteúdos como esse!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *