Descubra como reter talentos com a entrevista de permanência 

Neste post, vamos falar como reter talentos com a ‘entrevista de permanência’. Se você não sabe o que é esse tipo de prática e nem como realizar com os colaboradores da sua empresa, então leia esse artigo completo. Confira a seguir! 

Aumento das taxas de demissão

Antes de saber como reter talentos com a entrevista de permanência, nós precisamos falar sobre o aumentos das taxas de desligamentos nos últimos anos.

No Brasil, todos os meses, quase 500 mil trabalhadores pedem demissão do emprego que tinham, mesmo em meio a uma crise econômica e sanitária, além da alta taxa de desemprego. 

O dado foi divulgado no site Você S/A, realizado pelo estúdio de inteligência de dados Lagom Data.Esse número é o dobro do registrado nos anos anteriores à pandemia causada pela Covid-19.

Essas informações numéricas causam questionamentos em especialistas e, principalmente, nos integrantes dos setores de RH das empresas. Afinal, o que leva tantas pessoas a pedirem demissão?

Por que colaboradores pedem demissão? 

O aumento dos pedidos de desligamento, mesmo em momentos tão incertos como vivemos, faz os profissionais se questionarem sobre os motivos que levam as pessoas pedirem demissão.

Para você entender melhor, nós separamos quais são as principais razões pelas quais as pessoas largam seus empregos nos últimos anos. Veja abaixo: 

  • excesso de trabalho;
  • busca por melhores benefícios;
  • ganho de salário melhor;
  • ausência  de feedbacks;
  • desejam mudar para um ambiente corporativo mais saudável;
  • querem melhorar a saúde e o bem-estar;
  • preferência por oportunidades de trabalho remoto
  • desejo de mudar o modelo de trabalho para ter mais tempo livre;
  • sentem falta de desenvolvimento das habilidades;
  • vontade de empreender com suas empresas individuais;
  • começar em uma área diferente. 

Como reter talentos em meio aos pedidos de demissões? 

Agora que você sabe quais são os principais motivos que levaram muitos profissionais a pedirem demissão nos últimos tempos, quais são as melhores estratégias de retenção de talentos na empresa? Aprenda como evitar, a seguir.

1. Valorize seus funcionários

Se você quer aprender como reter talentos, então o primeiro passo é investir na valorização dos seus colaboradores.

Esse tipo de ação pode ser feita por todos na empresa, mas, principalmente pelos líderes e gestores no dia a dia. 

Por isso, converse com todos sobre a importância de reconhecer e valorizar o trabalho dos profissionais para mantê-los mais motivados e satisfeitos

2. Ofereça salários e benefícios competitivos

Impossível não associar o aumento de pedidos de demissão com a falta de salários e benefícios competitivos no mercado.

Portanto, o RH pode fazer um benchmarking para descobrir quais são os incentivos que os seus concorrentes oferecem aos colaboradores. 

Além disso, sua empresa precisa ir além da concorrência e oferecer salários e benefícios atraentes para reter os talentos em seus empregos.

Nossa dica é o benefício da Allya, que oferece descontos em diversas compras pessoais e para toda família, permitindo ao trabalhador ter mais economia de dinheiro

benefícios obrigatórios e flexíveis Allya

3. Ofereça qualidade de vida aos funcionários

Como podemos ver, nos últimos anos, os profissionais pediram demissão por falta de um ambiente de trabalho mais saudável, para cuidar da saúde mental e melhorar o bem-estar.

Por isso, muitas pessoas estão escolhendo as oportunidades de trabalho remoto para ter mais tempo livre e qualidade de vida. 

Veja se é possível implementar o home office ou o formato híbrido na sua empresa, além de oferecer day off e horários flexíveis. 

4. Invista na capacitação de lideranças

Se a sua empresa ainda não investe na formação de líderes, então você não está realizando ações que ensinam como reter talentos.

Por isso, ofereça cursos, treinamentos, consultorias e avaliações para o desenvolvimento de lideranças. 

Além disso, cuide da diversidade na sua empresa promovendo políticas que estimulem a liderança feminina, a fim de tornar um ambiente mais igualitário e saudável. 

Entrevista de permanência para reter talentos

Uma prática que ensina como reter talentos é a realização de uma entrevista de permanência, uma estratégia pouco utilizada dentro das instituições.

Esse tipo de entrevista permite uma conversa informal entre a liderança e os funcionários em alguns momentos do ano. 

Assim, ambos possuem a oportunidade para apontarem seus pontos sobre a satisfação geral no trabalho, as motivações a longo prazo, entre outros assuntos importantes sobre a permanência do trabalhador na empresa. 

Diante das circunstâncias que moldaram novos formatos de trabalho (home office ou híbrido), muitos profissionais se sentem desconectados das suas equipes e gestores.

Por conta disso, a entrevista de permanência deve se tornar a grande tendência no mundo corporativo nos próximos anos.

Perguntas para entrevista de permanência

Se você busca novas estratégias sobre como reter talentos, então pode realizar as entrevistas de permanência com os seus colaboradores em alguns períodos do ano.

O ideal é saber como os funcionários se sentem em relação ao trabalho pelo menos 1 vez a cada 3 meses. 

Temos algumas ideias de perguntas que podem ser feitas nesse tipo de entrevista. Confira, a seguir.  

  • Você se sente bem com o resultado do seu trabalho?
  • O que você mais gosta na empresa?
  • O que está faltando que poderia melhorar seu dia a dia?
  • Está com sobrecarga de trabalho?  
  • O que acha da nossa cultura organizacional?
  • Você vê seu futuro aqui na empresa?
  • Se fosse gestor, o que faria de diferente?
  • O que você indica para melhorar a motivação da equipe?
  • Digamos, hipoteticamente, que você queira sair da empresa no futuro — qual seriam os motivos para você pedir demissão?

Como fazer a entrevista de permanência?

Para ter resultados interessantes das respostas dos colaboradores durante esse tipo de entrevista, é recomendado escolher um lugar calmo e reservado para evitar situações constrangedoras.

Além disso, marque com antecedência e avise o motivo da conversa para não causar especulações e medo nos funcionários. 

Lembre-se que  os trabalhadores só vão comentar como se sentem sobre o trabalho com honestidade se o entrevistador passar segurança.

Assim, os profissionais podem falar livremente sobre as suas opiniões sem receio de perseguição e sabendo que o seu feedback será aceito.

E aí, gostou de saber como reter talentos na sua empresa? Conhecia a entrevista de permanência? Aproveite para assinar a nossa newsletter e receber mais dicas como essas! 

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *