RH Digital: os principais desafios e processos do setor na era digital

Com o avanço das tecnologias e criações de novas ferramentas digitais, todos os setores empresariais tiveram que passar por grandes transformações, inclusive a área de Recursos Humanos. Por isso, neste post do blog da Allya, nós iremos falar sobre RH Digital.

Continue a leitura e entenda quais são os desafios, processos operacionais antigos, benefícios ao digitalizar os processos e como implementar no departamento da sua empresa. Confira!

O que é RH Digital?

O RH Digital é uma evolução tecnológica que todas empresas estão passando. São novos meios de otimizar processos operacionais para deixar o setor mais eficiente, eficaz e conectado.

Se a sua instituição ainda não faz parte dessa transformação, você precisa começar a agir para sair na frente dos concorrentes e destacar sua empresa

Engana-se quem pensa que o RH Digital é apenas a implementação de novas tecnologias. Na verdade, essa mudança busca unir a cultura organizacional, clima organizacional, gestão de talentos, políticas de incentivo, processos otimizados e muito mais, em busca de eficiência e resultados.

O principal agente transformador é a inovação, a qual é capaz de impactar a empresa e promover melhorias contínuas nos processos de RH. 

Os principais desafios e processos do RH 

Apesar de 81% das empresas já considerarem o RH Digital algo “importante ou muito importante”, segundo uma pesquisa latino-americana da Deloitte, ainda existem muitos desafios e processos que precisam ser ultrapassados para alcançar a nova era. 

Além disso, 56% das empresas que participaram dessa pesquisa afirmaram que buscam transformar os processos por meio de novas tecnologias móveis e digitais. 

Saiba quais os principais desafios e processos, logo abaixo: 

1. Falha na busca por profissionais talentosos

Um dos grandes desafios para o RH é a contratação de novos colaboradores que se destacam.

Isso porque a mão de obra precisa ser mais preparada, qualificada e capaz de realizar atividades mais estratégicas com tecnologia e inovação. Afinal, existem diversos sistemas e processos dentro das empresas que se tornaram obsoletos.

Portanto, o departamento de RH precisa estar atento à mudança do perfil do profissional, buscando novos profissionais, desenvolvendo novos cargos e ações otimizadas para encontrar o perfil ideal. 

Solução tecnológica: já existem softwares que realizam o match de candidatos para o RH encontrar o candidato ideal para determinada vaga de trabalho. 

2. Ainda mantém gestão manual de parcerias 

Um grande desafio, ainda para muitos RHs, é a gestão de parcerias para oferecer descontos e fazerem os funcionários economizarem.

Porém, muitos profissionais de RH ainda vão até os comércios, fazem ligações sem sucesso ou enviam e-mails sem retornos. Assim, esses métodos ultrapassados fazem esse setor perder tempo, produtividade e dinheiro.

Além disso, esse tipo de processo manual não atrai novos colaboradores e desmotiva os funcionários.

Solução tecnológica: é possível oferecer milhares de descontos, sem a necessidade do RH ir até os parceiros. A plataforma de descontos da Allya disponibiliza um aplicativo com cupons em diferentes categorias para os trabalhadores escolherem onde querem economizar. 

3. Não consegue engajar os funcionários 

Outro desafio para o RH na era digital é saber como aumentar o engajamento dos funcionários

Afinal, esse índice está relacionado com a produtividade, motivação e satisfação dentro da empresa; pois, diariamente, a rotina e os conflitos internos entre os trabalhadores podem atrapalhar o engajamento das equipes. 

Uma alternativa do RH Digital é o uso das tecnologias para estimular a realização das atividades no dia a dia. 

Solução tecnológica: a gamificação oferece jogos e dinâmicas para aumentar o engajamento dos colaboradores e, consequentemente, elevar a produtividade e alcançar os objetivos da empresa.

4. Não sabe se comunicar com os colaboradores

Se comunicar de maneira precisa com todos os colaboradores nunca foi uma tarefa fácil para os profissionais de RH, não é mesmo?

Porém, sabemos que isso pode impactar o clima organizacional e a motivação em permanecer na empresa. Como consequência, os RHs se preocupam com o aumento da taxa de turnover, mas não sabem o que pode ser feito. 

Uma saída para esse desafio é o investimento em ferramentas digitais de comunicação. 

Solução tecnológica: o RH na era digital precisa saber quais são os aplicativos, mídias sociais, plataformas, softwares e outras tecnologias para melhorar a comunicação e o clima dentro da empresa. 

5. Não sabe como garantir produtividade e assiduidade dos profissionais

Por fim, outro desafio de processos do RH na era digital é a falta de controle da assiduidade e frequência dos colaboradores. Principalmente em tempos de home office ou sistema híbrido, em que muitas empresas ainda não sabem como administrar a produtividade e frequência dos seus funcionários.

Ainda existem RHs que preferem pontos de controle físico, em que os colaboradores informam seus horários de entrada e saída. Porém, esse processo já está ultrapassado e apenas contribui para um setor mais burocrático, manual e, por consequência, trabalhoso. 

Solução tecnológica: se o seu RH ainda precisa de um controle de assiduidade e frequência dos trabalhadores, então escolha softwares de controle de ponto digital para deixar o registro mais rápido e gerar grande economia de tempo.

As vantagens do RH Digital para sua empresa

Podemos citar diversos benefícios que o RH Digital contribui para sua empresa e colaboradores. Veja quais são:

  • melhora a rotina do departamento pessoal;
  • otimiza a comunicação interna;
  • simplifica o monitoramento de resultados;
  • desenvolve o recrutamento e seleção de talentos;
  • faz uma transformação digital na empresa;
  • atrai e retém colaboradores;
  • destaca a empresa no mercado de trabalho;
  • desburocratiza o RH;
  • digitaliza o setor ao guardar as informações na nuvem;
  • organiza o departamento.

Como implementar o RH Digital?

Agora que você entendeu melhor o que é RH Digital, seus principais desafios e processos que ainda impedem a digitalização desse setor, além das vantagens, é hora de buscar a implementação.

O primeiro passo é a descoberta dos processos que precisam ser modificados nessa área. 

Depois entenda os impactos que essa digitalização irá causar no RH e quais os esforços financeiros que precisam ser feitos para essa transformação.

Converse com seus superiores e com sua equipe sobre a importância da implementação do RH Digital na empresa. Também vale reforçar os benefícios que essa transformação digital pode fazer para a instituição e para os colaboradores. Mãos à obra! Para mais conteúdos como esse sobre RH Digital nas empresas, assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *