Gestão de tempo e produtividade na área de RH: como melhorar?

Tempo é dinheiro! Quem nunca ouviu ou falou essa frase alguma vez na vida, não é mesmo? Por isso, a gestão de tempo e produtividade é fundamental para organizar as atividades do dia.

Realmente, essas 3 palavrinhas juntas fazem muito sentido. Afinal, todo mundo reclama que não pode perder tempo porque é sinônimo de perda de dinheiro, principalmente nas empresas. 

Por isso, nós vamos contar como melhorar a gestão de tempo e produtividade no setor de Recursos Humanos. Confira!

O que é gestão de tempo e produtividade?

Você já procurou saber o que é gestão de tempo e produtividade? O que esses fatores podem colaborar para sua empresa, principalmente na área de RH?

Esse setor tem muitas atividades no dia a dia para atender as demandas de todos os colaboradores, fazer a empresa funcionar de maneira leve e produtiva e, ainda, criar um ótimo clima organizacional. 

Não está fácil para quem é do RH, hein? Mas seu dia pode ficar mais tranquilo se esse setor ganhar mais tempo e, consequentemente, produtividade. 

Assim, a gestão do tempo nada mais é do que um processo de priorização e organização do seu horário para realizar cada tarefa do dia a dia no trabalho. 

Ao realizar essa gestão, os profissionais ganham mais resultados como maior produtividade e eficiência na rotina diária.

Para que serve a gestão de tempo?

Se você está se perguntando para que serve a gestão de tempo, fique tranquilo. Nós iremos explicar. 

A gestão de tempo no trabalho serve para:

  • ter mais clareza nas escolhas do dia a dia para concluir todas as metas;
  • ser mais produtivo;
  • mais focado;
  • ter mais concentração. 

Dessa forma, o profissional pode concluir o expediente com mais tranquilidade e sem aquele sentimento de culpa em não realizar tudo o que precisava ser feito. 

Qual a importância da produtividade?

A produtividade dentro de uma empresa é um dos fatores mais importantes para medir o nível de motivação e satisfação dos funcionários.

Além disso, esse fator também diminui a rotatividade da empresa, porque os profissionais com alta produtividade estão mais motivados e não querem trocar de emprego.

Embora algumas pessoas associem a produtividade com uma produção em massa, na verdade, um bom planejamento e gestão de tempo contribuem para as melhores entregas de resultados. 

Portanto, ser produtivo é saber utilizar os recursos (muitas vezes tecnológicos) certos para atingir todas as metas. 

Como melhorar a gestão do tempo e produtividade no trabalho?

Agora que você viu a importância da gestão de tempo e produtividade, então qual a receita para alcançar esses pilares no RH?

Bom, vamos dar algumas dicas para deixar seu setor mais organizado e produtivo. Tudo o que um RH precisa, não é mesmo? 😍

1. Faça um planejamento estratégico

Uma das primeiras dicas para gerenciar o tempo e aumentar a produtividade é fazer um bom planejamento estratégico.

Faça um planning diário no começo de cada semana para saber as atividades que precisam ser realizadas. 

2. Divida as tarefas da melhor forma

Uma ótima maneira de gerir o tempo e ganhar produtividade é delegando as atividades de maneira correta para cada um da equipe. 

Procure não sobrecarregar os colaboradores e distribuir as responsabilidades a cada um para que o setor de RH seja mais sincronizado. 

3. Faça as reuniões necessárias

Nada de reunião que poderia ser um e-mail! Organize reuniões necessárias para terem conversas produtivas e objetivas. 

Afinal, o tempo desperdiçado pode fazer falta quando estiver com muitas demandas no final do dia. 

4. Use a tecnologia a seu favor

Se já usamos a tecnologia em tudo nas nossas vidas, então na área do RH não pode ser diferente. Portanto, corra atrás das ferramentas digitais que irão otimizar seu tempo e aumentar a produtividade da sua equipe. 

Uma dica de tecnologia aliada dos RHs nas empresas é a plataforma de descontos em diversas categorias para oferecer aos seus funcionários. 😉

Dessa forma, você não gasta seu tempo indo atrás de parcerias e descontos em academias, cursos, lojas, entre outros interesses dos seus colaboradores. 

E aí, o que achou das nossas dicas de gestão de tempo e produtividade para a área de RH da sua empresa? Compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais e com outros colegas de trabalho!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *