Como fazer a contratação de funcionário de outro estado ou cidade

A contratação de funcionário não é uma tarefa tão simples quanto parece. Afinal, a escolha certa pode trazer ótimos benefícios para a empresa, enquanto uma seleção errada pode aumentar a rotatividade na instituição. 

Além disso, cada vez mais é comum contratar profissionais de outros estados e cidades do Brasil. Quais práticas devem ser tomadas nesse esquema de contratação home office? Saiba mais a seguir!  

Contratação de funcionário remoto

A contratação de funcionário fora da cidade ou estado onde a empresa possui um escritório é uma ação muito comum nos dias atuais. 

Isso porque a pandemia nos mostrou ser possível trabalhar remotamente de qualquer lugar do país, às vezes, até do mundo. 

Chamado de teletrabalho, trabalho remoto ou home office, o formato remoto chegou mesmo para ficar. 

Portanto, o departamento de RH precisa tomar algumas medidas ao realizar a contratação de um colaborador a longa distância. Confira quais são, abaixo!

Como o RH deve cuidar da contratação de funcionários para o home office?

Veja algumas dicas para serem seguidas antes, durante e depois da contratação de trabalhadores que moram em diferentes locais do Brasil

1. Sinalização no anúncio da vaga

Se a vaga for remota, então deixe essa informação sinalizada no anúncio da vaga. Isso porque os candidatos de todos os lugares do país poderão se interessar e se candidatar.

Informe “Possibilidade de trabalho remoto” para que os profissionais de outros estados e cidades enviem seus currículos para sua empresa.

2. Cuide da Infraestrutura para o trabalho

Se o contratado para a vaga remota não possuir os equipamentos e a infraestrutura para a realização do teletrabalho, então ofereça e descreva o que será enviado a ele.

Além disso, veja como serão pagas as despesas de luz e internet para facilitar a vida financeira do trabalhador.

3. Defina a limitação dos horários de trabalho

É preciso respeitar os horários de trabalho dos colaboradores em home office, portanto, sinalize o horário de início e fim do expediente.

Se desejar ter mais controle sobre as horas trabalhadas, principalmente as horas extras, então contrate softwares de ponto eletrônico.

4. Ofereça benefícios eficientes

A oferta de benefícios precisa ser eficiente e compatível com a realidade e necessidade de cada colaborador, já que o estilo de vida é diferente em cada estado e cidade.

Portanto, uma ótima forma de atender todos os funcionários é entregando benefícios inteligentes e democráticos, como a plataforma de descontos da Allya.

Esse benefício oferece descontos em diversos parceiros online para o funcionário comprar de onde estiver. Além disso, o sistema de geolocalização indica os locais próximos do trabalhador, de qualquer lugar do Brasil.

5. Mantenha uma comunicação

É importante manter os funcionários remotos bem informados através de comunicados online ou reuniões virtuais.

Procure fazer um onboarding de boas-vindas para passar as informações mais relevantes para o início do seu trabalho.

Forneça acesso a plataformas de chat e redes sociais corporativas para os colaboradores de outros locais consigam se comunicar com todos os profissionais da empresa.

Coloque nossas dicas de contratação de funcionário de outros estados e cidades em prática para tornar o home office mais agradável! 

Posts Recentes

Categorias

Amanda Miquelino

Amanda Miquelino

Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

document.getElementsByName('comment')[0].placeholder='Seu comentário aqui...'; document.getElementsByName('author')[0].placeholder='Nome (obrigatório)';