Lista de prioridades do RH em 2021: ainda dá tempo!

Estamos no meio do ano, mas ainda tem muito chão pela frente! Por isso, se você ainda não completou a lista de prioridades do setor de Recursos Humanos, calma! Ainda dá tempo de realizar muitas melhorias na sua área e impactar positivamente o bem-estar dos colaboradores. Saiba mais! 

Lista de prioridades do RH

Você sabe quais são os itens da lista de prioridades do RH? Sabe como realizar todas as melhorias previstas para um ano inteiro?

Não tem problema se ainda não realizou essa lista ou se faltam muitos itens para completá-la. O ideal é dar tempo de finalizar o ano com todas as prioridades resolvidas. Saiba quais são elas, a seguir!

1. Saúde mental

Uma das principais prioridades do RH é a saúde mental dos colaboradores, principalmente por conta da pandemia. 

Um estudo do American Psychological Association (APA) confirmou que 2/3 dos trabalhadores relatam que os problemas de saúde mental prejudicaram seu desempenho profissional durante a pandemia Covid-19. 

Sendo assim, como a situação da pandemia ainda não está 100% recuperada e teremos que enfrentar ainda muitos desafios em um mundo pós-pandemia no futuro, o ideal é o RH cuidar do bem-estar mental dos profissionais como uma prioridade. 

2. Bem-estar financeiro

O bem-estar financeiro é o estado em que o ser humano consegue pagar suas contas tranquilamente, aproveita a vida como deseja, pode resolver emergências financeiras e ainda guardar dinheiro.

Infelizmente, esse estado não é o da maioria dos brasileiros. Uma pesquisa da Acordo Certo, empresa de renegociação de dívidas, realizada no final de 2020, mostrou que 75% dos entrevistados tiveram dificuldades em pagar suas contas.

Portanto, o RH precisa colocar o bem-estar financeiro como uma das prioridades ainda este ano. Para isso, nossa dica é oferecer benefícios financeiros que ajudam o colaborador a economizar o salário, como a plataforma de descontos da Allya

3. Trabalho remoto

Muitas empresas realizaram o esquema home office pela primeira vez em 2020, mas o ano de 2021 também começou com o trabalho remoto para a maioria delas, e tudo indica que irá continuar. 

Quem não colocou a adaptação do home office no começo da pandemia até hoje, então precisa ver o que precisa ser feito para melhorar o teletrabalho.

Verifique se os móveis e cadeira do colaborador são ideais para trabalhar, além de headphones, computadores e outros itens essenciais para desenvolver um ótimo trabalho em casa. 

4. Cuidados com a retomada ao trabalho presencial

Em contrapartida, existem algumas empresas que já voltaram ao trabalho presencial e outras que aguardam a sua vez de voltar. 

Porém, todo cuidado ainda precisa ser tomado para não trazer nenhum risco à saúde física e mental do funcionário.

A principal preocupação é a saúde dos trabalhadores nessa retomada, então o RH precisa cuidar desse retorno como uma das suas prioridades. 

5. LGPD no RH

Se a sua empresa e o seu setor ainda não seguem as regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), então é preciso correr atrás disso já!

Essa lei foi criada para empresas saberem a melhor forma de lidar com os dados sensíveis das pessoas. 

Como sabemos que a área de RH lida com diversos dados pessoais dos candidatos, funcionários e donos das empresas, o ideal é buscar uma adaptação do departamento com a LGPD. 

6. Uso da tecnologia

A internet nunca esteve tão presente na vida pessoal e profissional das pessoas. Portanto, procure meios de tecnologia que melhoram o dia a dia do setor de RH e dos colaboradores.

Uma ótima forma de digitalizar a gestão de parcerias e dar adeus às planilhas é a plataforma com milhares de descontos da Allya em um único lugar. 

Além de dar mais praticidade, organização e tempo para o departamento, ajuda o colaborador a mudar os hábitos financeiros e economizar o seu dinheiro. Legal, né?

7. Desenvolvimento de habilidades e competências

Uma pesquisa realizada pela Gartner, empresa de consultoria, mostrou que 85% dos líderes de RH informaram que os gestores da empresa não foram capazes de desenvolver seus funcionários.

É muito importante colocar o desenvolvimento de habilidades e competências como prioridade do departamento de gestão de pessoas. 

Busque maneiras de incentivar o progresso e o desempenho dos funcionários, como a oferta de benefícios de descontos em cursos profissionalizantes.  

8. Experiência do funcionário

Já cuidou da Experiência do Colaborador (Employee Experience) dentro da sua empresa? Pois é, se ainda não, então coloque na sua lista de prioridades de RH. 

Esse conceito ainda é pouco explorado nas empresas, mas já é desejado por muitos profissionais, principalmente os mais jovens no mercado

Promover a Experiência do Colaborador na empresa é uma nova prática para manter o engajamento lá no alto. Pense em práticas mais inovadoras para realizar já! 

Como definir as prioridades de RH?

Agora que você já sabe quais são as principais prioridades de RH que ainda podem ser realizadas em 2021, nós iremos mostrar como colocar isso em prática! Veja!

  • Utilize a tecnologia a seu favor

Para colocar essas prioridades de RH em prática você precisará contar com a ajuda da tecnologia. 

Existem diversas ferramentas digitais que podem ser suas aliadas nessa tarefa. Utilize sites e softwares de organização para ir classificando as listas de prioridades e sinalizando a conclusão. 

  • Delegue as tarefas corretas para cada profissional

Se o seu time de RH possui subdivisões, então o ideal é saber delegar a demanda ideal para cada funcionário. 

Os responsáveis pela gestão de benefícios podem cuidar da procura por empresas de benefícios corporativos que promovam o bem-estar mental, físico e financeiro, por exemplo. 

  • Monte e siga um cronograma

Se você deseja realizar todos os itens da nossa lista de prioridades de RH, então é preciso criar um cronograma e segui-lo. 

Marque as datas de conclusão de cada tarefa, o responsável pela execução e compartilhe com a sua equipe para todos estarem alinhados. 

Gostou da lista de prioridades de RH para fazer ainda em 2021? Então bora lá colocar a mão na massa porque ainda dá tempo! Conte com a ajuda da Allya! 💖

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *