Capacitação de funcionários: 8 vantagens desse investimento!

A sua empresa investe em capacitação de funcionários? Se ainda não, então é melhor começar a pensar nessa opção. Isso porque iremos contar as vantagens de oferecer estudos para os seus colaboradores.  Veja abaixo os benefícios desse investimento na educação dos profissionais! 

O que é capacitação de funcionários?

Capacitação de funcionários é um benefício oferecido pela empresa que deseja desenvolver o trabalhador através de cursos, aulas, workshops, palestras e outros meios de aprendizado. 

Apesar de muitos RHs acreditarem que a capacitação profissional beneficia apenas os colaboradores, é importante saber que a empresa se torna mais estratégica e contribui para o crescimento do negócio ao qualificar mais o seu quadro de funcionários. 

Afinal, profissionais mais capacitados produzem mais e entregam melhores resultados quando possuem conhecimento sobre as suas atividades.

A empresa pode investir um certo valor na qualificação dos colaboradores, mas os retornos positivos desse investimento trarão resultados satisfatórios.

Vantagens de investir na capacitação de colaboradores

Separamos alguns benefícios que vão te convencer que a capacitação profissional vale muito a pena. Confira a seguir: 

  1. Melhora a produtividade

Sem dúvida, ao investir na qualificação dos funcionários, a produtividade em geral aumenta consideravelmente. 

Isso porque a capacitação através dos estudos ajuda a desenvolver melhor as técnicas e processos no dia a dia de trabalho. 

Ao ganharem mais conhecimento nas aulas, o trabalhador irá colocar em prática o que aprendeu, se sentirá mais reconhecido pela empresa e mostrará que seu desempenho melhorou após os estudos. 

  1. Menor rotatividade de profissionais

Quando o RH oferece opções de capacitação  aos colaboradores, o número de demissões e troca dos integrantes das equipes podem diminuir, evitando a perda de tempo e dinheiro na contratação e ambientação de novos funcionários.

O trabalhador enxerga a oferta de qualificação como um estímulo para continuar se desenvolvendo profissionalmente dentro da instituição

Dessa forma, os pedidos de demissão não estarão relacionados com a falta de incentivo para o desenvolvimento profissional, já que a empresa oferece ajuda para o trabalhador buscar capacitação. 

  1. Melhoria dos níveis de qualidade

Quando o funcionário ganha mais qualificação para desenvolver suas atividades, o nível das entregas melhora consequentemente.

Durante os estudos, o colaborador irá aprender tudo o que for necessário para aprimorar ainda mais suas entregas diárias. 

Imagina ter toda uma equipe capacitada? As entregas serão maiores e o nível de qualidade dos trabalhos será mais satisfatório. 

  1. Reter talentos

A qualificação profissional incentivada pela empresa pode fazer os funcionários sentirem a vontade de continuar na instituição. 

Isso porque os cursos profissionalizantes realizados pelos colaboradores podem ser decisivos no desenvolvimento da carreira desses profissionais. 

A vontade de aprender mais e contribuir pela empresa para agradecer, além de determinação para ocupar cargos maiores dentro da empresa. 

  1. Atrai profissionais

De fato, oferecer capacitação aos funcionários é um ótimo diferencial no mercado e um grande atrativo para novos colaboradores. 

Ao informar nas descrições das vagas que a empresa disponibiliza benefícios de incentivo de educação, os profissionais podem se interessar em trabalhar com essa instituição. 

Por isso, se a sua empresa incentivar os estudos aos colaboradores, então será necessário destacar essa informação nos descritivos das vagas, nas entrevistas e dinâmicas de vagas de emprego. 

  1. Estimula a criatividade e inovação

Após muito tempo realizando as mesmas funções e longe dos estudos, os funcionários tendem a não entregar mais resultados incríveis e ideias diferenciadas. 

Porém, quando os cursos profissionalizantes instigam a criatividade e inovação dos colaboradores, as entregas podem trazer resultados diferentes. 

Após estudar e estimular o conhecimento, o ser humano tende a compartilhar seus aprendizados e busca entregar soluções diferenciadas para desenvolver processos repetitivos, por exemplo.  

  1. Diferencial competitivo

A oferta de qualificação profissional torna a empresa mais competitiva no mercado, já que não são todas as instituições que oferecem esse benefício para seu quadro de colaboradores. 

Os profissionais estão mais exigentes com as empresas em relação às vagas e benefícios corporativos na hora de escolher o local de trabalho. 

Portanto, as empresas sairão na frente da concorrência ao oferecer as melhores vantagens e incentivos para a educação e o bem-estar do trabalhador.

  1. Melhora o Clima Organizacional

O Clima Organizacional é medido por vários fatores, um deles é motivação e satisfação de fazer parte do time da empresa. 

Sendo assim, ao oferecer possibilidades de estudos para o colaborador, o engajamento e sentimento de pertencimento à instituição serão maiores. 

Consequentemente, os funcionários se tornam mais felizes e realizados por poderem estudar, mantendo o Clima Organizacional agradável.  

Quais tipos de cursos os funcionários podem realizar? 

Existem diversos tipos de cursos profissionalizantes para os colaboradores realizarem com incentivo da empresa. 

Como cursos de gestão de liderança, MBA, gestão estratégica, gerenciamento de projetos, gestão de pessoas, entre outros. 

Os cursos de idiomas também são muito bem-vindos nas empresas, já que aumentam as chances do profissional ocupar cargos maiores e gerenciar projetos que demandam conhecimento em outras línguas. 

Além disso,  as empresas podem oferecer benefícios que oferecem descontos para os estagiários, jovens aprendiz e colaboradores concluírem cursos universitários.

Como investir na capacitação dos profissionais?

Está decidido que irá investir na capacitação dos seus colaboradores? Então agora é só aprender como oferecer esse incentivo aos profissionais! 

Existem diversas formas de oferecer conhecimento e qualificar o seu quadro de funcionários. Uma das opções é oferecer treinamentos sobre os processos internos dentro da empresa. 

Mas a melhor forma é oferecer benefícios corporativos que possuem parceiros de educação para o colaborador escolher qual curso sente falta na sua formação profissional. 

A Allya oferece uma plataforma de descontos com parcerias com diversas escolas de idiomas, cursos profissionalizantes e universitários para os funcionários decidirem onde irão estudar. 

Esses parceiros oferecem ótimos descontos para que os trabalhadores possam estudar e, ao mesmo tempo, economizar o salário. Incrível, né?

Pense sobre essa opção e invista em benefícios corporativos que estimulam os estudos com boas oportunidades de descontos. Esse investimento valerá a pena para o colaborador e para a sua empresa! 

Agora você já conhece as vantagens de investir na capacitação de funcionários! Bora começar a incentivar seus colaboradores a estudar e economizar com descontos do benefício da Allya

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *