O que são benefícios financeiros? Quais oferecer ao colaborador?

A vida financeira de muitos brasileiros não está sendo fácil, principalmente nesse último ano. Muitas pessoas, mesmo com trabalho, ficam preocupadas com as suas finanças no dia a dia. Por isso, esse problema acaba se tornando uma preocupação para o RH, que percebe a desmotivação, baixa produtividade e perda de foco dos profissionais. 

Neste texto, vamos explicar o que são benefícios financeiros e como eles podem ajudar a empresa a lidar com as questões relacionadas ao dinheiro dos funcionários.  

O que são benefícios financeiros?

Se você quer saber o que são benefícios financeiros, então vamos lá! Esse tipo de benefício contribui especialmente para o bem-estar financeiro do colaborador. 

O bem-estar financeiro é a sensação de ter as finanças em dia, pagar todas as contas mensais, sobrar dinheiro no final do mês, aproveitar a vida e poupar para o futuro. 

Sendo assim, benefícios corporativos financeiros ajudam nas despesas diárias do funcionário para ele alcançar o tão sonhado bem-estar financeiro. 

Geralmente, esses benefícios estimulam a economia nos gastos essenciais e de consumo, além do ganho da consciência financeira. 

Sinais dos colaboradores com problemas financeiros

Como o RH pode descobrir que os funcionários estão com problemas financeiros? A melhor maneira é aplicando uma pesquisa de bem-estar financeiro para saber como os profissionais lidam com as finanças. 

Mas alguns sinais podem indicar que os trabalhadores estão passando por problemas de dinheiro. São eles: 

  • Recebem muitas ligações de cobrança por telefone.
  • Precisam se ausentar do trabalho para pagar contas que estão prestes a vencer ou que já venceram.
  • Reclamam sempre da falta de dinheiro, mesmo após receber o salário e da renovação dos benefícios.
  • Estão mais estressados e irritados no dia a dia de trabalho. 
  • Pedem dinheiro emprestado aos colegas. 
  • Faltam ao trabalho para resolverem pendências financeiras. 
  • Chegam atrasados na empresa porque teve que resolver algum problema relacionado com o dinheiro. 
  • O rendimento profissional cai consideravelmente. 

Quais benefícios financeiros oferecer aos colaboradores?

Em 2020, entre os benefícios corporativos mais desejados pelos profissionais, o benefício de bem-estar financeiro foi um dos apontados, segundo a Society for Human Resource Management (SHRM).

Portanto, veja quais as melhores opções de benefícios financeiros para oferecer na sua empresa: 

  1. Plataforma de descontos em compras

Comprar economizando vale muito a pena! A plataforma de descontos é um benefício financeiro que ajuda o colaborador a gastar menos para economizar o seu salário. 

A Allya oferece essa plataforma de descontos em mais de 30 mil parceiros de diversos segmentos, como farmácias, cursos, academias, lojas, restaurantes e muito mais. 

  1. Programa de orientação financeira 

A educação financeira ainda é um assunto desconhecido para muitos brasileiros, já que não é discutido nas escolas e nem dentro das empresas. 

Por isso, o RH pode montar um programa de educação financeira com cursos, workshops, palestras, grupos de discussão, consulta individual com especialista em finanças e muito mais. 

  1. Benefícios financeiros que incluem a família

Se economizar é bom, imagina economizar em família? O RH pode oferecer benefícios financeiros que incluem as famílias dos trabalhadores. 

Como? Existem diversas opções no mercado de benefícios, como viagens de lazer, auxílio-creches e auxílios emergenciais em caso de doença. 

O benefício de desconto da Allya também é uma ótima opção nesse caso, já que não possui limite de uso dos cupons, então o funcionário pode utilizar e oferecer também o mesmo desconto para alguém da família. 

Quais as vantagens dos benefícios financeiros? 

Viu como os benefícios financeiros podem ajudar os colaboradores com problemas financeiros na sua empresa? 

E ainda podemos reforçar isso com as vantagens que eles oferecem: 

RH, agora você sabe o que são benefícios financeiros e como eles podem ajudar os colaboradores da sua empresa. Conte com o benefício da Allya! 💸

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *