No mundo empresarial de hoje, muita gente foca em eficiência e produtividade que esquece de um ingrediente fundamental: a felicidade corporativa.
Nada de pensamento utópico! Promover o bem-estar e a satisfação no ambiente profissional não só deixa tudo mais leve, mas também é um super impulsionador para criar equipes engajadas e para a empresa atingir seus objetivos.
Neste artigo, nós da Allya, falaremos porque a felicidade é tão importante no meio corporativo. Vamos mostrar como investir no sorriso dos funcionários não só deixa o clima mais positivo, mas também é uma jogada estratégica que fortalece os alicerces do sucesso da empresa.
O que é felicidade corporativa?
A felicidade corporativa refere-se ao estado de satisfação, bem-estar e contentamento dos colaboradores dentro de um ambiente de trabalho.
Isso acontece quando a empresa cria aspectos como a cultura organizacional, relacionamentos interpessoais, reconhecimento profissional, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, além do senso de propósito e realização no trabalho.
Empresas que buscam promover a felicidade corporativa geralmente investem em estratégias que visam melhorar o ambiente de trabalho e o engajamento das equipes, contribuindo para um clima organizacional mais positivo e produtivo.
Além da contribuição pela felicidade corporativa durante a rotina do dia a dia, esse conceito também colabora pelo bem-estar físico, mental e financeiro dos profissionais.
Por que a felicidade corporativa é tão importante?
A felicidade corporativa garante uma série de vantagens para os colaboradores e para a instituição, como:
- aumento da retenção de talentos;
- diminuição do absenteísmo;
- maior engajamento e entusiasmo;
- oferta de qualidade de vida no trabalho;
- promoção ao bem-estar mental, físico e financeiro;
- aumento de produtividade;
- melhora o clima organizacional;
- contribui para a cultura da empresa.
Fatores que trazem felicidade no trabalho
Segundo um estudo publicado na Harvard Business Review, colaboradores mais felizes são 31% mais produtivos, 85% mais eficientes e 300% mais inovadores.
Portanto, conheça alguns fatores que trazem a felicidade para o ambiente corporativo e vida pessoal dos trabalhadores. São eles:
- ter a felicidade como uma das prioridades do RH;
- estimular o reconhecimento;
- criar laços e conexões;
- oferecer flexibilidade;
- permitir a autonomia e autogestão;
- realizar práticas sustentáveis, como ESG;
- fazer uma comunicação corporativa eficiente e sem ruídos;
- entender quem são os colaboradores e quais as suas necessidades.
Como o RH pode promover a felicidade corporativa?
Está se perguntando como promover a felicidade corporativa? Então confira a resposta, logo abaixo!
1. Realizar pesquisas de satisfação
A melhor forma de descobrir quem são os seus funcionários e quais as suas maiores necessidades é realizando pesquisas de satisfação no trabalho.
Após questionar os profissionais para levantar os pontos positivos e negativos da empresa, é hora de procurar soluções para favorecer a felicidade no trabalho.
2. Gerar experiências positivas ao colaborador
Desde o onboarding, o RH precisa proporcionar experiências positivas aos profissionais, a fim de mantê-los mais motivados e engajados.
As principais práticas desse conceito são:
- promoção da diversidade;
- compensação financeira ideal;
- oferta de flexibilidade;
- entrega das ferramentas essenciais de trabalho.
3. Investir em capacitação e desenvolvimento
É preciso investir em capacitação e desenvolvimento para todos os colaboradores da empresa, principalmente na formação de líderes.
Afinal, o ser humano se sente mais realizado e feliz quando percebe que está aprendendo e evoluindo durante a realização das suas funções.
4. Oferecer benefícios que proporcionam o bem-estar
A felicidade corporativa está associada à qualidade de vida e ao bem-estar dos profissionais no ambiente de trabalho, e fora dele.
Por isso, a oferta de benefícios que promovam o bem-estar físico, mental e financeiro é fundamental para colocar em prática esse conceito.
A Allya é uma aliada ao bem-estar dos funcionários, já que oferece milhares de descontos em todos os tipos de compras de produtos e serviços, oferecendo bem-estar financeiro por meio da economia em gastos com academia (bem-estar físico), terapia online (bem-estar mental), cursos profissionalizantes e muito mais.
O que achou do conceito da Felicidade Corporativa? Quer promovê-la na sua empresa? Então assine a nossa newsletter para mais dicas e indique a Allya para o RH da sua instituição!