Aprenda como realizar a formação de líderes na sua empresa

A formação de líderes nas empresas pode ser realizada com a ajuda dos profissionais de RH. Afinal, o sucesso da organização depende dos seus colaboradores, principalmente dos líderes, gestores e chefes.

Portanto, nós da Allya contaremos como preparar e alinhar essa liderança, logo abaixo. Confira!

O que é formação de líderes?

A formação de líderes consiste em ensinar talentos a lidar com a pressão de gerenciar pessoas e processos dentro de uma empresa. 

Essa formação é ideal para todos os tipos de líderes, inclusive para aqueles que já possuem as competências que uma posição de liderança requer bem desenvolvidas.

Isso porque esse processo melhora ainda mais o desempenho dos profissionais que ocupam a liderança.

Afinal, além do bom desempenho técnico, é preciso desenvolver as habilidades necessárias para serem líderes através de treinamentos, cursos e consultorias.  

Por que formar líderes?

Muitas pessoas acreditam que um líder nasce pronto. Porém, não é bem assim, já que muitas habilidades e conhecimentos relacionados à liderança precisam ser conquistados ao longo da vida profissional.

Por isso, descubra a seguir  os motivos para investir na formação de líderes. 

• Propagar conhecimento 

Todo líder dentro de uma empresa é visto como uma grande fonte de conhecimento para os membros da sua equipe. E isso é verdade!

Afinal, não é fácil e rápido conseguir chegar nos topos das lideranças, então esse profissional possui muito conhecimento na sua bagagem

Por isso, muitos colaboradores desejam aprender diariamente com seus líderes. Sendo assim, a formação de líderes é necessária para passar todas as informações que a empresa deseja propagar através da liderança até os colaboradores. 

• Influenciar os profissionais

Sem dúvidas, a maioria dos líderes possui o poder de influenciar ao seu redor, principalmente nas mudanças do dia a dia de trabalho.

Essa influência faz com que muitos profissionais se espelhem nessa liderança para tomar as mesmas atitudes e ações. 

A formação de líderes pode ajudar nesse movimento e inspirar mais funcionários a fazerem igual ao que um líder faz, do que fazer as pessoas obedecerem ao que ele manda.

• Lidar com as situações rápidas e urgentes

Cada vez mais os profissionais precisam lidar com as rápidas mudanças dos processos, principalmente quando está relacionado à tecnologia.

Saber lidar com essas situações urgentes é uma das obrigações de todo líder, mas nem todos estão preparados para enfrentar esses cenários. 

Por isso, a importância de formar líderes fica ainda mais em evidência, já que ajuda a tomarem decisões mais rápidas e objetivas.

• Colaborar por um bom clima entre pessoas

Todo líder precisa buscar maneiras de tornar o clima corporativo agradável. Por conta disso, uma boa liderança precisa saber conduzir os profissionais durante as divisões de tarefas, feedbacks e reuniões. 

É fundamental ser justo com todos os colaboradores para evitar situações desagradáveis, que podem impactar diretamente nos indicadores de desempenho do negócio. 

Por fim, a formação de líderes pode ajudar a criar um bom clima entre pessoas e, consequentemente:

Pipeline de liderança: o que é?

Você sabe o que é o pipeline de liderança? Essa teoria foi criada por Ram Charam em seu livro “Pipeline de Liderança: O Desenvolvimento de Líderes como Diferencial Competitivo”.

Assim, essa expressão passou a ser utilizada como um modelo estratégico de formação e desenvolvimento de líderes. 

Esse conceito diz que a liderança deve ser desenvolvida conforme o perfil e habilidades de cada profissional.

Portanto, a importância da formação de líderes é mais uma vez reforçada, já que é necessário um preparo para colocar um funcionário em uma posição de líder.

Como preparar os funcionários para a liderança?

Agora que você entendeu a importância de realizar a formação de líderes na sua empresa, então vamos te ajudar a montar um programa de liderança eficiente. Veja o passo a passo. 

1. Defina as qualidades do líder

O primeiro passo é a identificação das características que seriam importantes para um líder de cada setor. 

Dessa forma, ficará mais fácil encontrar o perfil ideal para o cargo e para o desenvolvimento de um treinamento mais eficiente. 

2. Desenvolva treinamentos diários

Após identificar as características esperadas, é preciso criar um plano de ação para o treinamento do profissional diariamente. 

Para que esse colaborador chegue ao nível da liderança é necessário realizar treinamentos, incentivar o estudo, estimular o trabalho em equipe e solicitar apresentações, a fim de identificar o que é preciso aprimorar durante o seu desenvolvimento. 

3. Incentive a autogestão e autonomia

É muito importante deixar o futuro líder ter autogerenciamento e autonomia para realizar suas atividades e delegar as tarefas.

Portanto, permita que o funcionário tome decisões sem consultar o seu superior. No entanto, combine previamente quais são os assuntos que podem ser decididos sem aprovação.

4. Crie oportunidades de liderança

Durante a formação de líderes é importante criar situações que colocam em prova o futuro líder. 

Por isso, permita que o colaborador em treinamento conduza projetos menos complexos e aumente o nível da dificuldade até ele se tornar líder. 

5. Dê feedbacks contínuos

Ofereça feedbacks periódicos para medir o progresso do novo líder e para promover melhorias durante o treinamento. 

Esse tipo de reunião para levantar os pontos a melhorar e os bons resultados da formação do líder podem acontecer, no mínimo, a cada mês. 

Implementar a cultura do feedback contínuo irá permitir que o novo líder saiba como exercer essa tarefa  no futuro para os integrantes da sua equipe. 

6. Use a tecnologia a seu favor

O uso das tecnologias pode ajudar o RH a avaliar o progresso da formação de líderes. Isso porque existem diversas ferramentas, aplicativos e softwares que têm muito a oferecer ao programa de liderança. 

Existem ferramentas para ajudar a medir os resultados das ações, motivar o futuro líder e engajar o colaborador durante o treinamento.

Sem dúvidas, essas ferramentas tornam a formação de líderes mais interativa e imersiva e, consequentemente, mais eficiente.

Gostou de aprender como realizar a formação de líderes na sua empresa? Então assine a nossa newsletter para ler mais dicas para RH!

Posts Recentes

Categorias

Amanda Miquelino

Amanda Miquelino

Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

document.getElementsByName('comment')[0].placeholder='Seu comentário aqui...'; document.getElementsByName('author')[0].placeholder='Nome (obrigatório)';