Problemas dentro da empresa: o que fazer com estresse financeiro de colaboradores?

Quais são os problemas dentro da empresa que mais te incomodam, RH? Provavelmente, você e sua equipe encontram vários e outros são indicados pelos colaboradores. Porém, talvez você ainda não tenha conhecimento sobre um deles: o estresse financeiro dos profissionais. 

Saiba como esse problema pode trazer consequências negativas para todos na instituição, logo abaixo!

Os problemas dentro da empresa

Se perguntarmos para qualquer profissional de RH quais são os problemas dentro da empresa, iremos receber uma lista grande. Afinal, toda empresa está em constante busca pelas melhorias para deixar os funcionários mais felizes e trazer resultados positivos para a organização. 

As queixas mais comuns desse departamento costumam ser: 

Mas existe um problema dentro da empresa que muitos profissionais de RH desconhecem: o estresse financeiro do colaborador

Estresse financeiro do colaborador

Talvez você esteja se perguntando: por que o estresse financeiro dos funcionários é um problema da minha empresa? Nós vamos te responder já!

O estresse financeiro é um mal que atinge milhares de pessoas que não conseguem organizar as finanças pessoais. 

O ano de 2021 começou com o aumento do endividamento no Brasil, segundo uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Em janeiro, o percentual de brasileiros com dívidas atingiu um nível de 66,5% da população

Portanto, muitos dos seus colaboradores podem sofrer com endividamento e sofrerem com o estresse financeiro. 

Consequências do estresse financeiro no trabalho

Já vamos alertar: as consequências do estresse financeiro no trabalho podem trazer muitos problemas para dentro da empresa. Veja quais são: 

  • o número de faltas no trabalho aumenta; 
  • a irritação do estresse pode causar problemas de relacionamento com os colegas de trabalho;
  • atrasos para resolver os problemas financeiros;
  • estresse com a rotina de trabalho;
  • diminuição da autoestima;
  • perda do foco e concentração nas atividades;
  • baixa produtividade;
  • poucas horas trabalhadas para solucionar os problemas financeiros;
  • entre outros.

Como diminuir o estresse financeiro do colaborador?

As consequências do estresse financeiro dos funcionários são problemas dentro da empresa que precisam de solução por parte do departamento de RH. Saiba o que fazer: 

1. Pesquisa de bem-estar financeiro

Primeiramente, para descobrir se a causa dos problemas dos funcionários está relacionada com a incapacidade de lidar com o dinheiro é necessário aplicar uma pesquisa de bem-estar financeiro

Essa pesquisa precisa conter questões sobre o comportamento do colaborador em relação às finanças, como gastos com cartão de crédito, dívidas, poupança, entre outras.

2. Programa de educação financeira

Após a pesquisa, agora é hora de ensinar como os colaboradores podem mudar o relacionamento com o dinheiro

Vale investir em aulas, cursos, treinamentos, palestras, day trainings, oficinas, workshops, dentro da empresa ou de maneira online para quem estiver de home office

3. Oferta de benefícios financeiros

Há quanto tempo você não revisa sua política de benefícios corporativos? Provavelmente, os benefícios oferecidos já não fazem nenhum impacto financeiro na vida dos profissionais. 

Portanto, é preciso buscar por benefícios que são tendências de RH, como os benefícios flexíveis e financeiros. 

Um desses é a plataforma de desconto da Allya que ajuda o salário dos seus colaboradores a render mais e incentiva o bem-estar financeiro.

4. Constante comprometimento com essa causa

Não vale iniciar essas ações para diminuírem os problemas dentro da empresa e, posteriormente, não ter mais envolvimento com o estresse financeiro dos funcionários. 

Faça pesquisas de bem-estar financeiro pelo menos 2 vezes ao ano, mantenha o programa de Educação Financeira sempre atualizado e os incentive por meio de campanhas educativas o uso dos benefícios financeiros. 

RH, essa causa é uma luta que vale a pena batalhar para diminuir os problemas dentro da empresa e diminuir o estresse financeiro dos profissionais!

Esperamos que você tenha gostado de saber como resolver um dos problemas dentro da empresa! Conte com a Allya!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *