Principais problemas de RH que já podem ser solucionados!

Os problemas de RH sempre foram notórios nas organizações, muitas vezes devido à reputação de ser um segmento sobrecarregado com burocracias.

Nós da Allya contaremos os principais desafios da área de Recursos Humanos que já podem ser resolvidos, principalmente por conta das tecnologias. Confira abaixo!

Quais os problemas de RH atualmente?

Os desafios do departamento de RH sempre foram notórios nas empresas, muitas vezes devido à reputação de ser um segmento sobrecarregado com burocracias.

Porém, nos dias atuais, esse setor já possui diversos recursos que podem otimizar a gestão dos processos, aumentar a produtividade e melhorar os resultados.

Podemos citar alguns dos principais problemas do RH, que ainda fazem muitos integrantes da área sofrerem: 

  • Lidar com diversos documentos importantes;
  • Convencer a liderança da sua importância (falta de investimentos);
  • Buscar parcerias para os colaboradores nos modelos antigos (telefone, e-mail e outros);
  • Lidar com a alta rotatividade dos funcionários (a culpa sobra para o RH, muitas vezes).

Como solucionar os problemas atuais do RH?

Quando falamos dos principais problemas do RH, muitos deles já podem ser resolvidos pela tecnologia. Confira como solucioná-los, a seguir!

1. Usar softwares de gestão de documentos 

O departamento de Recursos Humanos precisa lidar com diversos documentos importantes, da empresa e dos colaboradores.

Uma forma de armazenar com segurança, e em um único lugar, é a utilização de softwares de gestão de documentos.

Já existem diversas tecnologias que oferecem ferramentas para armazenamento de documentos, assinaturas eletrônicas e outras funcionalidades para lidar com registros importantes.

2. Tornar o RH estratégico

Adeus RH operacional! Ao convencer a liderança da importância do RH estratégico e receber os investimentos necessários, essa área irá mostrar o potencial que têm para o progresso da empresa.

Por isso, é importante comprovar a eficiência do RH tecnológico para os mais céticos, mostrando indicadores e métricas do trabalho realizado.

Consequentemente, os donos das empresas perceberão que esse setor traz ótimos índices, como melhoria no clima organizacional, aumento da produtividade dos colaboradores, diminuição da taxa de turnover, entre outros.

3. Melhorar a gestão de parcerias

Infelizmente, muitas empresas ainda utilizam meios burocráticos e antigos para buscar parcerias para os colaboradores, como telefone, e-mail e outros.

No entanto, já existe uma plataforma com milhares de descontos de diversos parceiros do setor de saúde, alimentação, educação, entretenimento, compras, beleza e outros.

A Allya possui essa tecnologia que entrega economia com descontos em todos os tipos de compras dos funcionários. Fica a dica!

4. Aumentar o bem-estar dos profissionais

Valorizar o bem-estar mental, físico, financeiro e social dos trabalhadores pode ajudar a diminuir a alta rotatividade.

Em muitos casos de pedidos de demissão por parte dos colaboradores, a culpa cai sobre o RH, principalmente pela falta de benefícios e ações que melhorem a qualidade de vida dos funcionários.

Por isso, o RH precisa criar programas de bem-estar e oferecer incentivos que ajudem a aumentar os níveis desses índices. 

Quais desses problemas de RH a sua empresa possui? A Allya pode ajudar o seu setor! Indique-nos na sua empresa. Para receber outros conteúdos, assine a nossa newsletter!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *