Empoderamento feminino e a relação com o bem-estar das funcionárias

O empoderamento feminino é um tema que está em alta nos últimos anos. Ainda bem, né? Afinal, essa expressão se refere ao processo de dar mais poder às mulheres, permitindo que elas tenham voz ativa na sociedade e garantam seus direitos, incluindo a busca pela igualdade total entre os gêneros. 

Por isso, neste texto, nós da Allya falaremos como o empoderamento feminino está ligado ao bem-estar das funcionárias. Além disso, explicaremos a importância do equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, além da saúde mental e física, fatores essenciais para o empoderamento feminino.

O que é empoderamento feminino?

O empoderamento feminino é um conceito que teve origem no século XIX e evoluiu para se tornar um movimento político, social e filosófico. 

Nesse século, houve um período de mudanças significativas nas percepções e direitos das mulheres, marcado por avanços importantes no reconhecimento da igualdade de gênero e na expansão de suas oportunidades na sociedade.

O principal objetivo do empoderamento feminino é fortalecer o papel das mulheres, e sua característica central é a busca pela igualdade de gênero.

👉 Lei da igualdade salarial entre homens e mulheres: saiba tudo aqui!

Empoderamento e bem-estar no trabalho

O empoderamento feminino pode servir como impulsionador do bem-estar e do sucesso das mulheres no local de trabalho e na sociedade em geral.

Confira como isso pode impactar o bem-estar das funcionárias em diversos aspectos, a seguir:

Autoestima e confiança

O empoderamento feminino fortalece a autoestima e confiança das mulheres, melhorando seu desempenho profissional e satisfação pessoal.

Participação e liderança

Também promove a participação ativa e liderança das colaboradoras, impulsionando o engajamento, motivação e criatividade no trabalho.

Igualdade e inclusão

O empoderamento feminino visa garantir igualdade de oportunidades, inclusão e a eliminação de discriminação de gênero, contribuindo para reduzir estresse, assédio e violência no ambiente de trabalho.

👉 Como criar um canal de denúncias nas empresas? Saiba aqui!

Educação e formação 

Além disso, apoia a educação e formação das profissionais, ampliando suas competências e oportunidades de crescimento profissional e pessoal.

Colaboradora aproveitando dos benefícios da Allya para investir no bem-estar feminino.

Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, saúde mental e física

O equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, juntamente com a saúde mental e física das trabalhadoras, desempenha um papel essencial no empoderamento feminino. Entenda como funciona essa relação:

1. Reduz o estresse e promove a saúde mental

Quando as mulheres podem equilibrar suas vidas profissionais e pessoais, elas reduzem o estresse, que, em excesso, pode prejudicar a saúde mental. Isso é essencial para a confiança e a capacidade de liderança, contribuindo para o empoderamento.

2. Melhora a produtividade

Colaboradoras que gerenciam seu tempo de forma eficaz tendem a ser mais produtivas. Afinal, isso ajuda a aumentar sua autoconfiança e habilidade para tomar decisões importantes, fortalecendo o empoderamento.

3. Aumenta o lucro

Como consequência do aumento dos níveis mais elevados de produtividade, a empresa pode se beneficiar com mais lucro. 

Um estudo da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2019, destacou que a diversidade de gênero pode impulsionar o crescimento de lucros em até 20%. 

4. Retém talentos 

Empresas que valorizam o bem-estar atraem e mantêm talentos, aumentando a diversidade de gênero e impulsionando o empoderamento.

5. Fomento da liderança feminina

Funcionárias saudáveis e equilibradas têm mais chances de avançar em suas carreiras, servindo de exemplo e inspiração para outras mulheres, promovendo a igualdade de oportunidades.

💡 Como aumentar a liderança feminina na empresa!

6. Conscientização sobre saúde

Empresas que promovem a saúde mental e física também educam as profissionais sobre questões de saúde, criando um ambiente mais informado e saudável.

7. Melhora a satisfação no trabalho

Colaboradoras empoderadas tendem a relatar maior satisfação no trabalho, pois se sentem valorizadas, contribuindo para sua realização profissional.

8. Reduz a discriminação 

O empoderamento feminino pode contribuir para a redução da discriminação no local de trabalho. 

Como o RH pode promover o empoderamento e o bem-estar feminino?

O departamento de Recursos Humanos pode realizar ações para promover o empoderamento e o bem-estar das mulheres no local de trabalho. Saiba como:

Avaliar a cultura organizacional

Avaliar a cultura da empresa para identificar possíveis obstáculos ao empoderamento das mulheres e tomar medidas para superá-los.

Promover uma cultura de igualdade

Fomentar uma cultura de igualdade em que as profissionais sejam valorizadas e respeitadas, com políticas que promovam a igualdade de oportunidades entre os gêneros e igualdade salarial.

Incentivar o desenvolvimento profissional

Criar oportunidades de desenvolvimento, como programas de treinamento e mentoria, para capacitar as funcionárias e promover seu avanço na carreira.

Com o benefício corporativo da Allya, uma plataforma de bem-estar financeiro, por exemplo, é possível incentivar os colaboradores a estudar, já que existem descontos em diversos tipos de formação.

Criar políticas de trabalho flexível 

Oferecer políticas que permitam horários flexíveis e opções de trabalho remoto, proporcionando às mulheres a flexibilidade necessária para equilibrar suas responsabilidades profissionais e pessoais.

Apoiar o bem-estar

Estabelecer um ambiente de trabalho de apoio com políticas de apoio à saúde mental, física e financeira, bem como programas de bem-estar que ajudem as colaboradoras a equilibrar trabalho e vida pessoal.

Na plataforma da Allya, as funcionárias também podem conhecer os benefícios da terapia online, permitindo que as pacientes agendem sessões conforme suas agendas e horários confortáveis.

Além de promover o empoderamento feminino, é possível encontrar profissionais especializados em questões delicadas, como vida profissional e autoestima. Isso oferece às mulheres acesso a um suporte especializado que pode ser fundamental para sua saúde mental e bem-estar.

RH, está pronto para promover o empoderamento feminino na sua empresa? Conte com a Allya para isso! Além de estimular o bem-estar feminino, promove o bem-estar para todos os colaboradores. Assine a nossa newsletter para ler mais conteúdos como esse!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *