Campanha Janeiro Branco: 8 ações para cuidar da saúde mental no trabalho!

Em janeiro, focamos na saúde mental com a campanha Janeiro Branco, um mês dedicado a cuidar do bem-estar emocional. Assim como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, é fundamental que as empresas apoiem essa causa para valorizar seus colaboradores. 

Isso não só pode aumentar o engajamento, mas também promover a satisfação no trabalho. Quer saber mais sobre o Janeiro Branco, seu propósito e como o setor de Recursos Humanos pode dar suporte a essa campanha? Nós da Allya contaremos tudo, a seguir!

O que é Janeiro Branco?

A campanha Janeiro Branco foi criada pelo psicólogo e palestrante Leonardo Abrahão, em 2014, buscando conscientizar sobre a importância da saúde mental. Escolhido para iniciar o ano, o movimento estimula reflexões e cuidados consigo mesmo. 

A cor branca simboliza uma nova página para escrever nossa história, incentivando o cuidado com o bem-estar mental

Além disso, a campanha visa quebrar tabus relacionados à saúde emocional, promovendo um ambiente em que as pessoas se sintam à vontade para expressar emoções e buscar apoio quando necessário.

Campanha Janeiro Branco nas empresas

O papel das empresas com a campanha Janeiro Branco é fundamental para apoiar a saúde mental dos colaboradores. Afinal, a ansiedade, o estresse, o Burnout e outras condições emocionais afetam muitas pessoas, diminuindo a felicidade, satisfação e, consequentemente, a produtividade no trabalho. 

Problemas como depressão e estresse podem levar a afastamentos, prejudicando tanto os profissionais quanto a empresa.

Um estudo realizado pela empresa Vittude, divulgado no site da Exame, apontou que 33% dos funcionários brasileiros têm algum tipo de transtorno mental.

Nesse sentido, as empresas têm um papel fundamental em criar ambientes acolhedores, promover a saúde mental, oferecer apoio e recursos para garantir o bem-estar emocional de seus funcionários. 

8 ações para promover saúde mental no trabalho

No ambiente de trabalho, a campanha do Janeiro Branco é uma ótima chance para falar sobre saúde mental. Além disso, o RH pode começar a colocar em prática as ações para prevenção e cuidado com o emocional dos colaboradores. 

Veja como:

1. Realizar rodas de conscientização sobre saúde mental

O RH pode realizar rodas de conversas focadas na conscientização sobre bem-estar emocional. Um profissional pode mediar essa atividade para garantir informações precisas e confiáveis sobre o assunto.

Palestras com profissionais da área abordando diversos temas relacionados à saúde mental também é uma ótima ação para a campanha Janeiro Branco.

👉 Janeiro Branco: 5 ações para o RH cuidar da saúde mental dos colaboradores!

2. Distribuir materiais informativos

Oferecer materiais informativos e recursos úteis para os trabalhadores também pode ajudar a compartilhar mais conhecimento sobre saúde mental, como flyers, folders e brindes.

Além disso, postar conteúdo relacionado ao tema na intranet ou em redes sociais corporativas também é uma alternativa útil. 

Esse tipo de ação ressalta a importância das empresas em investirem em uma boa comunicação interna.

3. Incentivar práticas de bem-estar

É interessante incentivar as práticas que beneficiem o bem-estar mental, como sessões de mindfulness, aulas de yoga ou acesso à academia.

Benefícios corporativos, como a plataforma de bem-estar financeiro da Allya, que oferece descontos em academias e estúdios, podem ser uma forma eficaz de incentivar a prática de exercícios físicos, o que, por sua vez, está associado à saúde mental dos colaboradores.

4. Revisar as políticas de flexibilidade

Certifique-se de revisar e comunicar as políticas de flexibilidade, ressaltando a importância do equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

Para isso, incentive os líderes a apoiarem horários de trabalho flexíveis sempre que viável, para os funcionários terem a oportunidade de ajustar suas jornadas conforme suas necessidades individuais.

👉 Funcionários buscam equilíbrio entre vida profissional e pessoal!

Colaboradora do RH pensando em benefícios corporativos para os novos modelos de trabalho

5. Oferecer incentivo à terapia

Oferecer suporte psicológico é essencial para promover a saúde emocional dos colaboradores. Essa ação que pode começar com a campanha Janeiro Branco demonstra cuidado com o bem-estar mental de cada membro da equipe. 

Uma forma de ajudar com as despesas da terapia dos trabalhadores é contar com o benefício da Allya, que oferece desconto em sessões de terapia online

6. Incentivar a realização de check-ups de saúde

Incentivar os funcionários a realizarem check-ups completos é uma boa prática para identificar questões de bem-estar físico que possam afetar também o bem-estar mental. 

Assim, é possível descobrir se há aspectos como alimentação ou exercícios físicos que possam estar influenciando o dia a dia dos profissionais.

7. Fornecer feedbacks

Oferecer feedbacks é uma ótima maneira de fortalecer a relação entre líderes e suas equipes. Essa prática não deve se limitar ao período da campanha Janeiro Branco, mas ser contínua, contribuindo para o crescimento profissional dos colaboradores.

8. Promova diversidade e inclusão

Abordar a saúde mental na campanha Janeiro Branco vai além de cuidar do bem-estar. Envolve criar um ambiente de trabalho seguro, respeitoso e equitativo para todos. 

A diversidade e inclusão são essenciais para garantir que cada pessoa se sinta acolhida e valorizada no ambiente corporativo. Portanto, crie políticas para aumentar a diversidade e inclusão na empresa.

Benefícios ao cuidar da saúde mental dos colaboradores

Ao cuidar da saúde mental dos funcionários, todo mundo sai ganhando: os trabalhadores e as empresas. Veja como:

  • Melhor qualidade de vida: profissionais mentalmente saudáveis se sentem mais felizes, mais satisfeitos com a vida e mais resilientes ao estresse.
  • Aumento da produtividade: colaboradores valorizados tendem a ser mais engajados, melhorando e aumentando a qualidade do trabalho.
  • Menor absenteísmo: funcionários com boa saúde mental são menos propensos a faltar ao trabalho, afinal, sentem-se motivados a realizar suas tarefas.
  • Menor turnover: trabalhadores satisfeitos com a empresa por cuidarem da sua saúde mental tendem a permanecer por mais tempo no emprego.
  • Atração de talentos: empresas que cuidam da saúde mental dos seus profissionais são desejadas pelos melhores profissionais do mercado.
  • Ambiente de trabalho saudável: cuidar da saúde mental dos colaboradores da empresa cria um ambiente positivo.
  • Vantagem competitiva: empresas que oferecem incentivos para os funcionários cuidarem da saúde mental possuem uma vantagem competitiva no mercado de trabalho.

Lembre-se: as ações da campanha Janeiro Branco precisam continuar no ano todo. Invista em ações eficazes para promover os cuidados necessários ao emocional dos funcionários e garanta maior satisfação no ambiente de trabalho.

Para isso, conte com a Allya para incentivar seus colaboradores a cuidarem do bem-estar mental, físico e financeiro! Assine a nossa newsletter para receber mais conteúdos!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *