Qual a importância da comunicação interna nas empresas?

Como é feita a comunicação interna na sua empresa? Sabia que essa estratégia de Endomarketing pode trazer ótimos resultados para a sua instituição e aos seus funcionários? 

Por isso, neste artigo, nós da Allya explicamos o quanto é importante cuidar da comunicação com o público interno, assim como as empresas falam com seus clientes e consumidores. Confira a seguir! 

O que é comunicação interna? 

Afinal, o que realmente significa comunicação interna? Ela é uma estratégia para fortalecer o relacionamento entre todos os funcionários dentro de uma mesma organização. Para isso, os canais de comunicação são utilizados, de maneira assertiva, para que a troca seja efetiva.  

Normalmente, a área responsável por essa função é o setor de Recursos Humanos. Portanto, se você não está se comunicando com todos os colaboradores, não está fazendo a comunicação correta. 

Isso porque, ela dá a todos a oportunidade de se sentirem confortáveis para desempenhar suas funções e responsabilidades o melhor possível. Além de ajudar a reconhecer os principais problemas para o RH buscar soluções de forma eficaz. 

Comunicação interna: qual a sua importância?

A comunicação interna é responsável por: dar as diretrizes para o funcionamento da empresa, estabelecer um ambiente amigável, promover a cultura organizacional e, claro, proporcionar conhecimentos sobre tudo que acontece na instituição aos colaboradores.

No entanto, apesar dessa relevância, essa estratégia ainda não é aplicada em muitas empresas por diversos fatores. 

Segundo a Pesquisa de Tendências em Comunicação Interna, realizada pela Ação Integrada Agência de Comunicação, em parceria com a Aberje, para 70% das empresas o maior desafio da comunicação interna é engajar gestores como comunicadores.

Apesar dessa dificuldade, a empresa precisa buscar meios para ouvir e se comunicar da maneira certa com o seu público interno, já que essa estratégia pode melhorar a qualidade de vida no trabalho e reter talentos

Como realizar a comunicação interna na empresa?

A comunicação interna é um desafio até mesmo para os profissionais mais experientes. No entanto, com as ferramentas e processos de comunicação corretos, é possível colocar essa estratégia em prática. Veja como: 

  1. crie um planejamento para colocar a comunicação interna em prática; 
  2. compartilhe as ideias com todo o departamento de RH, setor responsável pela implementação dessa estratégia;
  3. certifique-se de que as mensagens sejam claras em todos os comunicados falados ou escritos;
  4. use um tom apropriado para o público e o assunto, seja formal ou casual, dependendo do que você precisa dizer;
  5. seja respeitoso e atencioso com o tempo dos outros, sendo conciso;
  6. entenda qual meio de mensagem funciona melhor na sua empresa: boletins informativos, e-mails, chats, reuniões ou mural de avisos;
  7. marque reuniões trimestrais para ouvir todos os colaboradores;
  8. crie pesquisas de satisfação sobre clima corporativo, demandas de trabalho, salário, benefícios e outros assuntos importantes;
  9. monte uma ouvidoria interna para os funcionários enviarem e-mails com dúvidas ou preocupações específicas; 
  10. seja claro sobre os benefícios oferecidos pela empresa, já que nem todos podem saber como usar. O benefício de desconto da Allya, por exemplo, oferece materiais para ajudar o RH divulgar na empresa.

Benefícios ao utilizar essa estratégia

A comunicação interna é um processo de troca de informações, ideias e conhecimentos dentro de uma organização. É uma parte vital do sucesso de qualquer negócio. Por isso,  essa estratégia traz diversos benefícios, veja alguns deles:

  • melhora o bem-estar dos funcionários;
  • aumenta a produtividade;
  • torna mais nítido as metas e objetivos da empresa;
  • melhora o atendimento ao cliente;
  • reduz a taxa de turnover;
  • traz mais inovação para toda a empresa.

Agora que você sabe o que é comunicação interna e a sua importância para a instituição e colaboradores, então assine a nossa newsletter para receber mais conteúdos explicativos para o RH!

Posts Recentes

Categorias

Amanda Miquelino

Amanda Miquelino

Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *