TDAH no trabalho: como o RH pode ajudar os colaboradores a vencer os desafios!

Lidar com o TDAH no trabalho tem sido uma tarefa difícil para a maioria das empresas. O transtorno acaba por afetar a atenção, a concentração, a impulsividade e a hiperatividade das pessoas. E tudo isso no ambiente de trabalho traz desafios. Dentre os principais impactos sentidos, por exemplo, estão: a falta de concentração e organização, procrastinação, impulsividade, baixa tolerância ao estresse e também a falta de comunicação. 

Portanto, os gestores de Recursos Humanos podem ajudar os profissionais com TDAH a enfrentar esses desafios de várias maneiras. Nós da Allya iremos mostrar quais ações podem ser feitas, a seguir!

Impactos do TDAH no trabalho

Segundo dados da Associação Brasileira de Déficit de Atenção (ABDA), a condição do neurodesenvolvimento afeta cerca de 2 milhões de pessoas no Brasil.  No trabalho, no entanto, os colaboradores que sofrem de TDAH podem ter dificuldade para se concentrar, organizar tarefas, cumprir prazos e manter o foco.

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é marcado por sintomas voltados a falta de concentração nas atividades, assim como impulsividade também na hora de realizá-las. 

Dessa forma, não é difícil imaginar o quanto a atividade laboral pode acabar mais complicada para o profissional. Muitos profissionais, podem ser vistos como desorganizados, desatenciosos ou impulsivos, o que pode gerar mal-entendidos e conflitos.

Além de tudo isso, os sintomas de TDAH podem trazer episódios de hiperfoco em tarefas não prioritárias. Isso pode deixar alguma tarefa importante de lado, bem como prazos apertados e um relacionamento interpessoal mais difícil.

👉 Confira 6 dicas para driblar a procrastinação no trabalho!

Como o RH pode ajudar os profissionais com TDAH?

Embora os impactos do TDAH no trabalho sejam significativos, vale reforçar que eles não tornam o profissional incapaz ou ineficiente para executar a função. 

Assim, os colaboradores com a condição podem e devem passar por acompanhamento médico e psicoterapêutico adequado. Também buscar estratégias para que os sintomas no ambiente de trabalho sejam minimizados. 

Quem possui o transtorno deve conhecer suas próprias habilidades e limitações para desenvolver estratégias de sucesso. Metas e prazos realistas, por exemplo, também ajudam a manter o foco e evitar a procrastinação.

E é aí que o setor de RH, por sua vez, desempenha um papel crucial para apoiar profissionais com TDAH. Isso porque os gestores podem proporcionar um ambiente de trabalho mais inclusivo e implementar práticas que ajudem a lidar com os desafios associados a esse transtorno. 

É extremamente necessário que o colaborador receba suporte e compreensão de seus gestores e líderes a fim de garantir sucesso em sua carreira.

Assim, o RH pode contribuir com ferramentas de organização, bem como um ambiente de trabalho com menos distrações possíveis. O incentivo para hábitos mais saudáveis e planos realistas para atingir metas também podem colaborar neste caso.

👉 Aprenda a promover o bem-estar dos colaboradores no início do ano!

rotatividade Allya

5 práticas para ajudar os profissionais com TDAH no trabalho

O TDAH no trabalho pode trazer desafios, porém com ações específicas, os gestores de RH conseguem contornar o problema. 

Vale comentar que cada profissional é único, sendo necessário encontrar as dificuldades específicas de cada pessoa. Porém, nada impede que a empresa ofereça um ambiente de trabalho com suporte geral, para que os impactos da condição neurológica sejam minimizados a toda a equipe.

Por isso, a seguir, preparamos uma lista com 5 práticas que o setor de Recursos Humanos pode colocar em ação e ajudar os profissionais com TDAH. 

1. Promover a conscientização sobre o TDAH

Uma das principais estratégias que podem ser desenvolvidas na empresa é a conscientização sobre o TDAH. Vale comentar que o problema ainda é pouco debatido e conhecido pelas pessoas. 

Dessa forma, o RH pode organizar palestras ou workshops para educar os funcionários sobre o TDAH, seus sintomas e como ele pode afetar o trabalho. Isso pode ajudar a reduzir o estigma associado ao TDAH e também a criar um ambiente mais receptivo para os profissionais com esse transtorno.

2. Oferecer acomodações específicas para este tipo de profissional

Outra medida eficiente é oferecer acomodações diferentes para o profissional. Vale comentar que pessoas com TDAH tendem a se distrair muito facilmente. Assim, buscar um local de trabalho mais silencioso pode contribuir com a produtividade do profissional.

Essas acomodações podem incluir, por exemplo, um ambiente de trabalho tranquilo, prazos flexíveis, ou a possibilidade de trabalhar em casa.

3. Oferecer ferramentas de organização

Quem também entra na nossa lista de estratégias são as ferramentas de organização. Elas podem contribuir para que o colaborador se organize e assim mantenha o foco na atividade importante. 

Dentre as ferramentas, por sua vez, estão agendas, listas de tarefas, aplicativos de gerenciamento de tempo e dívidas ou sistemas de organização de arquivos.

4. Incentivar hábitos saudáveis

Outra estratégia positiva, que pode ser abordada pelos gestores de RH, são benefícios corporativos que incentivem hábitos mais saudáveis no dia a dia. 

Exercícios físicos, boa alimentação, terapia e sono regular, por exemplo, estão entre eles. Contudo, é possível ir, além disso, uma vez que benefícios de bem-estar financeiro podem contribuir para que a gestão financeira do profissional se torne mais organizada. 

Assim, gastos com saúde física (academia) e mental (terapia), além de atividades de lazer e estudos acabam pesando menos no orçamento no final do mês, e consequentemente utilizados para que o profissional se torne ainda mais saudável, motivado e produtivo.

A Allya, por exemplo, é uma plataforma de bem-estar financeiro que oferece milhares de descontos para os colaboradores das empresas economizarem em diversos produtos e serviços. 

👉 Saiba porque você precisa se preocupar com o bem-estar dos funcionários!

5. Fornecer feedback construtivo

Por fim, não podemos terminar esse conteúdo sem falar que o feedback também é essencial para o desenvolvimento profissional das pessoas. 

O TDAH no trabalho pode ser um desafio, mas pode ser vencido com parceria. No entanto, o profissional só terá a oportunidade de lidar com suas dificuldades se houver um feedback construtivo.

Dessa forma, o RH entra como peça-chave na questão. Os responsáveis devem oferecer informações para melhorar o desempenho e o clima organizacional.

Ao tomar essas medidas, o RH pode ajudar os profissionais com TDAH a ter sucesso no trabalho e a contribuir plenamente para a empresa. A Allya é sua parceira nessa missão! 

Se quiser receber mais conteúdos como esse no seu e-mail, então se inscreva na nossa newsletter!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *