Psicologia organizacional: saiba o que é e para que serve

A psicologia organizacional é um novo conceito que precisa ser abordado nas empresas. Afinal, as mudanças comportamentais dos últimos tempos fizeram com que muitas organizações contentassem suas ações para trazer mais conforto ao ambiente de trabalho. 

Por isso, essa metodologia foi desenvolvida para facilitar as relações ocupacionais e resolver conflitos internos da melhor maneira. Pensando nisso, contaremos o que é psicologia organizacional e seus principais benefícios, neste artigo. O objetivo é explicar tudo sobre esse conceito. Boa leitura!

O que é psicologia organizacional?

Primeiramente, é importante entender o que é psicologia organizacional. Ela é um conceito utilizado na área de psicologia com o propósito de estudar o perfil comportamental dos colaboradores

Dessa forma, a especialização visa atender diretamente a gestão de pessoas no trabalho. Além disso, permite resolver os problemas voltados especificamente para a área na organização. 

Outro ponto importante é que a área avalia todo o cenário ocupacional. Assim, questões coletivas conseguem ser avaliadas, bem como as consequências das ações realizadas.

Tudo isso gera uma melhora significativa no clima organizacional e consequentemente promove o bem-estar geral dos funcionários, principal objetivo do conceito.

Para que serve no ambiente de trabalho?

Quem atua diretamente na psicologia organizacional visa melhorar a convivência e qualidade de vida no ambiente organizacional. Portanto, o objetivo é manter os colaboradores mais saudáveis para que todos desempenhem suas funções da melhor maneira. 

Quando falamos em pessoas mais saudáveis estamos nos referindo às questões físicas, emocionais, financeiras, sociais, entre outros. Vale lembrar que o Brasil é hoje o segundo no ranking de trabalhadores com Síndrome de Burnout, segundo um levantamento da International Stress Management Association (ISMA). 

Dessa forma, a área serve para promover o aprimoramento do clima organizacional, traz segurança psicológica, aumenta os resultados e atua diretamente nos treinamentos internos. 

Outro ponto muito importante é seu papel na gestão de conflitos. A área identifica e media qualquer conflito na organização, a fim de propor soluções e diminuir os desgastes. O que traz alívio e bem-estar para as pessoas.

👉 Saiba porque o foco no bem-estar geral do colaborador é a principal tendência de RH para 2023

Benefícios da psicologia organizacional 

Como visto acima, a psicologia organizacional possui um grande compromisso com o bem-estar geral das pessoas. 

Dessa forma, é quase impossível não pensar que ela traz importantes benefícios ao ambiente corporativo. Isso acontece não só porque ela atua na gestão de conflitos, mas também porque tenta entender as necessidades dos colaboradores. 

Pensando nisso, elencamos as principais contribuições que o conceito traz ao ambiente de trabalho. Confira quais são os benefícios a seguir!

💡 Descubra se os seus benefícios oferecidos atendem às necessidades do colaborador!

1. Aumento da produtividade 

Sem dúvida, as pessoas motivadas e felizes são muito mais produtivas. Portanto, ao atuar diretamente sobre o desempenho do profissional e entender seus anseios, a metodologia permite também aumentar a produtividade na totalidade.

Embora os problemas da empresa estejam entre os mais comentados, questões pessoais também podem afetar o desempenho no trabalho e diretamente a produção diária. Por isso, entender o que está acontecendo e tentar resolver os problemas são alguns dos benefícios da área.

Um exemplo desse impacto pessoal está no campo financeiro, já que as pessoas estão mais preocupadas com as suas finanças. Dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), por exemplo, revelam que a cada 100 famílias brasileiras, 78 estão endividadas.

De fato, a inadimplência tira a concentração do colaborador que poderia ser mais focado no trabalho se o seu problema estivesse resolvido. No entanto, não estamos falando apenas de aumento de salário, o qual a psicologia organizacional também pode trabalhar, mas soluções práticas que a área consegue implementar. 

Entre essas ações estão os treinamentos sobre finanças e oferta de benefícios corporativos financeiros. Além disso, também podem ser incluídas ações e palestras que foquem diretamente na qualidade de vida das pessoas. 

A Allya, por exemplo, é uma solução interessante já que ajuda o colaborador a economizar nas compras de produtos e serviços. Nessa plataforma de bem-estar financeiro é possível encontrar descontos em alimentação, terapia, academia, estudos, lazer, beleza entre outras soluções que ajudarão na construção de um melhor relacionamento com o dinheiro para você ter uma vida financeira equilibrada e saudável.

2. Clima organizacional mais equilibrado

As ações desenvolvidas pela psicologia organizacional também permitem que as pessoas se tornem mais motivadas, contribuindo para o clima organizacional. 

Com profissionais mais focados e engajados, o desempenho tende a melhorar e isso reflete no clima da empresa, colaborando pela imagem de um Great Place to Work (bom lugar para trabalhar).

3. Redução de custos e da rotatividade

Se tem uma coisa que profissionais desmotivados proporcionam é o aumento de custos para a empresa. Os processos de recrutamento, seleção e treinamento custam caro. Porém, quando a rotatividade está alta, os gastos se tornam ainda mais altos. 

A boa notícia é que pensar cada vez mais no bem-estar dos profissionais, como na psicologia organizacional, tem mudado esse cenário. 

4. Maior engajamento e equipes mais felizes

Outro benefício importante se refere às equipes mais felizes. Se o RH investe na psicologia organizacional pode alcançar bons resultados nos índices de engajamento. 

Quanto mais os líderes conhecem seus colaboradores, mais os profissionais são ouvidos e maior é o sentimento de pertencimento.

👉 10 ações eficientes para aumentar o engajamento no trabalho!

Psicologia organizacional e psicologia do trabalho: qual a diferença?

Por fim, não podemos terminar de falar sobre esse conteúdo sem falar da diferença entre as áreas da psicologia aplicadas nas empresas. 

Embora muitas pessoas confundam a psicologia organizacional com a psicologia do trabalho, vale destacar que são áreas diferentes. 

A psicologia do trabalho envolve suas ações no indivíduo em si, ou seja, a relação da pessoa com seu ambiente de trabalho. Nesse caso, ela age diretamente na saúde mental do colaborador e sua relação com a atividade ocupacional.

Já a psicologia organizacional é voltada ao coletivo, isto é, o dia a dia da empresa. Aqui, o objetivo é transformar totalmente o ambiente em algo melhor, impactando positivamente o clima organizacional.

Agora que você já sabe o que é psicologia organizacional, conte com a Allya para impactar positivamente o bem-estar dos seus colaboradores! Entre em contato conosco!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *