Como tornar a sua empresa em um Great Place to Work

Já ouviu falar sobre o selo Great Place to Work? A maioria das empresas deseja ter essa certificação que comprova a valorização do colaborador e o desempenho da empresa em tornar o ambiente corporativo em um ótimo lugar para trabalhar. Por isso, nós da Allya vamos contar o que a sua instituição pode fazer para conseguir esse certificado de reconhecimento tão importante! 

Great Place to Work: o que é?

Nos anos 80, o jornalista norte-americano Robert Levering escreveu o livro “A Great Place to Work”, que se tornou um best-seller de sucesso. 

Após a criação do livro, Robert fundou a empresa Great Place to Work, e passou a prestar consultorias para empresas com o objetivo de melhorar a organização e tornar um bom lugar para trabalhar. 

A tradução da expressão Great Place to Work é “ótimo lugar para trabalhar”. Muitos anos se passaram e esse termo se tornou um selo de certificação para empresas que se preocupam com os principais requisitos dentro do ambiente de trabalho:

Para conseguir o selo GPTW, a empresa precisa receber uma pontuação acima de 70 pontos. 

Como conseguir o selo GPTW?

Para sua empresa conseguir o selo Great Place To Work será necessário se inscrever no site da empresa. 

Depois, o RH precisa solicitar que todos da empresa respondam um questionário que avalia a experiência do funcionário com relação a 5 fatores: Respeito, Credibilidade, Orgulho, Imparcialidade e Camaradagem. 

Saiba mais sobre cada um deles e o que pode ser feito para conseguir uma boa pontuação. Confira: 

1. Respeito

Esse quesito mensura o nível que os profissionais se sentem respeitados e valorizados na vida pessoal e profissional por seus colegas de trabalho.

Portanto, procure criar e manter um Clima Organizacional e uma Cultura Corporativa agradáveis, com respeito e empatia entre os colaboradores. 

2. Credibilidade

Nesse ponto, o questionário irá abordar a visão dos funcionários em relação à confiança com os seus líderes, além da credibilidade que eles passam por meio da comunicação, competência e integridade. 

Desenvolva e treine os seus líderes para terem uma comunicação clara e eficiente com as equipes para receber uma boa nota na avaliação. 

3. Orgulho

Esse quesito mede o nível de orgulho que os trabalhadores da sua empresa sentem por fazerem parte da instituição, ou seja, o grau de engajamento com a organização. 

Para fazer os colaboradores “vestiram a camisa” da empresa, algumas ações podem ser feitas no dia a dia, como incentivo à criatividade,  interação de momentos de desconcentração, promoção do bem-estar no trabalho, dar feedbacks e realizar integração dos funcionários. 

4. Imparcialidade

O ponto sobre a imparcialidade avalia se os profissionais reconhecem e tratam todos na empresa de forma igualitária e imparcial. 

Neste caso, procure construir um ambiente democrático e inclusivo onde todos sejam tratados e recompensados de forma igualitária e justa, além de se sentirem bem no dia a dia. 

5. Camaradagem

A camaradagem é o quesito que identifica o companheirismo e a proximidade entre os profissionais dentro da empresa. 

Procure incentivar a união das equipes e de todos da instituição para tornar um ambiente de trabalho com senso comunitário. 

6. Outros critérios

Além desses 5 fatores citados acima, a GPTW avalia outros critérios, como salários, benefícios, autonomia, oportunidades de crescimento e abertura para inovação.

Portanto, ofereça benefícios corporativos eficientes que melhoram o bem-estar do colaborador, como o benefício da Allya que oferece descontos em diversas categorias de consumo, promovendo economia e a busca pelo bem-estar financeiro. 

Agora você sabe o que fazer para tornar a sua empresa um Great Place to Work! Conte com a Allya nessa missão!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Este post tem 2 comentários

  1. Avatar

    Aqui é a Amanda da Silva, gostei muito do seu artigo tem
    muito conteúdo de valor, parabéns nota 10.

    Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.

    1. Avatar
      Allya

      Muito obrigada! Fiquei feliz que gostou! Continue nos seguindo por aqui! Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *