Aumento de salário ou oferta de novos benefícios corporativos?

Será que os benefícios corporativos valem mais do que o aumento de salário? Ultimamente, os RHs das empresas perceberam que o bem-estar é uma das principais prioridades dos colaboradores no ambiente de trabalho. Além disso, oferecer mais dinheiro para os funcionários permanecerem na empresa não garante aumento da produtividade e da motivação. Então, o que precisa ser feito?

Aumento de salário ou oferta de benefícios?

Quem acredita que o aumento de salário resolve todos os problemas do trabalhador dentro da empresa só pode ter esquecido daquele ditado: “Existem coisas que dinheiro nenhum compra‘”.

Nos últimos anos, as empresas passaram a enxergar que o capital mais valioso da instituição é o colaborador. 

Por outro lado, os profissionais, principalmente da nova geração, priorizam mais a qualidade de vida, o bem-estar, o formato de trabalho e o clima organizacional do que o salário, por exemplo. 

As pessoas têm medo das doenças causadas por conta do trabalho, como a Síndrome de Burnout, crise de ansiedades e depressão.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) relatam que o Brasil é o segundo país das Américas com maior número de pessoas depressivas.

Sendo assim, atualmente, priorizar o bem-estar mental, físico, financeiro e social dos colaboradores é a forma mais ideal de valorizar um profissional no mercado de trabalho. 

A diferença entre salário e benefícios 

Vamos aos fatos:  o salário é a remuneração (fixa ou variável, dependendo do formato) que um funcionário recebe por realizar suas atividades relacionadas ao seu cargo. 

Os benefícios corporativos são como “bônus” ou “vantagens” que o trabalhador recebe por trabalhar em determinada empresa. 

Esses benefícios são um acréscimo financeiro que possuem finalidades específicas, como economizar no almoço, no transporte público, na academia, na farmácia, entre outras. 

Portanto, salário todas empresas pagam, umas mais outras menos, porém, os benefícios corporativos são os diferenciais e os atrativos para trabalhar na instituição. 

Qual o diferencial da sua empresa? Qual benefício faz com que os colaboradores se sintam vantajosos e motivados em fazer parte dessa equipe? Pense a respeito disso! 🤔

Quando aumentar o salário do funcionário? 

É necessário aumentar o salário do trabalhador quando chega o momento certo. Identificamos algumas situações que indicam ser chegada a hora de fazer o reajuste salarial. Falaremos também quando será necessário oferecer benefícios, mais adiante! Leia!

  • Grau de importância

Quando o colaborador possui um alto grau de importância na empresa, então será necessário aumentar o salário desse funcionário em determinados períodos. 

Esse caso representa aquele profissional que é quase impossível de substituir, portanto, a empresa descobrirá o momento certo de aumentar o salário para não perdê-lo para outras oportunidades no mercado. 

  • Aquele trabalhador que “veste a camisa”

Em toda empresa existe aquele colaborador que literalmente “veste a camisa” da empresa, engaja o time, motiva a equipe e oferece o seu melhor para vencer os desafios encontrados pela frente. 

Sendo assim, em algum momento, a empresa precisa enxergar o valor que esse funcionário possui para retribuir com o aumento de salário.  

  • Cargo com complexidade de execução

Algumas funções nas empresas são muito difíceis de serem realizadas e, por isso, existem poucos profissionais capacitados para ocupar esse cargo. 

Neste caso, em determinada hora, a empresa precisará valorizar a importância e a complexidade das atividades realizadas por esse funcionário e terá que aumentar o salário para não correr o risco de não encontrar um substituto. 

  • Alcançar a base média do mercado

Existe uma  faixa de remuneração média do mercado de trabalho para todas as profissões e cargos. Porém, as empresas não são obrigadas a seguir os valores estipulados, se não quiserem. 

Mas se o salário do colaborador está muito abaixo dessa média geral do mercado, então é importante procurar igualar para não perder esse funcionário. 

Quando oferecer benefícios corporativos?

Agora vamos falar quando conceder benefícios corporativos para não perder os seus colaboradores. Confira a seguir: 

  • Estimular o bem-estar 

Como dissemos no início deste texto, o bem-estar é um fator muito importante para o trabalhador decidir permanecer em uma empresa ou entrar em uma nova oportunidade de trabalho. 

Portanto, procure entregar benefícios corporativos para a saúde mental, prática de exercícios, economia de dinheiro e estímulo para convívio social dos colaboradores. 

  • Atrair e reter talentos

Se a sua empresa está sofrendo com o turnover nos últimos tempos, então é preciso disponibilizar benefícios que atraiam e retenham os talentos. 

Isso porque muitos funcionários analisam os benefícios quando estão pensando em deixar a empresa ou quando leem as descrições das vagas de trabalho.  

  • Melhorar o clima organizacional

Se o clima organizacional não está agradável, então pode ser que os benefícios não estejam motivando e alegrando os funcionários. 

Os colaboradores se sentem mais felizes e engajados na empresa quando os benefícios corporativos melhoram o dia a dia.  

  • Valorizar o profissional 

Todo trabalhador se sente satisfeito quando a empresa valoriza o seu trabalho e, em forma de compensação, retribui com benefícios eficientes. 

Portanto, o ideal é oferecer benefícios que estimulem os funcionários, como benefícios corporativos que oferecem descontos em cursos, farmácias, academias, deliverys, e-commerces e muito mais. 

Quais benefícios conceder aos funcionários?

Dentre os benefícios mais interessantes no mercado,  indicamos: 

  1. Plataforma de descontos: faz o funcionário economizar o salário, lidar melhor com os gastos e buscar o bem-estar financeiro. A Allya oferece esse benefício corporativo que pode ser oferecido na sua empresa! 😉
  2. Auxílio terapia:  ajuda financeira ou através de benefícios que cuidam da saúde mental do colaborador. 
  3. Programas de bem-estar: oferecimento de palestras, cursos, aulas e consultorias para melhorar a educação financeira do trabalhador. 

Afinal, aumentar o salário ou oferecer benefícios?

Se você ainda está com dúvida se aumenta o salário ou oferece novos benefícios corporativos, o ideal é fazer uma pesquisa de satisfação com seus colaboradores para descobrir o que pode ser melhorado. 

Porém, a concessão de novos benefícios de bem-estar pode ser mais vantajosa, já que os custos para as empresas podem ser menores e pode gerar mais motivação nos funcionários. 

Estude as possibilidades que as empresas de benefícios corporativos oferecem, faça negociações e deixe todos da empresa mais felizes!

Aumento de salário ou oferta de novos benefícios? O que for melhor para sua empresa e para os colaboradores! 💖

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *