Cuidar da inteligência emocional tem sido cada vez mais importante para o mercado de trabalho. Os dias agitados fazem com que muitas pessoas priorizem as obrigações da empresa e se esqueçam dos momentos de lazer.
Quando isso acontece, muitas tendem a colapsar e transformar o ambiente de trabalho em um verdadeiro martírio. Além de não serem mais tão produtivas, também acabam por desenvolver problemas de saúde mental, a terceira maior causa de afastamento no trabalho segundo o Conselho Nacional de Saúde (CNS).
Assim, entender melhor as próprias emoções, bem como o momento certo para parar, é um passo fundamental para lidar com o dia a dia corporativo.
Por isso, neste artigo, da Allya, explicaremos o que é inteligência emocional e como as empresas podem incentivá-la, se quiserem ter colaboradores mais saudáveis e com mais desempenho no trabalho. Confira!
Afinal, o que é inteligência emocional?
Inteligência emocional é um conceito amplo da psicologia que se refere à capacidade das pessoas em considerar, compreender e gerenciar as suas próprias emoções.
Nesse caso, ela é uma habilidade que pode ser desenvolvida e aprimorada ao longo da vida. Da mesma forma, envolve a capacidade de ter empatia pelo próximo, de se autoconhecer, ter autorregulação e motivação para o dia a dia.
Embora nem tudo esteja sob o nosso controle, ao obter inteligência emocional é possível identificar o que alguns sentimentos causam no nosso organismo.
Dessa forma, consegue-se lidar com eles de maneira mais acertada, a fim de preservar tanto a saúde mental como as relações pessoais e no ambiente corporativo.
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Qual é a importância da inteligência emocional para o dia a dia corporativo?
Investir em inteligência emocional, portanto, é benéfico tanto para o bem-estar pessoal quanto para o sucesso no ambiente de trabalho das pessoas.
Ao gerir melhor as emoções, por exemplo, elas acabam por melhorar a gestão do estresse na empresa. Essa habilidade permite lidar com o sentimento de forma mais eficaz, assim como reduzir os impactos negativos que ele traz.
Também é possível obter melhores relacionamentos, criando um ambiente mais colaborativo e positivo. A compreensão pelo que o colega de trabalho está sentindo é facilmente identificada com a habilidade, sendo um ponto-chave para o bom relacionamento interpessoal.
A tomada de decisão, por sua vez, acaba mais eficaz já que a capacidade de avaliar e gerenciar emoções ajuda a tomar decisões ponderadas e racionais. Também fica mais fácil resolver conflitos de forma construtiva e evitar a famosa tensão no ambiente de trabalho.
Por fim, não se pode esquecer da motivação e produtividade que a habilidade traz ao ser humano. Ao se sentir bem mentalmente, as pessoas se mostram mais produtivas e motivadas a atingir as metas. Algo extremamente positivo para as empresas!
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Como o RH pode ajudar a desenvolver essa habilidade na empresa?
Quando os membros da equipe não conhecem suas próprias emoções, acabam com dificuldade em lidar com os desafios impostos pelo dia a dia corporativo.
Dessa forma, suas ações são mais reativas e trazem situações desagradáveis que afetam o clima organizacional.
Assim, cabe ao RH, apostar na habilidade como uma boa ferramenta de controle do estresse da equipe. Para isso, no entanto, é necessário colocar algumas estratégias em ação como:
- oferecer treinamento e desenvolvimento sobre o assunto;
- criar um ambiente de trabalho positivo e de apoio;
- promover a diversidade e a inclusão;
- oferecer feedback regular aos colaboradores;
- praticar mais a comunicação interna;
- oferecer benefícios corporativos que promovem o bem-estar geral, como a plataforma de bem-estar financeiro da Allya, que oferece milhares de descontos em todos os tipos de compras, inclusive em sessões de terapia online para cuidar da saúde mental e desenvolver a inteligência emocional.
Agora você sabe o que o conceito significa e como o RH pode ajudar seus colaboradores. Se você quer ficar por dentro de todas as novidades sobre RH e bem-estar corporativo, assine a nossa newsletter!